06/12/2023 às 16h39min - Atualizada em 07/12/2023 às 00h05min

Conheça os principais pratos da farta culinária da Bahia

Exaltada em músicas e na cultura popular brasileira como um todo, a culinária baiana é singular e atrai pessoas do mundo todo para provar sua riqueza

a
GiovanniSeabra/ istock

O Brasil é um país de cultura riquíssima, belas paisagens e, principalmente, de culinária farta e saborosa. E, assim como seu povo, um verdadeiro caldeirão de misturas entre as mais diferentes raças e etnias, sua comida é bastante diversa. Cada região carrega consigo pratos e sabores únicos, fruto das mais diversas tradições. 

 

E é no berço do Brasil, a Bahia, que essa mistura fica mais evidente. Com influências africanas, europeias e dos povos originários, que passam das receitas próprias de cada povo até os ingredientes utilizados, foram se formando os pratos típicos do estado, hoje conhecidos pelo país todo e quiçá pelo mundo também.

 

Do sertão ao litoral, algumas características se destacam: a predileção pelos temperos fortes como o dendê e as pimentas, e a presença dos frutos-do-mar, principalmente na região do Recôncavo, mais próxima ao mar. A comida também tem forte presença nas religiões de matriz africana, uma vez que é comum que pratos sejam preparados e oferecidos aos orixás nos terreiros.

 

Certamente o acarajé é o prato mais famoso dentre todos os pratos tipicamente baianos, muito pela associação desse prato com as baianas, tão representadas nos desfiles de escolas de samba, com uma ala só delas. Hoje é reconhecidamente uma profissão, além de Patrimônio Imaterial da Bahia.

 

O ingrediente principal da iguaria preparada por elas é o feijão-fradinho. Utilizado como farinha, é transformado então em bolinho e imerso em óleo de dendê para ser frito. No recheio, vatapá ou caruru. Pode ser servido tanto bem apimentado - na sua variante “quente” - como não apimentado. Para completar o recheio, vinagrete e camarão.

 

O caruru é como um creme de quiabo bastante típico, também bem presente nas cerimônias religiosas. Comumente servido no acarajé, mas também utilizado como acompanhamento de carne, frango ou peixe. Já o vatapá é uma mistura de farinha, fubá ou pão dormido com leite de coco, camarão, amendoim, castanha-de-caju e temperos. 

 

Os frutos-do-mar e o dendê formam a base de outro prato bastante tradicional: a moqueca. De origem africana, é um ensopado, geralmente cozido em panela de barro e engrossado com leite de coco. É servido na própria panela junto de arroz e farofa.

 

De origem indígena, a tapioca é um prato tradicional baiano, embora tenha se espalhado pelo Brasil todo. Feito de farinha de mandioca, o prato pode ser combinado com qualquer ingrediente, embora na Bahia o mais comum seja consumi-lo com carne seca, no interior, e com camarão, no litoral.

 

Mas não é somente de pratos salgados que a culinária baiana é feita. Do coco, é feito o principal doce, a cocada. A cocada branca é a sua versão mais clássica e só leva coco, água e açúcar. Conhecida por todo o Brasil e com diversas variedades encontradas por toda a América Latina, é repleta de vitaminas do complexo B e vitamina C.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp