22/02/2016 às 10h14min - Atualizada em 22/02/2016 às 10h14min

Livre-se de suas folhas mortas

potencialmaximo.com.br
Humberta Carvalho

“Como as árvores se livram das folhas mortas, livre-se de todo pensamento que o impede de ser feliz” – Márcio Kühne

Meses atrás, conheci uma empresária muito bem sucedida, que tem sua própria empresa, ama o que faz e parece ser muito feliz em sua vida pessoal, juntamente com seu marido e filhos. Uma vida que muitos considerariam perfeita. Mas uma coisa me chamou muito a atenção: ela carrega no peito uma mágoa do passado que parece não deixá-la livre para prosperar ainda mais.

Conversei com ela por muito tempo e em praticamente todos os assuntos ela citava a situação do passado que a deixou magoada. Percebi, então, que aquela mulher não conseguia se desligar desse passado. Nem sei se ela percebe, mas essa ligação e esse apego àquela mágoa a deixa presa no passado, com presente ilimitado e o futuro comprometido, pois tudo que ela pensa, fala e executa é baseado na situação do passado.

Em alguns momentos, até mencionei que se ela deixasse para trás o sofrimento que viveu e focasse no futuro, ela teria muito mais sucesso em todas as áreas de sua vida. Depois que a conheci, fiquei por dias pensando: porque isso acontece?

Imagino que ela sofra, mesmo que inconscientemente, com a inveja, o rancor, a mágoa e até mesmo com o sentimento de vingança. Todos esses são sentimentos tão ruins que não permitem que a pessoa se desenvolva nem prospere em sua vida pessoal e profissional.

Gosto bastante da frase do Márcio Kühne, citada no início deste texto, porque ele descreve exatamente como temos que ser. Metaforicamente, somos como as árvores. Elas têm que se desapegar e se livrar das folhas mortas, do contrário não crescem, não florescem, não dão frutos e não criam raízes fortes e profundas. Assim também somos nós. Por mais difícil que seja, temos que desenvolver as habilidades que forem necessárias para conseguirmos nos livrar das nossas folhas mortas, que são as coisas que nos machucam, nos maltratam e nos magoam.

Hoje, eu te proponho um desafio: identifique quais são as suas folhas mortas e como você pode livrar-se delas. Pense em tudo aquilo que você deseja conquistar em sua vida e vislumbre: o quanto livrar-se dos pensamentos e sentimentos ruins do passado vai te empurrar para o futuro?

Entusiasme-se, desenvolva-se e seja mais feliz!

Por Humberta Carvalho - Jornalista, especialista em Mídias Digitais e pós-graduanda em Desenvolvimento Humano e Psicologia Positiva. Apaixonada por questões relacionadas a autodesenvolvimento e autoconhecimento, tem como propósito de vida entusiasmar pessoas a se desenvolver para que elas sejam mais felizes. 

ESTE ARTIGO CONTRIBUIU COM VOCÊ? ENVIE-NOS UM E-MAIL CONTANDO SUA HISTÓRIA:[email protected]

Site: POTENCIALMAXIMO.COM.BR

Fanpage: FACEBOOK.COM/POTENCIALMAXIMO

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp