04/06/2024 às 14h50min - Atualizada em 05/06/2024 às 00h02min

Robótica da NVIDIA foi adotada por líderes do setor para o desenvolvimento de dezenas de milhões de máquinas autônomas alimentadas por IA

BYD Electronics, Siemens, Teradyne Robotics e Intrinsic, uma empresa Alphabet, estão usando a plataforma de robótica NVIDIA Isaac para braços robóticos autônomos, humanoides e robôs móveis

LUIZ VALLOTO
isaac
COMPUTEX – A NVIDIA anuncia que os líderes mundiais em desenvolvimento de robôs estão adotando a plataforma de robótica NVIDIA Isaac™ para a pesquisa, o desenvolvimento e a produção da próxima geração de máquinas e robôs autônomos habilitados por IA.
BYD Electronics, Siemens, Teradyne Robotics e Intrinsic, uma empresa Alphabet, estão entre mais de uma dezena de líderes do setor de robótica em todo o mundo que estão integrando bibliotecas aceleradas NVIDIA Isaac, simulação baseada em física e modelos de IA em suas estruturas de software e modelos de robôs para tornar fábricas, armazéns e centros de distribuição altamente eficientes e mais seguros para seus colegas de trabalho humanos e atuar como assistentes inteligentes para tarefas repetitivas ou ultraprecisas.
“A era da robótica chegou. Tudo o que se move será autônomo um dia”, diz Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA. “Estamos trabalhando para acelerar a IA física generativa, por meio do avanço da pilha de robótica da NVIDIA, incluindo o Omniverse para aplicações de simulação, modelos de base humanoide do Project GR00T e o computador robótico Jetson Thor.”
A plataforma Isaac apresenta um conjunto de bibliotecas aceleradas pela NVIDIA, modelos de base de IA e tecnologias de simulação que estão disponíveis para os fabricantes de robôs integrarem em suas pilhas de tecnologia.
  • NVIDIA Isaac ROS – uma coleção de pacotes modulares do ROS 2 que traz modelos de aceleração e IA da NVIDIA para os desenvolvedores da comunidade ROS.
  • NVIDIA Isaac Perceptor – um fluxo de trabalho de referência baseado no Isaac ROS que fornece recursos de visão surround 3D com várias câmeras para robôs móveis autônomos baseados em IA.
  • NVIDIA Isaac Manipulator – um fluxo de trabalho de referência baseado no Isaac ROS que simplifica o desenvolvimento de braços robóticos habilitados por IA, ou manipuladores, que podem perceber, entender e interagir perfeitamente com seus ambientes.
  • NVIDIA Isaac Sim™ – uma aplicação de referência para simular, testar e validar robôs em ambientes físicos e para gerar dados sintéticos, com base na plataforma NVIDIA Omniverse™.
  • NVIDIA Isaac Lab – uma aplicação de referência no Isaac Sim otimizada para reforço, imitação e transferência de aprendizado para treinamento de modelos de base de robôs de IA.
O ecossistema Isaac se expande rapidamente
Os primeiros usuários do NVIDIA Isaac são líderes em robótica e desenvolvimento de máquinas autônomas na Ásia, Europa e América do Norte.
A Siemens, líder global em software e sistemas de automação industrial, está usando o NVIDIA Isaac Sim para seus poderosos recursos de software-in-the-loop. As tecnologias Isaac aceleram o desenvolvimento e o teste da Siemens de habilidades avançadas de robótica, como o SIMATIC Robot PickAI (PRO) e o SIMATIC Robot Pack AI. O software de visão de IA fornece recursos cognitivos orientados por IA e permite que os sistemas de robôs industriais coletem e embalem itens arbitrários de forma autônoma e confiável, sem qualquer treinamento prévio da IA pelo usuário. As empresas planejam expandir sua parceria e anunciar novos recursos ainda este ano na SPS Expo.
A Siemens fornece IA de nível industrial e está levando-a para a vanguarda da robótica, integrando-se perfeitamente às soluções de automação e tornando-a fácil de usar quando implantada em uma base de PC industrial Siemens com tecnologia NVIDIA, trazendo a visão de IA para o ecossistema de robôs industriais.
“Os robôs com tecnologia de IA acelerarão a transformação digital da indústria e assumirão tarefas repetitivas que antes eram impossíveis de automatizar, para que possamos liberar o potencial humano para um trabalho mais criativo e valioso”, conta Roland Busch, presidente e CEO da Siemens AG. “Juntamente com a NVIDIA, a Siemens está capacitando nossos clientes e parceiros a usar a IA para criar inovações, incorporá-las como parte de suas soluções de automação industrial e aumentar a eficiência e a vantagem competitiva.”
A Intrinsic, uma subsidiária de software e robótica de IA da Alphabet que adquiriu a Open Source Robotics Corporation no final de 2022, testou com sucesso o Isaac Manipulator em sua plataforma de software agnóstica em relação a robôs. A Intrinsic demonstrou, usando o Manipulator, o potencial de uma habilidade de agarramento robótico dimensionável e universalmente aplicável para trabalhar com garras, ambientes e objetos.
“Não poderíamos ter encontrado um colaborador melhor na NVIDIA, que está ajudando a preparar o caminho para que os modelos de base tenham um impacto profundo na robótica industrial”, destaca Wendy Tan White, CEO da Intrinsic. “À medida que nossas equipes trabalham juntas na integração do NVIDIA Isaac e da plataforma da Intrinsic, o valor potencial que podemos liberar para milhões de desenvolvedores e empresas é imenso.”
O Grupo BYD tem uma forte presença de manufatura em quatro grandes setores, incluindo eletrônico, automotivo, energia nova e transporte ferroviário em todo o mundo. Sua única subsidiária, a BYD Electronics (BYDE), líder mundial no fornecimento de produtos inovadores e de alta tecnologia, está desenvolvendo uma linha completa de robôs móveis autônomos que fornecem às fábricas soluções completas de logística usando o NVIDIA Isaac Sim e o Isaac Perceptor.
“A BYDE se concentra fortemente em ajudar os clientes a acelerar a implantação de aplicações de logística”, reforça Chris Yotive, diretor sênior de desenvolvimento de negócios da BYD Electronics. “Em colaboração com a NVIDIA, desenvolvemos robôs móveis autônomos avançados com tecnologia NVIDIA Isaac que irão melhorar a segurança dos trabalhadores, reduzir custos de produção e aprimorar a inteligência de produção para nossos clientes.”
Universal Robots (UR) e Mobile Industrial Robots (MiR), empresas da Teradyne Robotics, estão usando NVIDIA Isaac para integrar IA à automação. A UR está integrando o Isaac Manipulator em sua plataforma de software PolyScope X para desbloquear novas soluções de cobot. A MiR está aproveitando o Isaac Sim para gerar dados sintéticos e simular seu MiR1200 Pallet Jack para implantações no mundo real.
“A chave para enfrentar os desafios dos nossos clientes em robótica reside na capacidade do setor de trabalhar em conjunto, em um esforço coletivo”, explica Ujjwal Kumar, presidente do grupo Teradyne Robotics. “Com os recursos avançados de IA e simulação do NVIDIA Isaac conectados à nossa grande base instalada de cobots e robôs móveis autônomos, ampliaremos os limites da inovação para alcançar soluções rápidas para vários setores.”
A plataforma NVIDIA Isaac é modular, permitindo que as empresas adotem uma ou diversas tecnologias em conjunto.
As empresas que utilizam o Isaac Perceptor para o desenvolvimento de robôs móveis autônomos baseados em percepção avançada incluem: ArcBest, BYD Electronics, Gideon, idealworksRGo Robotics.
As empresas que utilizam o Isaac Manipulator para criar braços robóticos baseados em IA incluem: SolomonTechman RobotVention e Yaskawa.
Mais de 100 empresas estão adotando o Isaac Sim para simular, testar e validar aplicações robóticas, incluindo a Hexagon, o Husqvarna Group e a MathWorks. O Isaac Lab está sendo adotado pela Agility, Boston Dynamics, Figure AI, Fourier Intelligence e Sanctuary AI. 
“A adoção da robótica da NVIDIA por líderes do setor representa um avanço significativo para o desenvolvimento de dezenas de milhões de máquinas autônomas alimentadas por IA. Esses avanços marcam uma nova era de eficiência e inteligência nas operações automatizadas", complementa Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para a América Latina.
Inovação em robótica em ação na Computex
Em sua apresentação na COMPUTEX, Huang demonstrou robôs usados em transporte, saúde e fabricação industrial. Em uma demonstração, a Foxconn, a maior fabricante de eletrônicos do mundo, apresenta uma fábrica autônoma totalmente simulada no NVIDIA Omniverse, apresentando frotas de robôs de IA desenvolvidos por parceiros de robótica da NVIDIA, com base no NVIDIA Isaac.
Assista à apresentação de Huang na COMPUTEX para conhecer as últimas novidades sobre IA e muito mais. Leia mais sobre as atualizações disponíveis  para a plataforma NVIDIA Isaac.
 
Sobre a NVIDIA
Desde sua fundação em 1993, a NVIDIA (NASDAQ: NVDA) tem sido pioneira em computação acelerada. A invenção da GPU pela empresa em 1999 estimulou o crescimento do mercado de games para PC, redefiniu a computação gráfica, iniciou a era da IA moderna e tem ajudado a digitalização industrial em todos os mercados. A NVIDIA agora é uma empresa de infraestrutura de computação full-stack com soluções em escala de data center que estão revolucionando o setor. Mais informações em: https://www.nvidia.com/pt-br/.
Acesse também:
Facebook: @NVIDIABrasil
Twitter: @NVIDIABrasil
YouTube: NVIDIA Latinoamérica
Instagram: @NVIDIABrasil
 
Certas declarações contidas neste comunicado à imprensa, incluindo mas não se limitando a declarações sobre: os benefícios, o impacto e o desempenho dos produtos, dos serviços e das tecnologias da NVIDIA, incluindo a plataforma de robótica NVIDIA Isaac, as bibliotecas aceleradas NVIDIA Isaac, o NVIDIA Omniverse, os modelos de base humanoide Project GR00T, o computador robótico Jetson Thor, o NVIDIA Isaac ROS, o NVIDIA Isaac Perceptor, o NVIDIA Isaac Manipulator, o NVIDIA Isaac Sim e o NVIDIA Isaac Lab; tudo o que se move será autônomo um dia; NVIDIA trabalhando para acelerar a IA física generativa por meio do avanço da pilha de robótica da NVIDIA, incluindo o Omniverse, os modelos de base humanoide do Project GR00T e o computador robótico Jetson Thor; os benefícios e o impacto da colaboração da NVIDIA com terceiros e os recursos de seus serviços e ofertas; e terceiros usando ou adotando produtos ou tecnologias da NVIDIA e os benefícios e o impacto disso são declarações prospectivas que estão sujeitas a riscos e incertezas que podem fazer com que os resultados sejam materialmente diferentes das expectativas. Os fatores importantes que podem fazer com que os resultados reais sejam materialmente diferentes incluem: condições econômicas globais; a confiança da NVIDIA em terceiros para manufaturar, montar, empacotar e testar produtos NVIDIA; o impacto do desenvolvimento tecnológico e da concorrência; o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias NVIDIA ou melhorias nos já existentes; a aceitação de produtos NVIDIA ou de produtos de parceiros NVIDIA no mercado; defeitos de software, projeto ou manufatura; mudanças nas preferências ou nas demandas do consumidor; mudanças nas interfaces e nos padrões do setor; perda inesperada de desempenho de produtos ou tecnologias NVIDIA quando integrados a sistemas; e outros fatores detalhados regularmente nos relatórios mais atuais apresentados pela NVIDIA à Comissão de Valores Mobiliários e Câmbio (SEC – Securities and Exchange Commission), incluindo mas não limitados ao seu relatório anual no Formulário 10-K e aos relatórios trimestrais no Formulário 10-Q. As cópias dos relatórios apresentados à SEC são publicadas no site da empresa e estão disponíveis na NVIDIA gratuitamente. Essas declarações prospectivas não são garantias de desempenho futuro e são baseadas em fatos até esta data, e, salvo por determinação legal, a NVIDIA isenta-se de qualquer obrigação de atualizar tais declarações para refletirem circunstâncias ou eventos futuros.
© 2024 NVIDIA Corporation. Todos os direitos reservados. NVIDIA, o logotipo NVIDIA, NVIDIA Isaac, NVIDIA Isaac Sim e NVIDIA Omniverse são marcas comerciais e/ou marcas registradas da NVIDIA Corporation nos EUA e em outros países. Outros nomes de empresas e produtos podem ser marcas comerciais das respectivas empresas com as quais estão associadas. Os recursos, preços, disponibilidade e especificações estão sujeitos a alterações sem aviso.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUIZ FERNANDO VALLOTO
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp