20/10/2023 às 11h51min - Atualizada em 21/10/2023 às 00h06min

Com campanha multiplataforma, rádio EP FM expande para Campinas (SP)

A chegada da emissora do Grupo EP à cidade foi pensada em quatro fases e contou com parceria da agência Desafio e da Próspero Filmes

Redação
Campanha para EP FM de Campinas contou com quatro fases - Crédito: Divulgação

A rádio que já vem com tudo. Foi a partir desse slogan que foi desenvolvida a campanha de divulgação da chegada da EP FM, emissora de rádio do Grupo EP, em Campinas (SP). A emissora do conglomerado de mídia, transmitida na frequência 84,9 FM, foi revelada no intervalo do Fantástico após quase um mês de uma campanha que instigou a curiosidade do público. A campanha foi desenvolvida pelo Grupo EP em parceria com a agência Desafio e a Próspero Filmes e contou com o apoio de todos os veículos de comunicação do grupo: televisão, digital, mídia exterior e redes sociais. 

A rádio, que entrou no ar nesta segunda-feira, conta com uma programação dinâmica, musical, leve e divertida. A campanha no intervalo do Fantástico também revelou a chegada de Larissa Cavalcante, comediante, influenciadora e apresentadora de rádio, com seu próprio quadro diário, das 7h às 10h. O lançamento oficial da emissora aconteceu durante evento de inauguração dos estúdios da EP FM e da CBN Campinas na sede da empresa, em Campinas (SP), e reuniu autoridades locais, imprensa e mercado publicitário. Esse é o terceiro lançamento da marca, que anunciou as transmissões em Araraquara (95,7 FM) e em São Carlos (103,9 FM) no início deste ano. O conteúdo também está presente nas redes sociais e no consumo de rádio via streaming, por aplicativo, novidade também para São Carlos e Araraquara. Além da EP FM, o Grupo EP também detém as rádios CBN Ribeirão, Jovem Pan Ribeirão e CBN Campinas. 

"A chegada da EP FM em Campinas reforça nossa presença no cenário da mídia regional, ampliando o compromisso institucional de prestação de serviços com qualidade e credibilidade, desenvolvimento da região de atuação e fortalecimento das comunidades", disse André Coutinho Nogueira, copresidente do Grupo EP, durante evento de inauguração dos estúdios das rádios.

André Otaviano, diretor de Marketing do Grupo EP, explica que o objetivo da campanha era trazer para um mercado competitivo como o de Campinas uma marca que já existe nas regiões de São Carlos (SP) e Araraquara (SP). “Criamos a estratégia com nosso próprio time de marketing e fomos ao mercado procurar parceiros para desenvolver nossa ideia inicial. Eles nos ajudaram a dar mais brilho para o que estávamos planejando, abraçando todo o processo do início ao fim”. 

O diretor de Relações Institucionais e Rádios do Grupo EP, Paulo Brasileiro, diz que o lançamento da rádio nas regiões de São Carlos e de Araraquara foi fundamental para planejar o de Campinas. “O projeto da EP FM tem sido trabalhado com a diretoria há dois anos. A experiência que temos com as outras cidades e o retorno que recebemos dos ouvintes nos ajudou a pensar o formato e a interação da emissora para Campinas. É uma campanha importante para fortalecer uma nova marca e conquistar ouvintes”.

A comunicação adotou a expertise dos veículos do Grupo EP bem como seus diferentes formatos e linguagens. Assim, foram trabalhados publicações de teasers nas redes sociais da empresa voltadas para o mercado publicitário (Negócios EP), plantões urgentes no portal acidade on, vídeos com os apresentadores de programas da EPTV e divulgação em mídia exterior. No início, a campanha não revelava o nome da marca, apenas instigava a curiosidade do público para o que estava chegando na cidade. A grande revelação aconteceu no intervalo do Fantástico, no domingo da noite anterior ao lançamento oficial da rádio.


A campanha utilizou todos os meios de comunicação do Grupo EP - Crédito: Divulgação

Fases da campanha EP FM

Com algumas semanas de antecedência do lançamento, as equipes do Grupo EP, Desafio e Próspero foram para a rua consultar a população sobre o que sentiam falta nas rádios e dar um spoiler da novidade, sem revelar o nome da marca. “Nossa principal estratégia para gerar engajamento foi a criação do suspense. Usamos nossas próprias plataformas para plantar a curiosidade no público e finalmente revelar o mistério no intervalo de um programa importante de grande audiência”, diz André Otaviano.

Nino Botelho, diretor de Criação da agência Desafio, destacou que a campanha aconteceu em quatro fases. A primeira focou na aproximação do público, com pesquisas na rua sobre o que se era esperado de uma boa rádio. A segunda, em que um locutor interagia com uma moradora local, já dava indícios de como seria essa rádio. Já a terceira começou a marcar o visual da campanha, com ícones que remetem à identidade da EP FM. Por fim, a última fase foi a grande revelação no Fantástico, um programa de referência no final de semana, da presença da marca e do nome de Larissa Cavalcante.

“Para engajarmos a audiência, prendendo sua atenção em cada fase, foi preciso dados. Hoje, além da inspiração, a criação é baseada em dados, porque a relevância está justamente em saber o que estamos falando a partir de informações. É criar autoridade por meio de estudo”, ressalta Nino Botelho.

Neto Nass, diretor de cena da Próspero Filmes, diz que a essência da EP FM está pautada na felicidade e na leveza. Por isso, queriam trabalhar uma campanha que gerasse expectativa, não ansiedade com o que estava por vir. “Como não podíamos revelar nomes, focamos em trazer elementos para a narrativa que criassem uma identidade entre os vídeos de acordo com a essência da marca. Trabalhamos com cores e a identificação da região por meio da linguagem e dos locais”. Segundo ele, para criar uma campanha como essa é preciso estar no lugar certo, na hora certa, para conseguir a cena perfeita. E foi isso que a EP FM fez.

Os resultados iniciais da campanha já estão sendo percebidos. “Desde o lançamento oficial, ouvimos o público geral e o mercado publicitário comentando sobre a campanha. Logo nas primeiras horas, percebemos o engajamento da audiência com a conquista de cinco mil seguidores nas redes sociais da rádio”, relata André Otaviano.

Agora, a campanha continua com mídia exterior, ativações de interação com o público, videocase, redes sociais e demais veículos do grupo, a fim de fortalecer a EP FM na região de Campinas e gerar experiência do ouvinte com a marca.


O objetivo da campanha é fortalecer a marca na região de Campinas - Crédito: Divulgação

Ficha Técnica:

Agência: Desafio
Cliente: EP FM
Título: A rádio que vem com tudo
Direção-geral de Criação: Nino Botelho
Criação: Janilson Paiva
Motion effects: Fernando Anastácio
Redação: Daiany Suzigan
Atendimento: João Pedro
Roteiros: Daniel Zini
Fotos: Janilson Paiva
Produtora: Próspero Filmes

EP FM Campinas

Estreia: 02 de outubro

Frequência: 84.9 FM

Site: Acesse aqui

Redes Sociais: @epfmcampinas

Aplicativo: Rádio EP FM


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
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