17/05/2024 às 14h36min - Atualizada em 17/05/2024 às 16h02min

Goiânia sedia seminário sobre oportunidades de negócios em Portugal

Verbo Nostro
https://www.instagram.com/verbonostro/
divulgação
Os empresários e empreendedores goianos terão oportunidade de conhecer importante porta de entrada para investimentos no mercado europeu no “Seminário de Oportunidades: Internacionalização de Empresas Goianas no Mercado Português”, que acontece no dia 20 de maio, na sede da Fieg/Casa da Indústria (avenida Araguaia, 1.544, Leste Vila Nova). O evento é uma realização da Fieg - Federação das Indústrias do Estado de Goiás, Fecomex-GO – Escritório Internacional da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás e Brasil Salomão e Matthes Advocacia. A programação  completa pode ser conferida no serviço abaixo ou pelo link.

Segundo Klaus Marques, sócio de Brasil Salomão e coordenador da unidade em Goiânia, o evento é um desdobramento da missão empresarial liderada pela Fieg a Portugal, no final de 2023, para participação no Web Summit Lisboa e, agora,  traz orientações atualizadas para empresários que buscam entrar na rota da internacionalização.  "Portugal, com sua localização estratégica e atrativos de incentivos, tem se destacado como uma opção promissora para empresários e investidores brasileiros que desejam explorar novos horizontes no mercado internacional", comenta o advogado.

Para o presidente da Fecomércio-GO, Marcelo Baiocchi Carneiro, a importância do evento, que traz atores relevantes no processo de internacionalização de empresas brasileiras, reflete a magnitude da relação entre Brasil e Portugal, país considerado como a porta de entrada dos produtos brasileiros no continente europeu. “Este evento é parte do trabalho da Fecomex, que busca ampliar a participação das empresas goianas no mercado internacional”, diz.

"Estivemos em Portugal recentemente e identificamos diversas oportunidades para o empresariado goiano, inclusive com linhas de financiamento para investidores estrangeiros. Além da facilidade de comunicação, porque falamos a mesma língua, Portugal se destaca como uma excelente opção para entrada de nossos produtos no mercado europeu”, acrescenta o presidente da Fieg, Sandro Mabel. 

A pauta dos organizadores para o seminário tratará desde incentivos governamentais até oportunidades em diferentes setores. Entram em destaques abordagens como: Portugal 2030 e PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) - programas do governo que oferecem incentivos significativos para investidores estrangeiros, visando impulsionar o desenvolvimento econômico e a inovação em setores-chave. O PRR tem como foco a recuperação pós-pandemia e a transformação digital, enquanto o Portugal 2030 promove o crescimento sustentável através de fundos da União Europeia.

“Entre os principais atrativos do programa Portugal 2030 está a possibilidade de acessar linhas de financiamento governamentais que podem ser caracterizadas como empréstimos a fundo perdido. Tal circunstância faz com que essas linhas de financiamento e as taxas de retorno dos investimentos dos empresários, que acessam o mercado português, sejam muito melhores e justifiquem, muitas vezes, o aumento da sua produção posterior e o acesso a novos mercados de uma forma incentivada”, avalia Fernando Senise, sócio-advogado e gestor das unidades de Brasil Salomão em Portugal, instaladas desde 2018, nas cidades de Lisboa e Porto.

Mercado de investimento imobiliário
Outro tema em foco no seminário serão as oportunidades no mercado imobiliário português. O setor tem sido atraente para investidores estrangeiros devido a preços relativamente acessíveis em comparação com outras capitais europeias. Com incentivos fiscais e estabilidade econômica, muitos brasileiros estão buscando investir em imóveis residenciais e comerciais em cidades como Lisboa e Porto. “Em todos os cenários, é fundamental entender as leis e regulamentos locais ao investir em Portugal, incluindo questões relacionadas a impostos, estruturas empresariais, aspectos imigratórios e culturais”, finaliza Senise.

Além do seminário, a programação se estenderá no dia 21 de maio, oferecendo reuniões a serem agendadas com especialistas, das 9h às 12h, na sede do Fecomércio (avenida 136, 1.084, St. Marista, Goiânia/GO). 

SERVIÇO
“Seminário de Oportunidades: Internacionalização de Empresas Goianas no Mercado Português”


Data: 20 de maio de 2024, das 14h às 18h
Local: Fieg/Casa da Indústria (avenida Araguaia, 1.544, Leste Vila Nova, Goiânia/GO)
Destaques da programação
•    História e contributo no ambiente de negócios no Brasil e na expansão para Portugal – Klaus Marques (Brasil Salomão)
•    Programas de Incentivos Governamentais em Portugal: Plano de Recuperação e Resiliência e Portugal 2030 na área industrial – Simão Calado – (Ibero Partners);
•    Internacionalização para acessar o Mercado de Capitais Europeu - André Barbieri (Banco Master de Investimento);
•    A preparação das empresas brasileiras para a Internacionalização - Benício Filho (Atlantic Hub);
•    O Mercado Imobiliário em Portugal - Silvana Dorta (Jardins & Co), Fernando Senise (Brasil Salomão);
•    Aspectos legais da internacionalização de empresas para Portugal - Fernando Senise, Klaus Marques e Gabriel Prata (Brasil Salomão);
Imigrar para Portugal - Fernando Senise (Brasil Salomão).

Realização: Fieg, Fecomex e Brasil Salomão e Matthes Advocacia
Apoio: Ibero Partners, Bauc, Atlantic Hub, Jardins & Co e CIN (Centro Internacional de Negócios de Goiás)

Inscrições gratuitas pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/seminario-de-oportunidades-internacionalizacao-de-empresas-goianas-no-mercado-portugues/2422542

Sobre Brasil Salomão
Fundado em 1969, completou 55 anos de atuação em 1º de março de 2024. Nesta longa trajetória consolidou-se como escritório full service. Atualmente, são 10 unidades em funcionamento no Brasil: São Paulo (SP), Ribeirão Preto (SP), Campinas (SP), Franca (SP), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Três Lagoas (MS), Goiânia (GO), Cuiabá (MT), Rondonópolis (MT) e está presente em Portugal há cinco anos nas cidades de Lisboa e Porto. Reúne profissionais especializados e voltados para o aprimoramento contínuo e para a busca pela excelência no atendimento ao cliente. 

Para mais informações, acesse:
www.brasilsalomao.com.br e www.brasilsalomao.com.br/portugal/ 
Redes sociais - Brasil
Facebook - facebook.com/BrasilSalomaoeMatthes
Instagram - instagram.com/brasilsalomaoematthes/
LinkedIn -  linkedin.com/company/brasil-salom-o-e-matthes-advocacia
YouTube - https://www.youtube.com/c/BrasilSalomao_

Redes sociais – Portugal
Facebook - facebook.com/brasilsalomaoportugal
Instagram - https://www.instagram.com/brasilsalomaoportugal
LinkedIn - linkedin.com/company/brasil-salom-o-e-matthes-advocacia
YouTube - https://www.youtube.com/c/BrasilSalomao_

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VALTER JOSSI WAGNER
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp