28/05/2024 às 14h28min - Atualizada em 29/05/2024 às 20h02min

Vereadores de SP aprovam a criação do Parque do Bixiga

Relatora do Plano Plurianual, a vereadora Janaína Lima apoiou e sugeriu à prefeitura que iniciasse o processo de criação do Parque do Bixiga

RENATO MIRANDA
foto divulgação
A Câmara Municipal de São Paulo aprovou, em primeira votação (em 21/05), a criação do Parque Municipal do Bixiga, uma antiga reivindicação dos moradores da região central da cidade. Com intensa participação popular, a proposta de criação do parque do Bixiga foi intensamente discutida em audiências públicas.  Relatora do Plano Plurianual da Capital, a vereadora Janaína Lima (PP) apoiou e sugeriu à prefeitura que iniciasse o processo de criação do Parque do Bixiga.

O terreno onde se instalará o Parque do Bixiga foi durante anos alvo de uma disputa jurídica entre o ator, diretor e dramaturgo, Zé Celso Martinez, criador do Teatro Oficina, e o dono do SBT, Silvio Santos, proprietário daquela área, que projetava um conjunto de prédios no local. Para o dramaturgo, a construção de prédios no lugar do Parque, descaracterizaria o projeto da arquiteta Lina Bo Bardi, ao lado do Teatro Oficina.

Como relatora do Plano Plurianual, a principal peça do orçamento da cidade de São Paulo, a vereadora Janaína Lima (PP) apoiou a proposta e sugeriu que a prefeitura iniciasse o processo de criação do Parque. A parlamentar, trabalhou intensamente para tornar realidade o Parque do Bixiga, por entender a necessidade de oferecer um novo espaço de lazer à população e para atender à demanda mais votada em consultas públicas, tornando realidade uma antiga demanda dos moradores da região.

 “A abertura de espaços de lazer na cidade de São Paulo é um investimento que atende à população, aumenta áreas verdes e torna a cidade mais humana” disse a vereadora Janaína Lima. Ela lembra que a necessidade de implantação de novos parques na cidade se intensificou ainda mais com o advento da pandemia, que revelou a centralidade dos espaços verdes e de lazer para o bem-estar da população. A vereadora reitera que avançar e incentivar a implementação de parques na cidade, é essencial para a manutenção dos ecossistemas naturais integrados à vida urbana.

Com a proposta de criação do Parque do Bixiga, a prefeitura propõe ampliar e requalificar os espaços públicos, as áreas verdes e permeáveis e a paisagem; proteger o patrimônio histórico, cultural e religioso e valorizar a memória, o sentimento de pertencimento à cidade e a diversidade e recuperar e reabilitar as áreas centrais da cidade.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
RENATO SANTOS MIRANDA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp