12/06/2024 às 10h18min - Atualizada em 12/06/2024 às 20h05min

Dia dos Namorados: saiba os principais golpes cibernéticos da data, e como se proteger

Especialista da ISH Tecnologia traz as principais dicas para fazer compras na data e utilizar apps de relacionamento

GABRIEL JORDãO
Pixabay

O Dia dos Namorados é uma data que ganhou outros contornos com a proliferação da internet e das redes sociais – seja na busca pelo presente adequado para o companheiro, ou mesmo na utilização de aplicativos de namoro para encontrar um par. Infelizmente, esses mesmos motivos também tornam a celebração uma data muito visada por cibercriminosos. O aumento das compras online e a busca por experiências memoráveis também torna o dia 12 de junho uma oportunidade única para a aplicação de golpes. 

“Hoje em dia, um único clique pode te permitir encontrar sua alma gêmea ou um golpista”, afirma Caique Barqueta, Especialista em Inteligência de Ameaças da ISH Tecnologia, referência nacional em cibersegurança. “Enquanto planejamos surpresas e demonstramos nosso afeto, é igualmente importante permanecermos vigilantes e educados sobre as formas de proteção contra esses riscos indesejados.” 

O especialista apresenta os principais tipos de golpes aplicados nessa época, e os cuidados que os usuários precisam ter: 

 

Golpes de namoro: Normalmente, os golpistas criam perfis falsos nos sites de relacionamento ou redes sociais visando ganhar a confiança de potenciais vítimas. Na realidade, buscam apenas alguma forma de extorquir dinheiro, ou obter dados sensíveis para golpes posteriores. A principal dica aqui é evitar compartilhar informações bancárias ou pessoais com pessoas que você nunca viu pessoalmente, além de ficar atento a sinais como gatilhos de urgência nas mensagens. 

 

Catfishing: Também envolve a criação de perfis falsos. Aqui, os cibercriminosos utilizam fotos e informações legítimas (como profissão e moradia) de outros, se passando pela pessoa que está tendo seus dados usados sem consentimento. Novamente, recomenda-se tomar cuidado ao interagir com novos contatos nesses aplicativos ou redes, atentando-se a comportamentos suspeitos ou “furos” nas histórias. 

 

Sites fraudulentos: Muitos sites falsos são criados e disparados por criminosos nessa época, exatamente pela alta procura. Ao serem utilizados, podem desviar o dinheiro pago no suposto presente, além de roubar informações como número de cartão de crédito. Para comprar os presentes, recomenda-se utilizar sites e fornecedores confiáveis, ou prestar atenção nas avaliações de outros clientes. Evite também clicar em links suspeitos, cuja procedência não pode ser verificada. 

 

Promoções falsas: Algumas ofertas vistas nessa data parecem boas demais para serem verdade, e infelizmente na maioria das vezes de fato é o caso. É comum os cibercriminosos utilizarem mensagens em aplicativos como o WhatsApp incentivando responder pesquisas e compartilhar com seus contatos para obter algum tipo de brinde ou desconto. Esse, no entanto, é um método para infectar dispositivos com malwares, já que muitas dessas campanhas distribuem aplicações mal-intencionadas. Além disso, desconfie sempre de preços muito abaixo da média do mercado. 

 

Além das dicas citadas, Barqueta explica que é fundamental ter soluções de antivírus instaladas nos celulares e computadores, além de utilizar credenciais fortes e únicas para as contas pessoais e corporativas. No caso de um golpe bem-sucedido, que pode ocorrer a qualquer hora num momento de descuido, podem ser o impeditivo de seus dados caírem nas mãos de criminosos. 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Gabriel Chilio Jordão
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp