15/05/2024 às 18h12min - Atualizada em 17/05/2024 às 04h04min

Exposição gratuita em São Paulo reúne 8 coletivos artísticos

Idealizado por Juliana Lewkowicz, o projeto ficará aberto ao público do dia 18 ao dia 20 desse mês

UIRá BANHEZA
Cataratas,  Juliana Lewkowicz
No próximo dia 18 de maio será inaugurada em São Paulo, na Vila Olímpia, a exposição "PIRACEMA: deslocamentos em busca de outros mundos possíveis a partir da arte (2024)", que reunirá 8 coletivos artísticos. Ao todo, serão mais de vinte artistas, com uma programação de performances e uma mostra de cinema que vai acontecer no fim do dia, no solar do prédio ao ar livre.

Aberto ao público de forma gratuita, o projeto foi idealizado por Juliana Lewkowicz (em parceria com a artista Malka Borenstein) e nasceu de sua pesquisa de mestrado na PUC-SP, que partiu do estudo dos diálogos possíveis entre arte e natureza, além da vontade de reativar um espaço desocupado, onde foi uma fábrica de sapatos artesanais.

A ideia que guiou a construção dessa curadoria foi de que o modo de vida que nós (povo da mercadoria – Kopenawa) escolhemos para viver acabou gerando uma crise ambiental e, portanto, seria preciso buscar outras formas de estar no mundo se quisermos viver em um planeta que não seja hostil para a vida humana. A exposição então foi construída a partir da pergunta: como a arte poderia nos ajudar a pensar outros mundos possíveis?

“PIRACEMA: deslocamentos em busca de outros mundos possíveis a partir da arte é um experimento artístico que convida o espectador a se deslocar dentro de um espaço independente de arte. Um movimento exploratório que coloca em discussão as fronteiras entre espaço-obra-espectador e artista-curador, na busca de construir uma exposição a partir de vínculos, afecto e afecções artísticas”, explica Juliana. A idealizadora também ressalta que o local será um espaço independente, estruturado para articular uma rede de artistas que nadam contra a corrente do sistema artístico institucional, ou seja, artistas autônomos, artistas-pesquisadores, artistas sem galeria, artistas-ativistas, coletivos de artistas e artistas fora do circuito tradicional da arte.

 
Idealização: Juliana Lewkowicz
Curadoria: Juliana Lewkowicz e Malka Borenstein 
Produção: Giulia Lapetina (Ūkalli)
 
SERVIÇO:
Abertura: dia 18 de maio 
Encerramento: 20 de maio 
Endereço: Rua Gomes de Carvalho, 615 – Vila Olímpia
Entrada gratuita
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
UIRA BANHEZA DE ALMEIDA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp