27/05/2024 às 11h42min - Atualizada em 28/05/2024 às 00h02min

Em cenário crescente, recursos pedagógicos fazem a diferença na implementação de um sistema bilíngue nas escolas

Além do tecnológico, ferramentas trabalhadas dentro da sala de aula tornam o processo de aprendizagem dos alunos mais tangível, lúdico e interativo

GIOVANNA ALVES
Banco de imagem/Freepik

A demanda por proficiência em idiomas nunca foi tão alta como nos dias de hoje, impulsionada pela crescente globalização e interconexão. Só no último ano, houve um aumento de 64% na procura por modelos de ensino bilíngue nas escolas, com destaque para São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, segundo dados do Ministério da Educação (MEC).

Nesse contexto, além da tecnologia cada vez mais presente, recursos e ferramentas pedagógicas emergem como um catalisador essencial para a implementação bem-sucedida de um sistema bilíngue nas escolas. Esse cuidado dentro da sala de aula auxilia diretamente na capacitação dos alunos a dominarem não apenas o conteúdo curricular, mas também a língua estrangeira de forma dinâmica e envolvente. 

Para Vanessa Codecco, head pedagógica da Rhyzos Educação, empresa detentora do sistema bilíngue Twice, atividades práticas durante a aula são tão importantes quanto ferramentas tecnológicas: “Trabalhar de modo concreto com as crianças é de extrema importância para seu desenvolvimento no segundo idioma. A tecnologia é a transformação dentro da sala de aula, mas não anula o contato direto entre professor e aluno”. 

Segundo a head, o Twice apresenta recursos pedagógicos que abrangem desde o professor até o aluno em cada etapa do processo de ensino, como: o “teacher pack”, onde é oferecido o livro do professor, acompanhando do livro do aluno, que contém planos de aula, sugestões criativas e práticas para cada aula a serem ministradas. Ainda, há o flashcards, cartões que são utilizados para recursos visuais que não há a necessidade de tradução. Além da versão física, o sistema de ensino bilíngue também conta com recursos online no Twice Hub.

“De forma tangível, conseguimos trabalhar com mascotes e fantoches, principalmente na educação infantil, assim como jogos de memória, tabuleiro e dominó, por exemplo, que vem como ferramenta lúdica daquilo que foi aprendido dentro da sala de aula. São ferramentas muito relevantes, porque auxiliam os alunos na interação, ativando todos os sentidos durante o processo e isso faz com que essa aprendizagem seja mais significativa para cada um e com mais rápida absorção”, complementa Vanessa. 

A head pedagógica finaliza: “Sistemas tecnológicos também são métodos essenciais para transformar a educação, que vão além do  aprendizado em sala de aula, mas não podemos esquecer do relacionamento direto, com o cuidado de apresentar o ensino bilíngue de perto. Esses materiais ajudam os alunos na construção do conhecimento, torna a aprendizagem mais fácil, contextualizando o que foi aprendido, e traz o lúdico para a aula”. 


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GIOVANNA REBELO ALVES
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