15/04/2016 às 14h54min - Atualizada em 15/04/2016 às 14h54min

Como o otimismo pode te levar ao sucesso

potencialmaximo.com.br
Humberta Carvalho

Ser otimista é ser capaz de enxergar o lado bom das situações, por pior que elas pareçam, e de aprender com os erros, pensando em soluções favoráveis para que eles não voltem a acontecer, tendo sempre como princípio básico a esperança de que as coisas vão dar certo. Mas na prática nem sempre o ser humano consegue ser otimista. Pior ainda, muitas pessoas são pessimistas e não conseguem enxergar lado bom nenhum na vida e nas situações do dia a dia.

 

O psicólogo Daniel Goleman, tido como o pai da Inteligência Emocional, considera que o otimismo protege as pessoas da apatia, da desesperança e da depressão diante das dificuldades. Com base nisso, é simples perceber qual a importância de sermos otimistas e desenvolvermos essa habilidade não só para melhorar nossa vida pessoal, mas para contribuir com a construção de ambientes e de uma sociedade mais otimista e capaz de pensar soluções que levem ao sucesso.

 

Porque ser otimista? O psicólogo Martin Seligman, precursor da Psicologia Positiva, afirma que as pessoas otimistas tendem a reagir às frustrações, buscando soluções para os problemas. Já os pessimistas reagem de maneira contrária, assumindo a culpa pelo fracasso e atribuindo o mesmo a alguma característica que não pode ser mudada. Quantas pessoas com “síndrome de Gabriela” você conhece? Pessoas que acham que porque nasceram assim, vão ser sempre assim e morrer assim?

 

Por natureza, a pessoa pode tender para o lado positivo ou negativo. Mas é certo que ceder às derrotas e frustrações não conduz ao sucesso. Assim, ser otimista é uma decisão interna e uma condição que pode ser aprendida. Afinal, o que vale mais, arrumar desculpas para o fracasso e permanecer na inércia ou seguir em frente, estudando novas soluções em busca do sucesso? Se você escolheu a segunda opção, acredite, está no caminho certo!

 

Pensamento otimista

 

Assim como os músculos do corpo, a capacidade emocional se desenvolve e se fortalece quando a exercitamos. Vivemos em um mundo que em muito colabora com o pessimismo. Vivenciamos crise econômica e política, violência, fome, desemprego e uma série de outras coisas ruins. Porém, fixar o pensamento nesses pontos pode levar a um suicídio à prestação, pois como explica Goleman, “enquanto a atitude mental do pessimista conduz ao desespero, a do otimista gera esperança”.

 

Todas as situações da vida requerem otimismo e, certamente, você está vivendo ou já viveu alguma situação em que ele pode ser um bom aliado: a busca por emprego, ter alguém doente em casa, está à espera de resposta para aquele orçamento que enviou ao cliente ou tem a necessidade aumentar as vendas em sua empresa. Para qualquer que seja o seu desafio, a força do pensamento otimista vai te levar ao sucesso. Mas para isso você precisa treinar. Se algo não deu certo, pense positivo! Por mais difícil que seja, pare de reclamar, declare e internalize que as coisas vão melhorar! Com o tempo, você vai perceber o quanto a força do pensamento otimista atrai bons resultados para sua vida. O universo conspira a seu favor, mas você precisa ouvi-lo!

 

Então, entusiasme-se, desenvolva-se e seja mais feliz!

 

Por Humberta Carvalho

 

ESTE ARTIGO CONTRIBUIU COM VOCÊ? ENVIE-NOS UM E-MAIL CONTANDO SUA HISTÓRIA:[email protected]

Site: POTENCIALMAXIMO.COM.BR

Fanpage: FACEBOOK.COM/POTENCIALMAXIMO

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp