20/05/2024 às 18h34min - Atualizada em 21/05/2024 às 08h01min

Publicidade em TV conectada surge como alternativa a um mundo sem cookies

‘Cookieless’ por natureza, a CTV oferece caminho inovador para alcançar audiências relevantes sem depender dos métodos tradicionais de rastreamento por cookies de terceiros; veja vantagens de usá-la em campanhas

GIOVANNA MIRANDA
Kivi
São Paulo, 20 de maio de 2024 – Na era digital, os chamados “cookies de terceiros” foram o pilar fundamental para rastrear o comportamento do usuário online e fornecer anúncios personalizados. Porém, com o aumento da preocupação com a privacidade e regulamentações mais rigorosas, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), os “third-party cookies”, do original em inglês, estão desaparecendo gradualmente da publicidade digital desde 2020. Tratam-se de pequenos arquivos de texto que contêm fragmentos de dados, usados para identificar o dispositivo de um usuário e monitorar sua atividade online, bem como para realizar rastreamento entre diferentes sites e direcionar anúncios específicos baseados no histórico de navegação do usuário.

Para Marcelo Cohen, country manager de Kivi no Brasil, o progresso na indústria publicitária está em se adaptar às mudanças tecnológicas e priorizar a privacidade do usuário enquanto se busca manter a eficácia nos anúncios. Neste sentido, a publicidade em TV conectada (CTV) é uma alternativa para a integração entre dispositivos sem cookies, pois ao oferecer conteúdos na internet, ela gera experiência personalizada e segmentação de audiência mais precisa.

“Por ser ‘cookieless’ por natureza, a CTV oferece um caminho inovador para alcançar audiências relevantes, sem depender dos métodos tradicionais de rastreamento por cookies. Além disso, a natureza da TV conectada baseada em IP oferece novas oportunidades em todas as plataformas de conteúdos, como a TV linear tradicional, paga ou aberta, streaming, aplicativos de serviços e consoles de jogos”, explica o executivo de Kivi, adtech pioneira em soluções para campanhas de vídeo com foco em CTV e líder na América Latina, com atuação no Brasil.

Cohen observa, no entanto, que a transição para tecnologias que não necessitam de cookies de terceiros não é algo que possa ser feito da noite para o dia. “Trata-se de mudar a forma como funciona toda uma infraestrutura de campanhas, alterar a estratégia para alcançar a audiência e encontrar um parceiro de confiança para a fase de implementação de novas tecnologias”, pondera ele.

Confira abaixo as vantagens de usar a TV conectada em campanhas publicitárias:  
  • Segmentação precisa – A CTV permite direcionar-se a audiências específicas baseadas em dados demográficos, comportamentos de visualização e preferências de conteúdo.
  • Medição de resultados de forma precisa e confiável – Ao contrário dos cookies, que podem ser bloqueados ou eliminados, ao chegar a um IP específico, a TV conectada oferece medições mais precisas e confiáveis sobre a efetividade da publicidade. Uma delas é a TrackTV, ferramenta desenvolvida por Kivi que permite a medição do impacto dos anúncios em CTV em outros meios, como celular e computador.
  • Maior transparência e cumprimento normativo – Ao não depender de cookies de terceiros, as preocupações sobre a privacidade dos dados são reduzidas, o que pode levar a uma maior confiança do consumidor e ao cumprimento normativo.

Sobre a KiviAdtech fundada em 2022, a Kivi é uma empresa líder global na América Latina, pioneira em soluções para campanhas de vídeo com foco em TV conectada (CTV). Atualmente, está presente em países como Estados Unidos, México, Argentina, Uruguai, Colômbia e Brasil. Para mais informações, clique aqui.
 

 

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GIOVANNA DA SILVA MIRANDA
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