27/06/2024 às 23h12min - Atualizada em 28/06/2024 às 20h06min

Cobre presente nas tubulações dos chuveiros podem danificar os cabelos

Verbo Nostro
https://www.instagram.com/verbonostro/
divulgação
Mesmo com todos os cuidados, os cabelos teimam em não apresentar o brilho e a vitalidade desejados. Além dos fatores comuns como exposição solar excessiva, banhos mais quentes no inverno e uso frequente de produtos químicos, há um vilão oculto que pode estar contribuindo para o ressecamento e danos capilares: o cobre presente nas tubulações das residências, ou seja, os canos dos chuveiros. 

A hairstylist Eliane Pavini, proprietária do salão Shampoo Eliane e Rafael Pavini, em Ribeirão Preto (SP), faz um alerta para os efeitos do cobre, principalmente em cabelos loiros e coloridos. "A incompatibilidade do cobre com agentes como a água oxigenada, fundamental em processos de descoloração e coloração, pode resultar em tons indesejados, ressecamento excessivo e pontas duplas ao longo do tempo", explica a profissional que tem mais de 30 anos de profissão.

O cobre presente nos canos dos chuveiros pode reagir com os produtos químicos da água, como cloro e outros tratamentos de purificação. Essa ocorrência química pode resultar na formação de compostos que são prejudiciais para a saúde dos cabelos, tornando-os secos, quebradiços e sem brilho.

A descoberta tem como base um estudo produzido pela empresa Proctor & Gamble e publicado no "The International Journal of Cosmetic Science", que apontou que o cobre, presente em tubulações de residências mais antigas, pode liberar resíduos na água, afetando a saúde e a vitalidade dos fios.  "O cobre acaba sendo projeducial não apenas para as mulheres que fazem colorações constantes, mas ele pode, gradualmente, acumular-se nos fios, resultando em cabelos sem brilho e propensos a frizz", alerta. 

Segundo Eliane Pavini, para evitar o problema, algumas medidas simples podem ser adotadas em casa, como o uso de óleos capilares antes da lavagem e a incorporação de um shampoo de limpeza profunda a cada quinze dias. A hairstylist destaca ainda a necessidade de hidratações profundas após esses procedimentos. 

SOBRE ELIANE PAVINI 
Eliane Pavini é proprietária do Shampoo Eliane e Rafael Pavini, salão localizado no bairro Boulevard, em Ribeirão Preto, no interior paulista.  Possui mais de 35 anos de profissão - com formação nas maiores academias do mundo, entre elas, Pivo Point, Saco e Llongueras. 


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VALTER JOSSI WAGNER
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp