13/01/2012 às 18h53min - Atualizada em 03/05/2012 às 18h53min

Apertem os cintos, que a “Retrofoguetes” chegou!

Mais uma vez o programa “Experimente” do “Multishow”, agora apresentado pelo “Beto Lee”

Nando Pires

As fontes de pesquisa para a escrita desses artigos com pauta musical são as mais diversas possíveis. Vão desde o recebimento de materiais com origem direta das assessorias de imprensa das bandas, artistas e produtoras, passando pela indicação de amigos, pela Internet e indo até a formas inusitadas como a audição de carros de som ou de trilhas sonoras de filmes e comerciais de rádio e televisão, onde posteriormente se procura para descobrir de onde vem essa ou aquela música.

Desta vez, estava simplesmente “zapeando” a televisão e de repente, “pumba”! Estavam lá três caras de macacões amarelos tocando uma mescla de surf music e rockabilly, com uma sonoridade muito peculiar, realmente apropriada ao estilo e muito verdadeira. Aí não teve jeito! Tive de parar o que estava assistindo para ver esses “astronautas” fazerem aquele som! (risos)

Mais uma vez o programa “Experimente” do “Multishow”, agora apresentado pelo “Beto Lee”, estava fornecendo uma novidade musical de peso, que iria se tornar pauta destas linhas… Obrigado!

Voltemos aos “cosmonautas”! A banda em questão se chama “Retrofoguetes”, foi formada na Bahia em 2002, é composta pelo baterista “Rex”, o músico “CH Straatmann” ocupa o contrabaixo e quem assume a virtuosa guitarra é “Morotó Slim”.

Notem que utilizei a palavra “virtuosa” acima e o motivo pelo qual esse termo cabe perfeitamente para adjetivar a qualidade musical da “Retrofoguetes” é a sincronia que o “power trio” manifesta durante as execuções de suas canções e mais do que isso. São todas músicas instrumentais com arranjos primorosos, que não perdem no âmbito técnico e artístico para nenhuma banda internacional, cuja sonoridade e qualidade do áudio de seus álbuns também são muito boas.

Um apêndice importante que não se pode deixar passar é o fato de que os estilos “Surf Music” e “Rockabilly” são de grande dificuldade técnica, sobretudo no que diz respeito à forma de tocar as guitarras. Uma “bronca” pessoal que tenho é em relação às inúmeras bandas que se dizem tocar essas vertentes, mas que na verdade apenas adotam a indumentária típica desses estilos (roupas como as da década de 1950 com lenços no pescoço, topetes, botas…), sem, no entanto sequer conseguir tocar os solos e harmonias rebuscadas e necessárias a esta música. O maior expoente do Rockabilly é a banda “Stray Cats” (através de seu guitarrista “Brian Setzer”) e no “Surf Music” os grandes nomes ficam dentre as bandas “The Shadows”, “The Ventures” e do guitarrista “Dick Dale”. Informações adicionais para quem quiser se aprofundar.

Aqui manifesto minha alegria em encontrar a banda “Retrofoguetes”, porque eles atingem o objetivo a que se propõe, fazendo música de qualidade, dentro de estilos complicados, onde o baixo e a bateria dão todo o suporte necessário para que a guitarra esbanje seu som e dê o melhor de si! Faz-se necessário parabenizar ao guitarrista “Morotó Slim” pelo seu exímio desempenho! Para quem gosta de guitarra, somando o blues a esses dois gêneros musicais, é basicamente onde se poderá ver o melhor desse instrumento!

Seu 1º álbum se chama “Ativar Retrofoguetes!” e foi lançado em 2003. O 2º CD veio em 2009, se chama “Chachachá”, é um trabalho mais maduro e onde a banda alça vôo por elementos de outros estilos musicais como o mambo, tango, música italiana e swing jazz. Muito bom!

Interessou?! Segue o site da banda para que desfrutem desse excelente trabalho: www.retrofoguetes.com.br

Desejo a todos um ótimo final de semana, animado, descontraído, revigorante e ao som de “Retrofoguetes”!!!

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp