02/05/2024 às 14h49min - Atualizada em 02/05/2024 às 20h03min

A arte da contação de histórias na mediação de leitura é foco de oficina cultural neste sábado (4)

Atividade promovida pela 2ª edição do Projeto Angá acontece das 9h às 13h, na Biblioteca Sinhá Junqueira (centro). A participação é aberta e gratuita. Classificação livre

Verbo Nostro
(Divulgação)
No próximo sábado, 4 de maio, a Biblioteca Sinhá Junqueira, em Ribeirão Preto, abre seu espaço para o Projeto Angá e sedia a oficina cultural “Narrativas vivas: a arte da contação de histórias na mediação de leitura”, que será oferecida gratuitamente, das 9h às 13h. A biblioteca fica na Rua Duque de Caxias, 547, centro. Os interessados em participar devem comparecer ao local e se inscrever na entrada.  São 20 vagas abertas e gratuitas.

A atividade será ministrada pela escritora e professora Tatiana Brechani, que é pós-graduada em Literatura, Arte e Pensamento Contemporâneo pela PUC-RJ. Ela dirigiu as operações do Observatório do Livro, sendo responsável pela execução de mais de 200 clubes de leitura pelo país, utilizando a Biblioterapia. Em projetos pessoais, mescla técnicas e linguagens artísticas na mediação de leitura, em oficinas e salas de aula, como forma de vivenciar o direito humano à literatura.

A profissional é uma convidada da arte-educadora e contadora de histórias do projeto Angá, Monalisa Machado. Neste encontro, Tatiana Brechani, vai explorar a parceria frutífera entre a arte e a ciência de contar histórias na mediação de leitura. “Vamos mostrar como ambas as técnicas, em suas linguagens artísticas, podem enriquecer a experiência, de forma teórica e prática, em diversos espaços culturais, educacionais, familiares e comunitários”, explica Tatiana.

O objetivo de cada agenda do projeto, segundo Monalisa Machado, é explorar a contação de histórias em diferentes vertentes e narrativas. “A cada encontro, visamos propiciar o conhecimento atrelado à oportunidade da vivência prática e da interatividade com o público”. As oficinas possibilitam o contato entre contadores de história, atores e outros artistas consagrados, além de professores e arte-educadores, “o que gera uma troca positiva e capacitação  aos participantes”, complementa.

Com produção executiva da Origem Produções, o projeto Angá oferece oficinas de Artes Cênicas, Circo, Música e Contação de Histórias e conta com o ProAC (Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias do Governo do Estado de São Paulo), além de patrocínio da Rodonaves. Mais informações [email protected].

Sobre a Origem Produções

Empresa de consultoria e gestão de projetos criativos, com vocação consolidada para atuar em diversas áreas, como cultura, educação, sustentabilidade, esporte e responsabilidade social. Fundada em 2007, a Origem Produções desenvolve trabalhos em todo o país e soma experiências no exterior. Com equipe capacitada e constantemente atualizada sobre as exigências legais e tendências nas diferentes áreas de atuação, a produtora vem se destacando no mercado e conquistando a confiança de clientes e parceiros com transparência. Seus serviços, alinhados às estratégias de negócios e de comunicação das empresas, ampliam o relacionamento com a comunidade e colaboradores, além de dar visibilidade às políticas corporativas. Como interface entre artistas e patrocinadores, a Origem propicia o acesso à cultura, a interação social e o desenvolvimento humano.

SERVIÇO

O QUE: “Narrativas vivas: a arte da contação de histórias na mediação de leitura” - atividade da 2ª edição do Projeto Angá

Data: 4/5/2024 (sábado)
Horário: 9h às 13h
Local: Biblioteca Sinhá Junqueira, situada à Rua Duque de Caxias, 547
Entrada: participação aberta e gratuita, Classificação: livre

Obs. O interessado deve inscrever-se na entrada da oficina, diretamente com a professora responsável no local.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp