21/11/2023 às 16h27min - Atualizada em 22/11/2023 às 12h01min

TBForte é a primeira empresa de transporte de valores a fazer a custódia do meio circulante do Banco Central no Rio de Janeiro

Atualmente, o BB é a única instituição que armazena e gerencia o numerário do BC distribuído para os estabelecimentos bancários em praticamente todos os municípios brasileiros. A partir da assinatura do contrato de terceirização, a TBForte torna-se a primeira companhia de guarda de valores a ter essa responsabilidade

Karina Oliveira Landi
público
A TBForte, especializada em segurança e transporte de valores, que desenvolve soluções customizadas com o objetivo de garantir eficiência, autonomia e segurança para diversos setores, é a primeira companhia privada selecionada pelo Banco do Brasil a responder pelos serviços de custódia do dinheiro do Banco Central na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Essa é uma tarefa que desde 2006 vinha sendo desempenhada exclusivamente pelo BB, e esse modelo funcionava da mesma forma em todo o País até o início deste ano, quando o banco precisou entregar o prédio que alugava no bairro do Andaraí, na capital carioca, e teve que buscar uma alternativa para garantir a qualidade de armazenamento e a segurança do meio circulante (moeda metálica e cédulas em circulação).

Seguindo uma tendência mundial de terceirização, o BB realizou, então, a licitação para contratar no Rio de Janeiro um fornecedor que pudesse responder pelos serviços de armazenamento e processamento, incluindo a classificação das cédulas úteis e não úteis para posterior destruição pelo Banco Central do Brasil.

Sendo a primeira empresa do setor de guarda e transporte de valores no Rio de Janeiro a fazer a custódia para o Banco Central, a TBForte, portanto, como vencedora na licitação do Banco do Brasil, passa a ser responsável pela custódia do meio circulante, além do atendimento das necessidades de numerário dos bancos. Isso significa que a empresa estará envolvida em qualquer movimentação que os bancos façam no Rio de Janeiro junto ao Banco do Brasil, que faz a custódia para o Banco Central. Este, por sua vez, seguirá como responsável pela gestão e fiscalização dos serviços.

“É um momento ímpar para a companhia, pois fazemos parte de uma nova opção de mercado que vai melhorar ainda mais a circulação de numerário no Brasil. Ao vencer a licitação, conseguimos mostrar que temos total condição para prestar esse serviço com excelência”, explica Gabriel Damasceno, superintendente da TBForte.

De acordo com Gabriel, com esse novo modelo de custódia, muitos riscos são minimizados por conta da otimização do fluxo de circulação, da logística e da mão de obra. “Faremos toda a gestão do numerário em nossa base. Apenas haverá a transação interna para as instituições financeiras que solicitarem alguma movimentação. Ou seja, a TBForte fará as transações e atenderá o BB e as outras instituições financeiras de forma ainda mais segura e eficiente”.

Novos investimentos
Para atender os serviços previstos na licitação do Banco do Brasil, tornando-se responsável pela custódia do meio circulante do Banco Central, a TBForte ampliou o volume de capacidade instalada em quatro vezes para armazenamento, processamento, preparação e prepostos – espaço destinado aos representantes das outras guardas.

Gabriel também destaca também que, ao longo de todo o processo, a TBForte tem adotado conceitos modernos de armazenagem, desde a aplicação de diversos equipamentos de movimentação de cargas, utilizando transpaleteiras elétricas, até o armazenamento vertical, em níveis, já que uma operação deste tamanho se faz necessário operar grandes quantidades de cargas paletizadas. “Importante frisar que todas as adaptações na base foram realizadas rapidamente, de acordo com a necessidade do contratante. Com pouco mais de 60 dias, tudo já estava pronto para atender às demandas. Em condições normais, uma obra desse porte pode levar cerca de 120 dias, o que mostra a eficiência do nosso planejamento, além da expertise e resiliência para se adaptar em uma grande mudança”, reforça o executivo.

A empresa também acaba de investir em mais um equipamento de separação e contagem de cédulas de dinheiro, conhecido como processamento de numerário, que será fundamental para auxiliá-la nessa nova fase. Importado da Alemanha, o equipamento possui um módulo com quatro saídas com cintagem que permitem a classificação, contagem e formação do milheiro.

Segundo Alexandre Ventura, gerente executivo de operações da TBForte, esse modelo é o mais moderno que existe no Brasil e a tecnologia proporciona mais agilidade às operações, já que processa 33 cédulas por segundo. “Com essas novas máquinas, vamos aumentar a movimentação de 800 para 2000 notas por minuto. Ao todo, serão selecionados 118 milheiros por hora, com atividades em três turnos e 70% de ocupação do equipamento”, detalha.

Segundo Max Madruga, gerente executivo de risco e segurança da TBForte, após as adequações necessárias para suportar o serviço do Banco do Brasil, a unidade do Rio de Janeiro passou por inspeções técnicas do próprio BB, do Banco Central, da Polícia Federal e de representantes da seguradora responsável pela cobertura securitária dessa operação, mantendo elevada a avaliação de segurança física de suas instalações e das medidas de defesa instaladas na filial.

Sobre a TBForte
Criada em 2008 e pertencente ao grupo TecBan, a TBForte é especializada em segurança e transporte de valores. A empresa oferece soluções completas em logística, processamento de numerário, cofre inteligente e soluções personalizadas para instituições financeiras e para o varejo, contribuindo para a otimização do ciclo de numerário no Brasil. A empresa tem como principal missão fornecer ao mercado serviços de gestão de numerário com segurança, credibilidade e eficiência, provendo valor aos clientes e à sociedade.

Com mais de 4.900 colaboradores, a TBForte conta com mais de 670 carros-fortes e leves em sua frota e mais de 30 bases operacionais distribuídas em 16 estados. Com essa estrutura, a empresa realiza o atendimento de cerca de 5.000 estabelecimentos comerciais e agências bancárias, além de 22 mil pontos atendidos. Em 2022, lançou o seu primeiro carro-forte 100% elétrico.

Para mais informações, acesse o site da TBForte.

-


Atendimento à imprensa TecBan: [email protected]
Karina Landi - (11) 96811-1603
Eloisa Rangel – (11) 98886-5318

Renan Frizzo – (11) 99607-2420
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp