03/06/2024 às 10h22min - Atualizada em 04/06/2024 às 04h03min

Exposição celebra os 50 anos da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano

Em homenagem às cinco décadas de história desta instituição cultural, importante patrimônio arquitetônico-paisagístico do modernismo brasileiro, a exposição "Fundação Maria Luisa e Oscar Americano - 50 anos" ficará aberta ao público até o final de agosto

MIRA COMUNICAçãO
Foto: Júlio Acevedo
A exposição “Fundação Maria Luisa e Oscar Americano – 50 anos” está aberta à visitação na sede da Fundação, localizada no bairro Morumbi, em São Paulo, até agosto. Lá, os visitantes vão poder conferir importantes nomes que constituem a memória desta instituição cultural, importante patrimônio-arquitetônico do modernismo brasileiro.
Por meio de painéis repletos de imagens e fotografias, além de objetos que compõem seu acervo, a mostra traz um rico panorama das cinco décadas, revelando as personagens que fizeram parte dessa trajetória.

Inicialmente, traz a história daqueles que dão nome à instituição, apresentando ao público quem foi Maria Luisa e Oscar, seus familiares, e o legado de Oscar Americano como engenheiro, figura central para o desenvolvimento da cidade de São Paulo. Especialista no ramo da engenharia pesada e fundador da Companhia Brasileira de Projetos e Obras (CBPO), atuou em importantes projetos, como as Rodovias dos Imigrantes, Anchieta e Castelo Branco. Foi também responsável por planejar e urbanizar bairros nas regiões leste, sul e oeste de São Paulo, como o Morumbi.

A exposição aborda ainda os renomados profissionais que atuaram na construção da Fundação. Da arquitetura de Oswaldo Arthur Bratke, responsável pelo projeto da residência, à arte do paulistano Lívio Abramo, autor do mosaico que orna o piso do pavimento inferior, de Karl Plattner, dos escultores Emanuel Manasse e Karoly Pichler, passando pelo projeto paisagístico de Otávio Teixeira Mendes: ao conhecer a história da Fundação, o visitante se depara com um importante registro da história do país.


Celebração em livro e exposição
Além da exposição, as comemorações do aniversário da Fundação contaram com o lançamento do livro comemorativo “Fundação Maria Luisa e Oscar Americano – 50 anos” que traz a história desses personagens e o olhar de diversos especialistas que realizaram análises consistentes sobre o que o acervo da Fundação representa para a história do Brasil. O aniversário também foi celebrado em coquetel realizado em abril, na sede da Fundação, com cerca de 250 convidados.

SERVIÇO
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 17h30.
Ingressos: R$ 30 (estudantes e maiores de 60 anos pagam meia).
Todas as terças-feiras a entrada é gratuita.
Visitas guiadas devem ser agendadas pelo telefone ou WhatsApp (11) 91433-4685.
Fundação Maria Luisa e Oscar Americano – Criada em 1974, dois anos após o falecimento de Maria Luisa, a instituição é uma contribuição de Oscar Americano à capital do estado. Além da casa em que viveram com os filhos durante 20 anos, a coleção de obras de arte e o extenso parque também foram disponibilizados para a cultura e o lazer dos moradores da cidade de São Paulo. Hoje, aos 50 anos, essa fundação artístico-cultural oferece ao público visitas guiadas, concertos, exposições e várias atividades culturais – o objetivo cultural e socioeducativo da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano é o seu legado. Mais informações: https://www.fundacaooscaramericano.org.br/
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Mariany Alves Bittencourt
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp