29/04/2024 às 12h21min - Atualizada em 29/04/2024 às 20h04min

Análise tática será decisiva no Brasileirão desse ano, diz especialista

Competição terá 38 rodadas

ProImprensa Comunicação
Divulgação
O uso de dados está cada vez mais presente no futebol. Esse tipo de atividade se tornou ainda mais valiosa, quando os dados são analisados e geram informações estratégicas para as equipes ganharem seus jogos.

O cenário sinaliza estar presente no Campeonato Brasileiro, que começou no último dia 13 de abril, conforme relata o analista tático André Guilherme, que tem passagens por vários clubes – como a Inter de Limeira.

Ele citou como exemplo a última Copa São Paulo de Futebol Júnior. André Guilherme avaliou os atletas do Aster Itaquá e o comportamento dos adversários. Na fase de mata-mata, o Aster se viu diante do poderoso Palmeiras, que coleciona títulos também nas categorias de base.

“Notamos que um dos atacantes do Palmeiras não voltava para ajudar na marcação, quando a equipe adversária tinha a posse de bola. Essa situação acontecia principalmente no momento em que o ataque adversário ocorria pelo lado contrário da faixa de campo em que esse jogador atuava”, conta André.

Surgia uma oportunidade, que foi informada à comissão técnica do Aster, em reunião antes da partida. O treinador da equipe citou a situação na preleção aos seus atletas e, numa virada de bola, surgiu a jogada que terminou no gol do Aster que eliminou o Palmeiras da competição.

Brasileirão competitivo

Situações como essas serão cada vez mais comuns até mesmo no Campeonato Brasileiro, que começou no dia 13 de abril. “Os jogos do Brasileirão, em suas várias divisões, tendem a ser muito competitivos e equilibrados. Resultados serão definidos a partir de detalhes que conseguimos levantar fazendo a análise, e não apenas na questão técnica de cada elenco”, afirma André.

Flamengo, Palmeiras e Atlético Mineiro são apontados pelo analista como favoritos ao título nacional. Dentre os demais, ele cita que clubes vindos da Série B e que fizeram bons estaduais podem surpreender, como Juventude, Criciúma e Atlético (GO).

Embora tenha apenas 29 anos de idade, André acumula experiência no futebol paulista e mineiro. Começou a carreira em 2015 na Inter de Limeira, como supervisor de futebol. Também foi vice-presidente do clube, colaborando com a gestão até 2018, período em que o time limeirense conseguiu o acesso para a Série A2 do Campeonato Paulista e garantiu vaga na Copa do Brasil.

Ainda em 2018, iniciou sua transição profissional para o campo. Foi treinador em escolas de base e ocupou o cargo de head scout na RJ Assessoria, empresa que administra a carreira de jogadores. O head scout atua na busca de atletas e mapeamento de mercado, a partir do perfil definido por um clube.

Já em 2021, André trabalhou como gerente de futebol e auxiliar técnico. Passou por três clubes da divisão de acesso do Campeonato Mineiro, além de equipes paulistas. Possui o certificado de Análise de Desempenho na Base pela CBF Academy e está realizando o curso para obter a licença da Associação de Treinadores do Futebol Argentino (ATFA).

Em suas redes sociais, André posta vídeos motivacionais junto aos atletas, antes e depois das partidas. “O jogador apresenta um lado emocional que precisa ser trabalhado, em busca de um melhor rendimento”, destaca.

Porém, os dados seguem tendo uma grande importância no dia a dia de um clube. “A interpretação dessas informações definirá partidas, não importando o estágio técnico dos clubes que se enfrentam”, completou.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp