08/11/2023 às 15h55min - Atualizada em 08/11/2023 às 20h07min

Desafios da transição escolar para as crianças 

*Luciana da Silva Rodrigues 

Valquiria Cristina da Silva Marchiori
Rodrigo Leal

A transição da educação infantil para o ensino fundamental é um momento desafiador para as crianças, pais e escolas. Sabemos que mudanças tendem a nos deixar mais expostos, experimentamos um verdadeiro carrossel de emoções e, com as crianças, isso não é diferente. O período de transição escolar pode causar ansiedade, nervosismo, alegria, desconforto, dentre outros sentimentos que podem, em alguns casos, mudar o comportamento dos pequenos e interferir em seu desempenho no novo ciclo educacional.  

Para minimizar o impacto da transição, é preciso desenvolver estratégias que deixem o processo mais agradável e natural aos pequenos. Quando a mudança de ciclo acontece dentro da mesma escola, normalmente, o “novo” ambiente torna-se um processo a menos para superar, embora diminua-se da mesma forma o tempo das brincadeiras, a exposição dos brinquedos e a organização do espaço de aprendizagem, que ganha um novo formato. Quando a criança muda de escola, essa fase requer um pouco mais de cuidado dos pais e professores em relação à criança, de forma gradativa e com muito diálogo, podemos entender as expectativas em relação ao novo ambiente e amenizar as diferenças entre os espaços, enfatizando a sensação de continuidade de novos aprendizados. 

Por sua vez, a escola e os professores podem contornar os danos educacionais que podem ser gerados durante a transição, elaborando estratégias de ensino, conforme orientado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Neste caso, os projetos interdisciplinares podem contribuir muito na adaptação e reorganização dos espaços e aprendizagens, ampliando significativamente as experiências e vivências da etapa anterior.  

Vale mencionar que os documentos gerados durante a Educação Infantil, que são entregues no final do ano letivo aos familiares, são importantíssimos de serem compartilhados com os novos professores, porque neles estão registrados todo o histórico de desenvolvimento da criança, suas dificuldades, habilidades, comportamentos, e outros relatos sobre o cotidiano dos pequenos. Certamente, não podemos esquecer que o acompanhamento e apoio da família em todo o processo é de extrema importância.  

Os pequenos sentirão a mudança da rotina, dos horários, das cobranças e nesta nova adaptação, a condução da família em conversas constantes pode proporcionar às crianças segurança e tranquilidade para encarar o novo ciclo com muito mais entusiasmo e confiança. Ao buscar uma escola é necessário que a família esteja atenta ao modelo escolar, à proposta pedagógica, à missão e aos valores que são praticados em cada instituição de ensino, no sentido de avaliar se atendem às expectativas iniciais da criança e família. 

Sem dúvidas, este é um dos momentos com grande significância na vida escolar e no desenvolvimento social das crianças, e deve ocorrer com tranquilidade, respeito, seriedade e muita atenção entre todos os envolvidos no processo, para que as crianças entendam que as mudanças são parte da vida e podem ser ressignificadas em momentos agradáveis e muitas descobertas. 

*Luciana da Silva Rodrigues é Pedagoga, Mestre em Educação e tutora dos cursos de pós-graduação em Educação da Uninter 

 


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