04/06/2024 às 15h12min - Atualizada em 04/06/2024 às 20h06min

O Instituto Cervantes e o Museu da Diversidade Sexual de São Paulo apresentam duas sessões com curtas-metragens queer na programação do festival “FanCineQueer.Infâncias”

Instituto Cervantes de São Paulo

BEATRIZ SAMPAIO
Instituto Cervantes de São Paulo
O Instituto Cervantes e o Museu da Diversidade Sexual de São Paulo apresentam duas sessões com curtas-metragens queer na programação do festival “FanCineQueer.Infâncias”

O Museu da Diversidade Sexual  e o Instituto Cervantes, em São Paulo, juntam-se na celebração da cultura LGTBIQ+ apresentando uma programação de curtas-metragens co-organizada com o festival FanCineQueer. Esta série de filmes online centra-se em diferentes histórias que nos aproximam do cotidiano de crianças e jovens, de diferentes condições e origens, que enfrentam a vida a partir de uma posição de partida dominada por questões e dificuldades na sua definição de gênero.
Os diferentes formatos e gêneros apresentados neste programa falam também da riqueza narrativa e estética deste filme monográfico que permite aos seus autores abordar a vulnerabilidade social e a árdua procura de identidade que sempre existe neste período da vida de cada pessoa, e especialmente. aqueles que desafiam a normatividade.
A série de curtas-metragens FanCineQueer. Infancias apresenta uma seleção de oito peças audiovisuais que contam histórias sobre a infância e adolescência LGTBIQ+.
Entre as exibições selecionadas estão o vencedor do prêmio de melhor curta-metragem da 22ª edição do FanCineQueer, Cocodrilo (2019), dirigido por Jorge Yúdice, e a proposta vencedora do 25º aniversário do festival, Cristiano (2021), dirigido por Adam Pichardo. As seis propostas restantes, Cuban Heel Shoes (2019), Elsa (2021), The King of Flowers (2021), 17 Minutes With Nora (2021), The Camping (2022) e The Dance Off (2023) fizeram parte de as seleções oficiais das diferentes edições do festival.
A vida dos protagonistas oferece um mosaico de realidades desde a ternura, a ilusão e também a raiva que desafiam o espectador como parte de uma sociedade que ainda tem dificuldade em aceitar a diferença.
As infâncias e adolescências LGTBIQ+ enfrentam desafios comuns no seu processo de crescimento e autodescoberta. Esta mostra desafia uma parte da sociedade que ainda pensa que a infância é vivida de forma concreta, valorizando a dissidência e os espaços seguros.

Uma sessão
Dia 5/6 às 19h
Local: Museu da Diversidade Sexual
Endereço: Estação República Metro 24 Rua do Arouche - República

Duas sessões
Dia 12/6 às 19h
Local: Instituto Cervantes de São Paulo
Endereço: Avenida Paulista, 2439 - Consolação
Os filmes serão exibidos em espanhol com legendas em português

Informações à imprensa: BriefCom Assessoria de Comunicação/Bia Sampaio: (21) 98181-8351/[email protected]/@briefcomcomunicacao







 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
BEATRIZ LOPES SAMPAIO
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp