16/11/2023 às 16h20min - Atualizada em 17/11/2023 às 00h08min

Justo lança a marca própria Do Justo, que já nasce com mais de 341 produtos

Produtos com a assinatura do supermercado 100% digital líder na América Latina compreendem frutas e legumes, granel, aves, ovos, bovinos e alternativas saudáveis. Expectativa é que a marca própria represente 30% do share de vendas , em 2024

Naiane Santos
naianesantos.com.br
Divulgação
O supermercado online Justo lança a marca própria Do Justo, com produtos que reforçam seus diferenciais em um setor da economia digital que vem evoluindo progressivamente. A plataforma passa a oferecer um portfólio de produtos que traz sua curadoria, refletindo os atributos de qualidade, frescor e praticidade proporcionados pela tecnologia desenvolvida pela empresa, que é um de seus diferenciais no mercado.

A marca Do Justo nasce com 341 produtos, entre frutas e legumes, granéis, padaria, frangos sem antibióticos, ovos livres de gaiola, carnes e alternativas saudáveis e convenientes que já estão disponíveis na plataforma. Até dezembro, o portfólio deve totalizar 352 itens, compreendendo ainda mais produtos das categorias já disponíveis, desenvolvidos a quatro mãos a partir da parceria do Justo com produtores locais e com a indústria. 

A marca do Justo é norteada por três princípios: oferecer itens de alta qualidade e bom preço; garantia de produtos frescos; e compor um portfólio amplamente diversificado para abastecimento da casa. A seleção dos fornecedores para a construção do portfólio da marca própria é minuciosa, segundo André Braga, Country Manager da operação brasileira do Justo: “Estamos tendo muito cuidado com a escolha de fornecedores que conversam com nossa proposta de valor, ancorada no sabor, qualidade, frescor e saudabilidade. Quando nos dispomos a colocar nossa marca no produto, somos mais criteriosos ainda”.

Os produtos atualmente identificados com a marca própria Do Justo na plataforma já refletem um crescimento de 22% em vendas, comparando Julho e Agosto/2023. “Somos obcecados pelo cuidado com os itens que comercializamos, desde a sua origem até a entrega aos nossos clientes. Nossa assinatura, a partir da marca própria, destaca ainda mais nossos atributos, o que têm atraído nossos clientes atuais e também novos consumidores para nossa plataforma”, acrescenta Braga. 

No México, que já trabalha com a marca própria desde 2022, a linha de produtos compreende itens básicos da despensa, padaria, hortifruti, bebidas, higiene e limpeza. Por lá, a linha já representa 13% do faturamento total da empresa. “Para o Brasil, nossa expectativa é que os produtos da marca Do Justo signifiquem, ao final de 2024, 30% de nosso share de vendas”, projeta André Braga.

A tecnologia desenvolvida pelo Justo, estruturada com inteligência artificial, é o que garante a eficiência de todo o processo, do frescor dos alimentos à entrega do pedido completo, o que naturalmente também está por trás da marca Do Justo. A partir dela é feita a gestão de estoque e separação de produtos, operações e logística, o que permite entregar pedidos completos com economia de tempo e dinheiro.

Dois anos de operação brasileira 
O Justo surgiu em 2019, com os fundadores Ricardo Weder (MX) e Ricardo Martinez (BR), com o intuito de revolucionar a indústria de supermercados da América Latina, iniciando sua primeira operação no México e expandindo posteriormente para o Brasil e Peru, ambos em 2021. O Justo se baseia nos seguintes pilares: produtos frescos mais frescos; excelência no serviço de entrega; e pedidos completos, resultante de tecnologia de ponta que garante a integração em tempo real do estoque com a plataforma.

Atualmente, a operação brasileira, que completou dois anos agora em outubro,  corresponde a 31% da operação global do Justo, que traz as atividades em seus dois Centros de Distribuição (CD), um deles inaugurado em maio deste ano, que ampliou a capacidade logística e a área de cobertura da empresa, passando a contemplar as cidades do ABC paulista, totalizando 13 municípios, incluindo Santos, que começou a atender em setembro. Com os dois CDs em operação em São Paulo, o Justo passa a estar disponível para uma população com cerca de 13 milhões de pessoas.

“A expectativa é que o Brasil se converta no principal mercado do Justo nos próximos anos, dadas as características do país e do comportamento do consumidor brasileiro, que é mais exigente e, ao mesmo tempo, mais aberto a testar novas experiências, soluções e plataformas de maneira geral”, explica Braga. 

Sobre o Justo
Líder no setor de supermercados on-line na América Latina, o Justo iniciou sua operação no México, em 2019, e no Brasil e no Peru, em 2021, e pratica o comércio equitativo por meio da comercialização de mais de 5.000 itens - com uma grande variedade de frutas, legumes e verduras, incluindo opções orgânicas, além de carnes e peixes sempre frescos, bebidas, itens de despensa, higiene pessoal e beleza, casa e limpeza, entre outras categorias. Com destaque para os alimentos in natura que, graças à inteligência de dados desenvolvida pela empresa, têm tempo reduzido em estoque. O Justo projeta, desenvolve e implementa a tecnologia que embasa os diferentes processos da empresa, incluindo a gestão de estoque e separação de produtos, operações e logística, o que permite entregar pedidos completos com economia de tempo e dinheiro. Entre os seus diferenciais está toda a experiência e o cuidado minucioso com cada detalhe no processo, passando pelo momento em que recebem os produtos, a maneira que organizam seu estoque, a seleção dos itens do pedido, embalagens e entregas próprias, fazendo com que o consumidor sinta que foi ao supermercado pessoalmente. Além disso, o Justo utiliza fornecedores de produtos frescos, dentre eles produtores familiares chefiados por mulheres, segundo dados da Muda Meu Mundo, marketplace que reúne demandas mais justas no sistema. O Justo tem compromisso social e é parceiro de ONGs como o Banco de Alimentos, por exemplo. Na área de sustentabilidade, destaca-se a substituição das sacolinhas de plástico pelo modelo em papel, uma forma de também impactar positivamente na cadeia de funcionários, produtores, clientes e parceiros. Já para a indústria, a empresa oferece dados estatísticos relevantes via Justo Insights, plataforma própria que organiza informações sobre comportamento de compra e favorece a tomada de decisões. Para saber mais, acesse: Site Instagram TikTok Facebook

Mais informações – FSB
[email protected] 
Luiz Pedrosa - (11) 99678-5874 |[email protected] 
Naiane Santos – (11) 99531-7797 | [email protected] 
Carolina Antunes – (11) 97347-1672 | [email protected]  

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