27/06/2024 às 22h10min - Atualizada em 28/06/2024 às 20h04min

Ambientes corporativos: como o design eficiente transforma a produtividade

Verbo Nostro
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*Por Gil Almeida

Transformar espaços em experiências. Esse é o maior desafio do profissional ao projetar um espaço corporativo. Quando penso em design de ambientes comerciais, vejo muito mais do que estética: vejo na estratégia essencial para o sucesso do negócio. Um espaço bem projetado não apenas atrai clientes, mas também reflete a identidade da marca, melhora a experiência do usuário e, consequentemente, impulsiona as vendas. Investir em design pode ser um diferencial competitivo, superando a comum objeção de custo.

Cada detalhe do design de um ambiente comercial deve estar alinhado com as expectativas e preferências do público-alvo. Entender profundamente quem são seus clientes e o que eles valorizam é essencial. Um espaço que reflete os valores e o estilo de vida do público não só atrai mais pessoas, mas também cria uma conexão emocional que pode levar sim à fidelização.
Imagine um ponto de venda de uma construtora de empreendimentos residenciais: clientes buscam um lar que ofereça conforto, segurança e, claro, design moderno. Um espaço de vendas que utiliza materiais sofisticados, ambientes acolhedores e tecnologia interativa ressoa profundamente com esses clientes, fazendo-os sentir confiantes na decisão de compra.

Considere a sede de uma empresa: um design sofisticado e funcional, com iluminação adequada, áreas de convivência bem planejadas e ergonomia nas estações de trabalho. São detalhes que melhoram significativamente a motivação e a produtividade dos colaboradores, criando um ambiente de trabalho inspirador que reflete os valores da empresa e fortalece a conexão com a equipe.

Uma das maiores objeções ao investir em um design de alta qualidade é o custo. No entanto, é importante entender que este é um investimento que gera retornos substanciais. Um ambiente bem projetado aumenta a satisfação do cliente, prolonga o tempo de permanência na loja e incentiva compras por exemplo. Estudos mostram que lojas com design superior podem aumentar as vendas em até 40%.

E tem mais: um design de qualidade é duradouro. Materiais superiores e soluções inteligentes de layout não só resistem ao desgaste diário, mas também evitam reformas frequentes e dispendiosas.
Convido você a repensar o design do seu ambiente comercial. Que tal superar a barreira do custo e repensar que um espaço bem projetado pode transformar seu negócio, fidelizar seus clientes, reter seus colaboradores e destacar sua marca no mercado.


*Gil Almeida é arquiteta com mais de 20 anos de experiência. Tem experiência em incorporação imobiliária, implementação de padronização modular, decoração de áreas comuns de condomínios residenciais e espaços de trabalho, além de curadoria e design de móveis e acessórios personalizados. É fundadora e CEO da Montot Design (projetos corporativos) e da Minis (decoração on-line para interiores).  ([email protected])

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VALTER JOSSI WAGNER
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