23/05/2024 às 14h37min - Atualizada em 23/05/2024 às 20h02min

Maio Amarelo: 99Moto reforça boas práticas para motociclistas parceiros e passageiros

BRUNA QUINTANILHA
99App.

Maio Amarelo: 99Moto reforça boas práticas para motociclistas parceiros e passageiros

  • Desde lançamento, 99,99% das corridas 99Moto terminaram em segurança;
  • Confira dicas para a melhor experiência durante as corridas.

São Paulo, maio de 2024 -  Desde 2014, no Brasil, o mês de maio é dedicado à conscientização de segurança no trânsito, por meio da campanha “Maio Amarelo”, que busca alertar a sociedade para os altos índices de acidentes no trânsito. Neste ano, o tema “A paz no trânsito começa por você” tem como objetivo principal ampliar o debate referente à insegurança no trânsito brasileiro, engajando a participação de órgãos e entidades que compõem o Sistema de Trânsito Nacional. Neste período, a 99Moto, líder em cobertura em duas rodas no país, também reforça seu compromisso com a sociedade e alerta para a educação entre passageiros e motociclistas para viagens eficientes e seguras.

Em constante crescimento, a categoria, que dobrou o número de corridas no último ano e tornou-se a preferência do público, investe constantemente na conscientização para promoção do respeito e empatia entre passageiros e motociclistas parceiros, por meio do Guia da Comunidade 99, elaborado em parceria com o Instituto Ethos.

A segurança dos usuários é prioridade para a 99 e, em 2023, a empresa investiu R$40 milhões para implementação e aprimoração de recursos de proteção. São mais de 50 sistemas de segurança, incluindo a checagem e validação de cadastros, tanto de condutores como de passageiros, seguro de viagem e uma Central de Segurança 24 horas para promover proteção antes, durante e depois das corridas.

Todas essas iniciativas resultam em 99,99% das corridas finalizadas sem incidentes, tornando a 99Moto 14 vezes mais segura do que viagens de moto realizadas fora do aplicativo - o que é constatado por um estudo mostrando que o DPVAT paga 57,7 indenizações por milhão de viagens em motos em geral, enquanto o aplicativo recebe uma média de 4,1 pedidos de indenização para a modalidade (por milhão de corridas). 

 

Vai na garupa? Confira como ser um bom passageiro de moto

 

Além de todas as ferramentas integradas à plataforma, a 99 ressalta que o conhecimento e a educação em como realizar viagens seguras também são essenciais para a segurança de passageiros e motociclistas parceiros. Para incentivar uma experiência única e segura, a 99Moto reforça seis importantes orientações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para uma boa experiência.

 
  1. Siga as instruções de quem dirige a motocicleta. Caso sinta necessidade, peça ao motociclista parceiro orientações sobre como subir na moto, onde se segurar e como se comportar em curvas. Estar seguro e confiante é muito importante para a segurança de ambos;
  2. O capacete é item obrigatório, conforme previsto do Código de Trânsito Brasileiro e, sem esse equipamento de segurança, não é permitido prosseguir com a viagem;
  3. Quando a moto precisar parar, o passageiro deve manter os pés na pedaleira;
  4. Não utilize calçados que saiam do pé com facilidade, dando preferência para os que são firmes e fechados.
  5. Não é permitido usar roupas com tecidos longos, pois elas podem enroscar em alguma parte da moto em movimento e causar acidentes ou ferimentos; 
  6. Quem consumir álcool (ou qualquer outra substância que altere o seu equilíbrio), não deve solicitar corridas na categoria 99Moto. Use outras opções da 99 como 99Pop e 99Taxi. 
 

No caso de descumprimento de alguma regras, para a segurança de todos, o motociclista parceiro tem a liberdade de cancelar a corrida, sem quaisquer tipo de penalização. 

 

“A segurança depende da colaboração de todos. Além disso, para o desenvolvimento de um ambiente seguro e de boa convivência entre todos, a companhia desenvolveu em 2020, em parceria com o Instituto Ethos, o Guia da Comunidade, que explica o que é ou não permitido durante as viagens e oferece mais informações para passageiros e condutores de carros e motos por aplicativo”, explica Luís Gamper, Diretor de Duas Rodas na 99. 

Atenção motociclista! 

Para complementar todas as dicas, a 99Moto também recomenda que o motociclista parceiro, além de seu capacete de uso, tenha um outro extra para a utilização dos passageiros ou que o usuário, se desejar, esteja munido de seu próprio item. No caso de falta do capacete para qualquer um que estiver sobre a moto, não é possível prosseguir com a viagem, pois o equipamento é item obrigatório por lei. Nesses casos, o motociclista não recebe nenhuma penalização pelo cancelamento da corrida.

Aos motociclistas, uma boa dica é perguntar para os passageiros se possuem experiência nesse tipo de transporte. Importante, principalmente se for a primeira vez, orientar sobre como andar com segurança de acordo com com os pontos acima.

Os condutores devem ainda respeitar as normas de trânsito e os limites de velocidade e operacionais da moto, assim como não levar animais domésticos e nem bagagens na modalidade. É permitido trabalhar para as categorias 99Moto e 99Entrega, mas nunca de forma simultânea.

Sobre a 99

A 99 é uma empresa de tecnologia que oferece conveniência e soluções para as necessidades dos brasileiros. O aplicativo faz parte da companhia global Didi Chuxing (“DiDi”) e no Brasil conecta pessoas a serviços de mobilidade, pagamentos e entregas.

Informações à imprensa

Máquina Cohn & Wolfe

E-mail: [email protected] e [email protected]


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
BRUNA OLIVEIRA QUINTANILHA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp