29/05/2024 às 11h39min - Atualizada em 29/05/2024 às 20h02min

Aberje promove curso completo em comunicação estratégica e gestão de controvérsias

Curso vai de 28 de junho a 16 de agosto e endereça todos os desafios da agenda ESG

Luciana Santos Tardioli
https://escolaaberje.com.br
Luciana Santos Tardioli
Curso vai de 28 de junho a 16 de agosto e endereça todos os desafios da agenda ESG sob a perspectiva da comunicação, abordando temáticas como governança, ética, compliance, mudanças climáticas, gestão de recursos hídricos, eficiência energética, tecnologias limpas, segurança alimentar, conservação da biodiversidade, uso da linguagem para conectar ou para a violência (fake news), além dos impactos do uso da Inteligência Artificial

São Paulo, 29 de maio de 2024 –
A Aberje promove, de 28 de junho a 16 de agosto, o “curso completo em comunicação estratégica e gestão de controvérsias”. Serão 8 encontros on-line, sempre às sextas-feiras, das 9h às 12h, com grandes nomes do mercado para abordar temas urgentes da agenda ESG, como governança, ética, compliance, mudanças climáticas, gestão de recursos hídricos, eficiência energética, tecnologias limpas, segurança alimentar, conservação da biodiversidade, entre outros. O conteúdo também aborda o uso da linguagem para a criação de narrativas que contribuem para o desenvolvimento humano x a incitação do ódio e da violência via a criação de fake news e o uso da Inteligência Artificial, sua contribuição para os negócios e aumento da produtividade, bem como eventuais impactos negativos e limites éticos.


Sob a coordenação dos professores Carlos Parente e Paulo Nassar, o curso será ministrado por 15 profissionais que trarão sua visão de mercado e experiências para contextualizar desafios atuais e futuros e como trabalhar a comunicação nesses diferentes contextos de forma assertiva e estratégica. Ao lado de Parente, estão nomes como Marcos Troyjo, um dos brasileiros mais influentes no mundo em temas relacionados a economias emergentes, megatendências e o próximo ciclo da globalização. É voz de destaque em estratégias de como o Brasil pode utilizar suas vantagens comparativas em mineração, energia, agricultura e economia verde para construir um futuro intensivo em tecnologia.

“Vivemos tempos muito desafiadores e complexos e a comunicação exerce um papel fundamental em tudo isso, podendo construir pontes ou levar à desconexão. Com este curso, o profissional terá uma visão sistêmica e atual do que estamos vivenciando hoje nas mais diversas esferas, de forma prática e consistente, capacitando-se para traçar planos de comunicação estratégicos em qualquer segmento de mercado que atuar”, afirma Parente.

Rozalia Del Gaudio, Doutora em Ciências Sociais pela Universidade de Paris I, Panthéon-Sorbonne, executiva com ampla experiência nos setores industrial, de varejo e serviços vem abordar a importância da gestão adequada dos processos industriais de forma a garantir a sustentabilidade do planeta e como a comunicação estratégica é fundamental neste processo.

Nelson Silveira, executivo com mais de 20 anos de experiência na área de Comunicação Corporativa, atuando como C-Level em empresas de grande porte na América do Sul e Europa, e vivência de 11 anos em Jornalismo em grandes mídias como Folha de São Paulo e Jornal do Brasil, contribuirá para o debate sobre a criação de novas narrativas da comunicação, adequadas aos novos contextos,  para gerar novas oportunidades de negócios, empregos e desenvolvimentos.

Para falar sobre Inteligência Artificial, seus impactos sobre negócios, produtividade, empregos, desafios éticos, contribuições para melhoria da qualidade de vida e soluções de problemas, entre outras nuances, o professor convidado é Lucas Reis, CEO da Zygon AdTech e mentor do Founders Institute. Lucas é PhD em Comunicação com pesquisa sobre Big Data na detecção de opinião pública, professor do IAB Brasil, Pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital, e alumni do programa Scale Up Endeavor.

Também fazem parte do rol de professores, grandes nomes da comunicação como Paulo Henrique Leal Soares, Cynthia Provedel, Ligia Sato, Liz Alberto de Farias, Pedro Torres, Vivian Cristina Rio Stella, Juliana Lopes, Vânia Bueno e Fábio Toreta.

Confira a programação:

Aula 1 - 28 de junho - A comunicação estratégica no contexto das controvérsias e complexidade. Com Paulo Nassar, Carlos Parente, Vania Bueno e Nelson Silveira
Análise de ameaças, riscos, vulnerabilidades e possibilidades de progressos e desenvolvimento. Criação de novas narrativas da comunicação – adequadas aos novos contextos – para gerar novas oportunidades de negócios, empregos e desenvolvimentos.

Aula 2 - 5 de julho - Comunicação estratégica nas organizações ligadas ao elemento “ar”. Com Luiz Alberto de Farias e Ligia Sato
Estratégias de comunicação ligadas à governança corporativa, ética e compliance, monitoramento de riscos, além de ações de sustentabilidade desenvolvidas no contexto de mudanças climáticas, que afetam, inclusive, a qualidade do ar.

Aula 3 - 12 de julho - Comunicação estratégica nas organizações ligadas ao elemento “água”. Com Cynthia Provedel e Fabio Toreta.
Estratégias de comunicação ligadas à responsabilidade social e ambiental, bem como boas práticas de governança corporativa em um contexto que exige a garantia da disponibilidade de água potável para todos, a qualidade da água e o uso consciente sobre esse recurso. Além dessas discussões, há também questões mais específicas, sobre o uso de tecnologias limpas e a utilização de água para a geração de energia

Aula 4 - 19 de julho - Comunicação estratégica nas organizações ligadas ao elemento “fogo”. Com Rozalia Del Gaudio e Pedro Torres
Estratégias de comunicação ligadas à governança corporativa, ética e compliance, monitoramento de riscos, além de ações de sustentabilidade desenvolvidas no contexto que se exige a segurança e a prevenção contra incêndios. Discussões sobre a eficiência energética, o uso de tecnologias limpas e a utilização do fogo de forma adequada nos processos industriais de transformação de matérias-primas, mas também o cuidado para evitar a poluição do ar, a degradação do solo, os incêndios criminosos e a perda de biodiversidade.

Aula 5 - 26 de julho - Comunicação estratégica nas organizações ligadas ao elemento “terra”. Com Paulo Henrique Leal Soares e Juliana Lopes
Estratégias de comunicação ligadas à responsabilidade social e ambiental, bem como boas práticas de governança corporativa em um contexto que exige segurança alimentar, a melhoria da produtividade agrícola, a conservação da biodiversidade, e o uso consciente sobre esse recurso. Além disso, a hipervigilância sobre à extração vegetal e mineral, à construção civil, ao setor agropecuário e à silvicultura. Como uma comunicação estratégica consegue levar aos seus diferentes públicos as narrativas de transformações que estão gerando, perante os desafios do agora e do futuro?

Aula 6 - 2 de agosto - Comunicação estratégica nas organizações ligadas ao elemento “linguagem”. Com Paulo Nassar, Carlos Parente e Vivian Cristina Rio Stella
A evolução da linguagem, o uso da linguagem na comunicação, o impacto da linguagem na vida das pessoas (conexão, desenvolvimento x fake news, violência), a linguagem como ritual para a produção de uma narrativa 

Aula 7 - 9 de agosto - A comunicação estratégica e controvérsias – a inteligência artificial podendo estar presente em (quase) tudo. Com Paulo Nassar, Carlos Parente e Lucas Reis
Produtividade, solução de problemas, avanços tecnológicos, obsolência, perda de empregos, aumento da desigualdade, riscos éticos. Os impactos positivos e negativos da Inteligência Artificial (IA) que tem sido usada em uma grande variedade de atividades humanas, desde o processamento de dados, apoio ao desenvolvimento de produtos, serviços e processos e apoio a pesquisas, até o subsídio para a tomada de decisões.

Aula 8 - 16 de agosto - Palestras e debates sobre comunicação estratégica em um contexto de controvérsias. Com Marcos Troyjo, Paulo Nassar e Carlos Parente
  • Desafios e boas práticas.
  • Alinhamento dos temas discutidos com as estratégias de negócios.
  • Os impactos e as implicações na vida cotidiana e na evolução da sociedade.
  • Novas narrativas, novos desenvolvimentos e perspectivas.

Serviço:
Curso completo em comunicação estratégica e gestão de controvérsias
Instituição: ABERJE

Com Marcos Troyjo, Rozalia Del Gaudio, Lucas Reis, Paulo Nassar, Paulo Henrique Leal Soares, Cynthia Provedel, Ligia Sato, Liz Alberto de Farias, Pedro Torres, Vivian Cristina Rio Stella, Juliana Lopes, Vânia Bueno e Fábio Toreta.
Coordenação de Carlos Parente e Paulo Nassar

De 28 de junho a 16 de agosto
Sextas-feiras, das 9h às 12h
On-line, via Zoom
Para conferir a programação completa, valor do investimento e inscrições, acesse:
https://escolaaberje.com.br/curso/curso-completo-em-comunicacao-estrategica-e-gestao-de-controversias/

Sobre a coordenação do curso
Paulo Nassar é Diretor-Presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje); Professor Titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP); doutor e mestre pela ECA-USP. É coordenador do Grupo de Estudos de Novas Narrativas (GENN), da ECA-USP; pesquisador orientador de mestrado e doutorado (PPGCOM ECA-USP); pesquisador da British Academy (University of Liverpool) – 2016-2017. Entre outras premiações, recebeu o Atlas Award, concedido pela Public Relations Society of America (PRSA, Estados Unidos), por contribuições às práticas de relações públicas, e o prêmio Comunicador do Ano (Trajetória de Vida), concedido pela Fundacom (Espanha).
Carlos Parente é Diretor da Midfield Consulting, profissional com sólida experiencia em Marketing, Comunicação Corporativa e Relações Institucionais e Governamentais, com passagens por empresas como Braskem, ABM AMRO Real, Avon, entre outras.

Sobre a Aberje
A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação. Fundada em 1967, a associação desenvolve pesquisas, estudos estratégicos e publicações para a Comunicação, oferece cursos e eventos de capacitação, promove trocas de conhecimentos entre os associados e reconhece as melhores práticas e profissionais da área. A atuação da Aberje ultrapassa os limites do território brasileiro com participações ou presença nos boards de instituições internacionais como a Fundacom, Global Alliance for Public Relations and Communication Management e Arthur W. Page Society, posicionando-se como um think tank da Comunicação Empresarial Brasileira.

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUCIANA SANTOS TARDIOLI SIMOES
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp