17/05/2024 às 16h58min - Atualizada em 20/05/2024 às 20h01min

CGI.br doa R$ 250 mil para socorrer vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

Valor será destinado à organização sem fins lucrativos Ação da Cidadania, que está atuando em prol da população atingida pela tragédia climática; Colegiado também se articulará para combater a disseminação de falsas notícias que prejudicam iniciativas de assistência

ROBSON SILVA
Foto: Comunicação Portos RS
O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) se somou às mobilizações em prol das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Em reunião nesta sexta-feira (17), o Colegiado decidiu, por meio de resolução, doar R$ 250 mil para a organização sem fins lucrativos Ação da Cidadania, que está à frente de uma campanha para ajudar a população atingida pela maior tragédia climática enfrentada pelo estado. O trabalho desenvolvido pela ONG terá duas etapas: na primeira, o foco é levar itens emergenciais, como alimentos, água mineral e produtos de higiene pessoal e limpeza, para as famílias afetadas pelas fortes chuvas. Num segundo momento, o objetivo é levantar recursos para que elas possam reconstruir suas vidas. 

Além da doação, o colegiado se comprometeu a promover uma "articulação multissetorial para organizar e convidar esforços que apontem diretrizes e ações sobre os usos da Internet que possam auxiliar situações de crise e, em especial, combater a disseminação de desinformações e falsas notícias que prejudicam as ações públicas de assistência, segurança, saúde, infraestrutura, necessárias para proteção à vida e à solidariedade".

De acordo com balanço divulgado na manhã desta sexta-feira pela Defesa Civil do estado, 154 óbitos foram confirmados e 98 vítimas estão desaparecidas. Ao todo, 461 municípios foram atingidos, afetando 2.281.830 de habitantes. O número de feridos chegou a 806 e o de desalojados alcançou 540.192. Segundo o órgão, 78.165 estão em abrigos. Até agora, 82.666 pessoas e 12.108 animais foram resgatados.

Confira a resolução do CGI.br na íntegra: Link.
Para participar da campanha Emergências, da Ação da Cidadania, acesse site www.acaodacidadania.org.br/emergencias.

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ROBSON MERIEVERTON DOS SANTOS SILVA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp