12/06/2024 às 10h47min - Atualizada em 12/06/2024 às 20h05min

Nova pesquisa global conclui que empresas carecem de orientação e treinamento para os funcionários sobre o uso de ferramentas de GenAI

Pesquisa anual da UiPath conclui que os funcionários acreditam que as ferramentas de GenAI têm mais contexto quando combinadas com automação empresarial

Luciana Santos Tardioli
www.uipath.com
Divulgação - UiPath
São Paulo, 12 de junho de 2024— A UiPath (NYSE: PATH), empresa líder em software de automação empresarial e IA, publicou sua  Pesquisa anual Global sobre Trabalhadores do Conhecimento, que mostra como os funcionários estão usando a IA generativa (GenAI), as falhas e os riscos da tecnologia e a oportunidade de combinar a GenAI com a automação empresarial.
O relatório baseia-se em uma pesquisa com mais de 9.000 trabalhadores de todo o mundo e revelou que os funcionários que usam ferramentas de GenAI estão economizando mais tempo em seu dia de trabalho. Entretanto, aqueles que usam a GenAI e a automação empresarial juntas obtêm benefícios muito mais significativos.
Embora a GenAI prometa revolucionar as operações em todos os setores, há uma falta de orientação e treinamento empresarial sobre a tecnologia, o que gera desconfiança nas forças de trabalho globais. Até o momento, menos da metade (45%) dos funcionários recebeu treinamento ou diretrizes sobre como usar a GenAI. Da mesma forma, apenas 44% dos funcionários acham que a GenAI tem o contexto necessário dos dados de sua empresa para dar suporte aos processos e gerar valor - embora esse número aumente para 85% quando os funcionários usam a GenAI e a automação empresarial juntas.

Outras conclusões importantes do relatório deste ano:
  • A GenAI proporciona benefícios significativos de economia de tempo para os funcionários: quarenta e dois por cento dos entrevistados que implementaram a GenAI economizaram 10 horas ou mais por semana. Ao liberar tempo em seu dia, quase metade dos trabalhadores (48%) conseguiu se concentrar em tarefas mais criativas. Regionalmente, os funcionários de Singapura e Hong Kong obtiveram os maiores benefícios de economia de tempo com a implementação das ferramentas de GenAI.
 
  • A combinação da GenAI com a automação empresarial maximiza o valor comercial: quando perguntados se os funcionários perceberam algum benefício com o uso da GenAI e do software de automação empresarial, os entrevistados disseram que obtiveram maior produtividade/ realização mais rápida das tarefas (43%), trabalho mais preciso (39%) e melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional (38%). Quando os trabalhadores usam as tecnologias juntas, 55% economizam mais de 10 horas de trabalho por semana, em comparação com 31% dos que usam apenas a GenAI e 33% dos que usam apenas a automação empresarial.
 
  • No entanto, há uma falta de confiança nas ferramentas de GenAI: menos da metade (48%) dos entrevistados disse confiar nos resultados que obtém das ferramentas de GenAI. Regionalmente, o Japão (26%), a Alemanha (47%) e os EUA (48%) são os que menos confiam nos resultados da GenAI, e Singapura (67%), Coreia (63%) e Hong Kong (62%) são os que mais confiam.
 
  • A GenAI está sendo aplicada em todos os departamentos e em diversos processos: os tipos mais comuns de tarefas para as quais os funcionários usam a GenAI incluem a elaboração de comunicações (38%), brainstorming (34%) e resumo de conteúdo longo (30%).

“As ferramentas GenAI apresentam uma oportunidade incrível para as organizações aumentarem a produtividade e a eficiência, mas os funcionários devem receber o treinamento adequado e oportunidades de aprimoramento para aproveitar todo o poder dessa tecnologia", disse Brigette McInnis-Day, Diretora de pessoas da UiPath. “A tecnologia também deve ser confiável e prática - e é aí que as plataformas de automação empresarial servem como base fundamental. A combinação dessas duas tecnologias é um diferencial importante para que as empresas maximizem o valor comercial da GenAI e de outros modelos de IA e, ao mesmo tempo, capacitem os funcionários”.

A pesquisa da UiPath também revelou que os funcionários estão se sentindo mais esgotados do que nunca, com quase um terço (32%) dos entrevistados se sentindo extremamente ou muito esgotados, em comparação com 29% dos funcionários no ano passado. A GenAI apresenta uma oportunidade de aliviar as tarefas pesadas que contribuem para esse problema; no entanto, as implantações da GenAI só serão bem-sucedidas se os funcionários forem treinados.

Para ver as conclusões completas do relatório, faça o download da Pesquisa Global sobre Trabalhadores do Conhecimento em 2024 da UiPath aqui.

Metodologia
Em parceria com a Researchscape, a UiPath conduziu esta pesquisa por meio de uma pesquisa online realizada em março e abril de 2024. A pesquisa contou com 9.047 entrevistados de nove países: Estados Unidos, Austrália, Japão, Singapura, Coreia, Hong Kong, França, Alemanha e Reino Unido.

Sobre a UiPath
UiPath (NYSE: PATH) tem a missão de aprimorar a geração de valor para que mais pessoas possam trabalhar de forma mais criativa, colaborativa e estratégica. A UiPath Business Automation Platform, com a tecnologia de IA, combina a solução líder de automação robótica de processos (RPA), com um conjunto completo de recursos para entender, automatizar e operar processos de ponta a ponta, oferecendo uma relação exclusiva de criação de valor. Para organizações que precisam evoluir para sobreviver e prosperar em tempos de grandes mudanças, a UiPath é The Foundation of Innovation™. 
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUCIANA SANTOS TARDIOLI SIMOES
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp