27/05/2024 às 15h52min - Atualizada em 28/05/2024 às 00h02min

Catalão (GO) será palco do projeto "Biblioteca da Diversidade"

Instituições serão beneficiadas com pautas construtivas sobre povos indígenas e cultura afro-brasileiras

DA REDAçãO
Lucas Weilor
As ações do projeto “Biblioteca da Diversidade”, direcionadas para os estudantes de 6 a 12 anos, de instituições públicas do município, serão realizadas em Catalão (GO) nos dias 20, 21 e 22 de maio.

O objetivo do projeto é viabilizar que as instituições possam trabalhar a leitura e arte na educação de base. Além disso, visa proporcionar formação aos professores, para condução de pautas construtivas sobre os povos indígenas e culturas afro-brasileiras.

O projeto "Biblioteca da Diversidade" contempla a produção de uma estrutura de armário móvel, além da doação de obras literárias que têm como foco as culturas afro-brasileiras e de povos indígenas, brinquedos de cunho cultural, oficinas de práticas de mediações de leitura para educadores, bem como atividades infantis com brinquedos.

As estruturas que serão doadas pelo projeto contém 80 livros literários infantis, incluindo temas da cultura afro-brasileira, 5 títulos são impressos em braille. Também serão ofertados 50 jogos e brinquedos educativos, bem como um acervo de materiais artísticos (papéis, lápis, canetinhas, etc).

O projeto conta com intérpretes de Libras e terá monitor que auxiliará o público no espaço e também irá orientar os participantes com deficiências físicas, visuais ou que apresentam espectros, síndromes ou doenças que gerem limitações.

Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Biblioteca da Diversidade” tem a produção da Scorsolino Produções, apoio da Altia e Komedi, com patrocínio da SEFAC, e realização do Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.

“Responsabilidade, comprometimento e sustentabilidade são as diretrizes da Serra do Facão Energia, é o que queremos ensinar às crianças de hoje, pois cremos que o entendimento e assimilação da responsabilidade individual sobre o meio ambiente proporcionará mudança de atitudes no dia a dia e consequentemente a construção de um futuro sustentável”, comenta o Diretor Administrativo Financeiro, Odair Batista Carvalho.


Sobre a SEFAC: A Serra do Facão Energia S.A. – “SEFAC”, tem como atividade a exploração da Usina Hidrelétrica de Serra do Facão – “UHE Serra do Facão”, localizada no Rio São Marcos, com reservatório de 218 km2, banhando terras dos municípios de Catalão, Davinópolis, Campo Alegre, Ipameri e Cristalina, no estado de Goiás, e Paracatu, no estado de Minas Gerais. A Usina Hidroelétrica tem potência instalada de 212,58 MW e energia assegurada de 174,4 MW médios. As instalações de transmissão compreendem uma linha de transmissão, em 138 kV, com 32,8 Km de extensão, circuito duplo, conectando-se à Subestação Catalão da Equatorial, que assegura o fluxo da energia gerada pela UHE Serra do Facão ao Sistema Interligado Nacional (“SIN”).

Instagram: @serradofacao (Serra do Facão Energia)
Facebook: SEFAC – Serra do Facão Energia
LinkedIn: Serra do Facão Energia [SEFAC]

Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos –  exposições,  shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac),que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.

Serviço:
“Biblioteca da Diversidade” em Catalão (GO)
Datas, horários e locais:

20.05 - 09h30 (Cerimônia de entrega das estruturas) e 10h15 (Oficina)
Escola Municipal Patotinha
Rua Guatemala, n⁰180. Bairro das Américas.

21.05 - 09h30 (Cerimônia de entrega das estruturas) e 10h15 (Oficina)
Escola Municipal Frei João Francisco
Rua A n°300 Bairro Santa Helena II.

22.05 - 08h30 (Cerimônia de entrega das estruturas) e 09h15 (Oficina)
Escola Municipal Wison da Paixão
Rua Florianópolis S/N 3411 - 6155, R. Florianópolis - Vila Dona Erondina, Catalão - GO.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ANGELO APARECIDO SASTRE
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp