16/05/2024 às 15h42min - Atualizada em 17/05/2024 às 04h08min

Feira do Livro de Ipuã homenageia Mauricio de Sousa

Verbo Nostro
https://www.instagram.com/verbonostro/
Foto de lailson-dos-santos
O cartunista Mauricio de Sousa é um dos destaques da 5ª Feira do Livro de Ipuã | FECODI, cidade localizada a 102 km de Ribeirão Preto, na região Nordeste do Estado de São Paulo, que nesta edição homenageia a obra do autor. O evento, realizado pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto em parceria com a Prefeitura Municipal e patrocínio da Usina Alta Mogiana, acontece entre 23 e 25 de maio, com atividades diárias no Parque de Exposições Oswaldo Ribeirão de Mendonça. A programação reúne atrações para público de todas as idades, com espetáculos circenses, contação de história, oficina de musicalização, palestra literária, cortejo musical, projeto Descobrindo Palavras e shows com Kiko Zambianchi, Canto da Alma (da Academia Livre de Músicas e Artes de Ribeirão Preto), Peninha, entre outros.
  

Programação para toda a família
Na quinta-feira (23), a festa começa com as crianças, às 8h, com o Descobrindo Palavras, projeto da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. Nesta atividade - voltada aos alunos das primeiras séries do Ensino Fundamental, o grupo Gorki apresenta “Literito conta Mauricio de Sousa”. 

Em seguida, às 9h, a contação de história "Uma festa que aconteceu no céu", é apresentada pelo G.U.T.E - Grupo Urutau de Teatro Experimental, no Espaço Usina do Saber, onde ocorrem outras duas sessões, às 14h30 e 19h. O dia ainda tem apresentações circenses com De Lucca Circus Show, às 9h30 e às 15h, no Palco Principal. O encerramento do primeiro dia da Feira do Livro de Ipuã tem palestra literária com o escritor Antônio Prata (19h30) e show musical “Homenagem ao Clube da esquina - Milton Nascimento” (20h30), com o cantor e compositor Eduardo Santhana, acompanhado pelo pianista Michel Freidenson, o baixista Sylvio Mazzucca Jr e o baterista Duda Neves.
   

Para a sexta-feira (24), a programação do evento tem outras duas sessões do Descobrindo Palavras (8h e 19h, Palco Principal e Usina do Saber, respectivamente); duas sessões do sarau Arte da Palavra (9h e 15h, Usina do Saber), com Kamila Andrade e Alex Gaita; e apresentação circense “Clownflitos Amorosos”, (14h30, Palco Principal), com a Cia Raros Circo e Teatro. Às 19h30, também no Palco Principal, ocorre a abertura oficial da feira, seguida de show com o cantor Kiko Zambianchi (21h).

A programação do último dia (sábado, 25) começa às 9h, no Palco Principal, com apresentações de artistas locais. À tarde (15h, Espaço Usina do Saber), tem oficina de musicalização com o grupo Rouxinol; e cortejo musical Festa de Rei (16h30, Palco Principal), que convida as crianças de todas as idades a entrarem no universo brincante das cantigas de roda, versos e muita magia, conduzido pela cultura popular brasileira. À noite, duas atrações musicais: Canto da Alma (20h30, Palco Principal), com Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto; e show com o cantor Peninha (21h, Palco Principal), fazendo o encerramento da 5ª Feira do Livro de Ipuã.

“A Feira do Livro contribui com o enriquecimento cultural da cidade, com o fortalecimento da comunidade, estímulo à economia, promoção da educação, valorização de talentos locais e estabelecimento de uma tradição literária. É um evento que só oferece benefícios”, afirma Fabiana de Oliveira Puga, chefe da Divisão de Cultura da prefeitura de Ipuã. Para ela, apesar de a feira ser nova em Ipuã, a resposta da cidade é muito boa. “O público elogiou muito a edição do ano passado e a administração ficou muito satisfeita com o resultado. Nossa expectativa para a edição de 2024 é a mais positiva possível”, mostra Fabiana Puga.

“Esse movimento regional de feiras literárias é muito rico e muito produtivo culturalmente para nossa população e contribuir com isso é uma honra para a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto”, destaca Dulce Neves, presidente da instituição. Segundo ela, a parceria da Prefeitura com a Fundação do Livro e Leitura fortalece o caráter educacional da Feira do Livro, traz credibilidade e garante conteúdo de qualidade e de sustentabilidade a longo prazo. “Da organização da Feira como um todo até o apoio financeiro, a presença da Fundação é um diferencial para a relevância e o sucesso do evento”, arremata a chefe da Divisão de Cultura de Ipuã.

Serviço: 5ª Feira do Livro de Ipuã - Programação
Dia 23/05 (quinta-feira)
8h e 13h30: Descobrindo Palavras - "Literito conta Maurício de Sousa", com grupo Gorki | Palco Principal 

9h, 14h30 e 19h: Contação de História “Uma festa que aconteceu no céu”, com G.U.T.E - Grupo Urutau de Teatro Experimental | Espaço Usina do Saber 

9h30 e 15h: Apresentação circense De Lucca Circus Show | Palco Principal

19h30: Palestra literária com escritor Antonio Prata | Palco Principal

20h30: Show “Homenagem ao Clube da esquina - Milton Nascimento”, com Eduardo Santana | Palco Principal

Dia 24/05 (sexta-feira)
8h: Descobrindo Palavras - "Literito conta Mauricio de Sousa", com grupo Gorki | Palco Principal

9h e 15h: Sarau Arte da Palavra, com Kamila Andrade e Alex Gaita | Espaço Usina do Saber

14h30: Espetáculo circense “Clownflitos Amorosos”, com Cia Raros Circo e Teatro | Palco Principal

19h: Descobrindo Palavras - "Literito conta Mauricio de Sousa", com grupo Gorki | Espaço Usina do Saber 

19h30: Abertura oficial | Palco Principal

21h: Show com Kiko Zambianchi | Palco Principal

Dia 25/05 (sábado)
9h: Apresentações locais | Palco Principal

15h: Oficina de musicalização, com Rouxinol | Espaço Usina do Saber

16h30: Cortejo Festa de Rei | Palco Principal

20h30: Apresentação musical Canto da Alma | Palco Principal

21h: Show com Peninha | Palco Principal

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país e também por feiras em municípios do interior paulista.

Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade estabeleceu sua experiência no setor cultural e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VALTER JOSSI WAGNER
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp