11/06/2024 às 15h15min - Atualizada em 11/06/2024 às 18h02min

Mercado de luxo: construtoras usam plataforma digital para garantir qualidade na gestão de obras de imóveis de alto padrão

Demanda por imóveis de luxo segue crescendo; PlanRadar oferece software de gestão e documentação de obras que garante segurança aos empreendimentos

Sherlock Communications
Divulgação/PlanRadar
A demanda por propriedades de luxo no Brasil vem chamando a atenção de  especialistas desde o período da pandemia, e se manteve em ascenção desde então. Segundo os dados mais recentes da ABRAINC-Fipe, os empreendimentos de médio e alto padrão (MAP) terminaram o trimestre finalizado em janeiro de 2024 com altas – sendo de 5,8% em unidades vendidas (10.453) e de 34,4% no valor total (R$ 5,7 bilhões) – na comparação com o mesmo período do ano anterior.

O mercado de luxo se destaca não somente por insumos de qualidade e conforto, como pela singularidade e personalização, resultando em experiências emocionais e exclusivas aos seus proprietários. Igualmente diferenciados, porém, são os desafios para o setor, considerando uma soma de fatores que vão de localizações privilegiadas, como áreas a beira mar, regiões de montanhas ou afastadas de centros urbanos, materiais raros ou de alto valor agregado, além de projetos com arquitetura autoral ou decorações assinadas por designers de prestígio.  

Além disso, clientes do segmento buscam residências que atendam seus desejos e preferências individuais, participando, muitas vezes, do processo de customização, desde a escolha de materiais até a configuração de espaços internos e acabamentos.

Para facilitar a execução de obras complexas e sofisticadas, evitando falhas, perdas de materiais e morosidade na tramitação documental, a PlanRadar, líder global em gestão de obras e documentos, é a solução ideal para esse mercado. Além de criar modelos digitais 3D (BIM) dos projetos de obras, a plataforma promove a integração e a comunicação em tempo real entre os profissionais envolvidos em um projeto.

SOBRE O BIM

O BIM (Building Interface Model), metodologia que envolve ferramentas digitais para representar virtualmente os aspectos físicos e funcionais de uma edificação, é uma tendência mundial do mercado da construção, que conta com incentivos governamentais, incluindo no Brasil, para a sua adesão pela indústria, devido ao salto potencial em segurança, economia e competitividade para a cadeia. 

Segundo último levantamento da FGV-IBRE, a parcela das empresas de construção no Brasil que usam BIM atingiu 20,6% em março de 2024, ante apenas 9,2% reistrados no estudo anterior, de março de 2018. A tecnologia é mais utilizada atualmente por empresas do nicho de Edificações Residenciais (37,2%).

FUNÇÕES INOVADORAS

A partir de uma interface leve, usual, e compatível com os principais sistemas operacionais e dispositivos mobile, a PlanRadar permite a criação de grupos de trabalho e a designação de tarefas, e conta  com funções para inclusão de imagens, mensagens e áudios e marcações em plantas e mapas, dentre outros recursos. 

Uma novidade disponibilizada para o mercado brasileiro é a funcionalidade SiteView, que utiliza inteligência artificial para permitir aos usuários capturar imagens em 360º de um projeto, enquanto caminham pelo local, criando um registro visual ainda mais detalhado de todas as etapas da construção. 

Avaliada como uma das 100 próximas empresas européias a se tornar unicórnio (valor de mercado de US$ 1 bilhão) em 2024, a PlanRadar tem cerca de 150 mil usuários, em 75 países. 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PATRICIA SERENO ZYLBERMAN
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp