30/05/2024 às 11h12min - Atualizada em 31/05/2024 às 20h03min

Presença Festival 2024 apresenta Mostra de Teatro gratuita, com peças premiadas

Evento multiplural traz um olhar para a diversidade, equidade e inclusão nas artes e na cultura

MNIEMEYER ASSESSORIA DE COMUNICAçãO
Divulgacao Presença Festival

De volta para a terceira edição, trazendo cultura e representatividade para a cidade do Rio de Janeiro, o Presença Festival apresenta uma Mostra de Teatro, totalmente gratuita, apresentada e patrocinada pela Shell, que reúne no Teatro Cesgranrio (RJ), espetáculos premiadíssimos e importantes para a cena cultural brasileira, com atores e diretores renomados, que trazem um olhar diferenciado para temas como inclusão e diversidade.

Nesta quinta (dia 30) e sexta (dia 31), às 20h, o público pode conferir a peça "Meu Corpo Está Aqui”, que parte das experiências pessoais de quatro atrizes e atores PCDs (pessoas com deficiência) para abordar suas descobertas afetivas e sexuais, além dos obstáculos encontrados nesta jornada. Em cena, o elenco, formado por Bruno Ramos, Haonê Thinar, Juliana Caldas e Pedro Fernandes, fala abertamente sobre relacionamentos, corpos e desejos por meio de depoimentos ficcionalizados pelas artistas cariocas Julia Spadaccini, autora e idealizadora do projeto e também pessoa com deficiência auditiva, e Clara Kutner, que assume a função de diretora. O espetáculo conta ainda com um ator intérprete de libras, Jadson Abraão e tem a coordenação geral de produção  de Claudia Marques (Fábrica de Eventos). Questionando com ironia e lirismo concepções culturais e históricas a respeito do que é considerado “normal”, o espetáculo celebra estes corpos invisibilizados socialmente e aprofunda as reflexões sobre suas subjetividades.

“Ser uma autora PCD e estar num projeto onde todos em cena também são, é uma vivência de vasta inclusão . Precisamos de PCDs protagonizando filmes, peças, programas de TV e não com a invisibilidade que acomete o corpo com deficiência, seus desejos, amores e sexualidade”, ressalta Julia. “Queremos levantar questões e embaralhar a lógica da eficiência. Para mim, é uma peça desejo-manifesto onde os atores se misturam, se embolam, celebram seus corpos, com algumas histórias tristes, uma dose alta de ironia e muitas perguntas que não temos como responder”, completa Clara, que também já atuou na direção de novelas como Um Lugar ao Sol, da TV Globo. 

Já no final de semana, dias 1 e 2 de junho, é a vez do espetáculo teatral antirracista, importantíssimo para a cena cultural carioca, “Dos Nossos para os Nossos”, que já cumpriu quatro temporadas de sucesso na cidade, resgata e valoriza a identidade da cultura preta brasileira e sua ancestralidade. O trabalho nasceu a partir da esquete teatral de mesmo nome criada pelos artistas e idealizadores do Coletivo AfroMaré, Êlme e Patrick Congo, que trabalham como atores da peça, ao lado de Leandro Guedes, Leona Kalí, Rafael Rougues, Standin Vanu Rodrigues e Thiago Manzotti. Ao ressaltar a cultura preta, a peça também faz referência a grandes personalidades da história. A partir de um jogo cênico  com projeções, clipes, músicas e coreografias, o espetáculo se apresenta também como um manifesto antirracista que conta a história desses corpos ancestrais, na figura de dois reis, que questionam sua civilização atual e suas mazelas. 

Em cena, histórias e fatos do cotidiano impregnados de racismo são denunciados. Mais do que tudo, “Dos Nossos para os Nossos” quer levar cada espectador a refletir sobre nosso passado desabrasileirado, empretecer o presente e garantir que o futuro seja empretecido. Entender o Brasil é querer encarar a problemática da raça de frente. Inter-relacionar questões, informações, estatísticas, dados de gênero, etnia e classe social. “Queremos que as pessoas saiam enaltecidas e empretecidas. Sim, empretecer é preciso. O Brasil é preto”,  ressalta o diretor Tiago Ribeiro.

Conhecido pela pluralidade nas artes e na cultura, o festival reafirma o compromisso com a diversidade, destacando a potência  criativa da comunidade LGBTQIAPN+ e promovendo a inclusão e a igualdade em todas as formas artísticas. 

“O Presença cresceu, o festival amadureceu e trouxemos nesta edição um olhar especial de valorização para as sonoridades brasileiras. São artistas que fazem parte da comunidade LGBTQIAPN+ ou que são comprometidas com a nossa causa. O festival cada vez mais valoriza essas camadas que a diversidade tem e o debate é interseccional, com o objetivo dar visibilidade e reconhecimento a mulheres, pessoas da comunidade LGBTQIAPN+, pessoas pretas, PcDs (Pessoas com Deficiências) ou de povos originários através da arte e cultura”, afirma o publicitário e produtor cultural José Menna Barreto, idealizador, diretor artístico e curador do evento.

O Presença Festival 2024 é apresentado pelo Ministério da Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Shell. Patrocínio Master: Shell. Patrocínio: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Apoio: Deloitte e ARX Investimentos. Apoio institucional: Centro de Movimento Deborah Colker e Teatro Cesgranrio. Produção: Araucária Agência Cultural. Realização: Maria Angélica Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal. 

"Um dos pilares para escolha de nossos patrocínios culturais é o projeto englobar diversidade, equidade e inclusão como atributos centrais nas suas ações. O Presença Festival cria espaços de visibilidade para artistas que compõe grupos minoritários, estando alinhados com um dos compromissos da companhia com a sociedade: o de promover um futuro melhor através da arte, acreditando, assim como a Shell, na força da cultura como vetor transformador de realidades", comenta Alexandra Siqueira, Gerente de Comunicação Externa da Shell Brasil.

A entrada da Mostra de Teatro do Presença Festival 2024 é gratuita e os ingressos devem ser retirados em www. presencafestival.com.br ou na bilheteria do teatro uma hora antes do início de cada apresentação (sujeito à lotação).

Serviço: Mostra de Teatro do Presença Festival 2024 

Entrada gratuita. Retirada de ingressos em presencafestival.com.br

Local: Teatro Cesgranrio (Rua Santa Alexandrina, 1011 - Rio Comprido - RJ)

Dias 30 e 31 de maio - 20h - Espetáculo “Meu Corpo Está Aqui”

Dia 01 de junho - 19h - Espetáculo “Dos Nossos para os Nossos”

Dia 02 de junho - 18h - Espetáculo “Dos Nossos para os Nossos”

 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
EMANUELLE GUIGUES PEREIRA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp