16/11/2023 às 13h18min - Atualizada em 17/11/2023 às 00h01min

Evento no Sesc Interlagos aproxima público a produtores agrícolas e culturais da região sul

Público terá acesso à feira, palestras, shows e atividades culturais gratuitas para toda a família

Bacuri Comunicação
Sesc Interlagos | Fernando Mojo
 

Entre os dias 18 e 20 de novembro de 2023, o Sesc Interlagos, na zona sul da cidade de São Paulo, realiza o Zona Sul Me Alimenta, ação que acontece desde 2017 e que tem como objetivo debater o protagonismo da região do extremo sul na produção de alimentos saudáveis dentro da cidade. Para 2023, o projeto apresenta a região como produtora de alimentos, tanto no sentido literal, com a presença de diversas famílias agricultoras e com um movimento crescente de fortalecimento da produção agroecológica, assim como no sentido simbólico, dando destaque à intensa e também diversa movimentação cultural local. 

Este é um projeto que visa aproximar ainda mais a população aos moradores e produtores locais que têm apostado na agricultura agroecológica urbana e periurbana nos distritos de Parelheiros, Marsilac, Grajaú, Capela do Socorro, entre outros, cuidando das áreas de mananciais e produzindo alimentos saudáveis. Da mesma forma, também é uma oportunidade para refletir sobre as possibilidades e dificuldades de acesso regular e permanente a esses alimentos, utilizando diferentes recursos culturais e educacionais para pensar a alimentação e suas conexões sociais, ambientais e poéticas com o território. 

Ao longo de três dias, a mostra, que tem curadoria da Rede Nóis por Nóis, iniciativa do Grajaú que fortalece empreendimentos, articulações e saberes periféricos, será conduzida pela mestre de cerimônias Kimani apresentando as iniciativas presentes no Zona Sul Me Alimenta 2023 e o contexto socioambiental e poético do território. A programação prevê uma feira agroecológica, bate-papos sobre os desafios da alimentação na quebrada, shows, oficinas, prática de yoga, apresentação de capoeira, entre outras ações que estimulam o debate sobre a alimentação para além da nutrição, trazendo aspectos importantes como a saúde, a cultura, o meio ambiente e questões socioeconômicas. Chefs, cozinheiras, produtoras, coletivos agrícolas, empreendedoras e agentes culturais se reúnem de acordo com a programação que pode ser conferida neste link.

 

SOBRE O PROJETO 

O projeto Zona Sul me Alimenta surge em 2017 como uma proposta da equipe de Educação para a Sustentabilidade do Sesc Interlagos com o objetivo de aproximar o público dos produtos e produtores agroecológicos, com a intensão de debater o protagonismo da região do extremo Sul de São Paulo.  

Inaugurado em 1975, o Sesc Interlagos possui uma área de aproximadamente 500.000m² localizada na Zona Sul de São Paulo às margens da represa Billings - importante reservatório de água da Região Metropolitana da cidade. Atua fortemente na preservação ambiental, apresentando um importante fragmento de Mata Atlântica, bosque de Araucárias e um lago. Além das áreas naturais, sua estrutura oferece ao público: viveiro de plantas, instalações artísticas e lúdicas, conjunto aquático, campo de futebol, pista de atletismo, quadras poliesportivas, ginásio de esportes, espaço de tecnologia e artes, espaço de brincar e de leitura, pontos de alimentação, áreas para piquenique e estacionamento.
 
O Sesc Interlagos é um complexo de lazer, privilegiado pela diversidade ambiental que integra natureza a inúmeras atividades esportivas, culturais e de educação ambiental.  

 

SERVIÇO 

Feira Agroecológica Zona Sul Me Alimenta 

Quando: De 18 a 20 de novembro de 2023 | Sexta, Sábado e Domingo 

Onde: Sesc Interlagos | Av. Manuel Alves Soares, 1100 - Parque Colonial, São Paulo – SP 

Entrada Gratuita 

Mais informações: https://www.sescsp.org.br/projetos/zona-sul-me-alimenta/ 

 


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp