26/09/2023 às 23h14min - Atualizada em 26/09/2023 às 23h14min

São Paulo terá espaço no Pan e Parapan de Santiago para divulgar ações e atrair negócios e turistas

Espaço Cidade de São Paulo na Casa Brasil estima receber mais de 30 mil visitantes durante 27 dias na capital chilena

A Prefeitura de São Paulo vai montar o espaço Cidade de São Paulo na Casa Brasil, em Santiago, no Chile, durante a realização dos Jogos Panamericanos, entre os dias 20 de outubro e 5 de novembro, Parapanamericanos, entre os dias 17 e 26 de novembro. Será uma oportunidade para ampliar a visibilidade das ações e projetos da cidade de São Paulo, além de incentivar novos negócios internacionais e captar recursos. 

“Ao participar em Santiago do Espaço São Paulo na Casa Brasil, damos apoio a nossos atletas, além de levar o nome da cidade de São Paulo para o mundo, mostrando que a gente valoriza o esporte e os atletas", disse o prefeito Ricardo Nunes durante o lançamento do espaço nesta terça-feira (26), ao lado de representantes do Centro Olímpico Brasileiro (COB), atletas e ex-atletas.  

O prefeito afirmou ainda que foram investidos R$ 3,7 milhões no Espaço São Paulo na Casa Brasil em Santiago e serão investidos R$ 15 milhões no Espaço São Paulo durante a Olimpíada de Paris, em 2024. 

Os Jogos Pan-Americanos reúnem mais de sete mil atletas de 41 países buscando o índice para os Jogos Olímpicos, com mais de um milhão de ingressos vendidos e mais de 20 milhões de espectadores na TV. O Time Brasil será representado por cerca de 620 atletas e uma delegação de mais de 1.000 pessoas envolvidas. Já os Jogos Parapan-Americanos contarão com 17 modalidades, e a expectativa é que cerca de 300 atletas representem o Brasil.  

O objetivo da Prefeitura com essa participação é posicionar São Paulo como uma cidade inclusiva, sustentável e inovadora por meio de ações que dão visibilidade aos projetos realizados por diversas secretarias municipais. “A iniciativa vai promover o nome de São Paulo e mostrar para o público a força da cidade de São Paulo no turismo, na gastronomia, na cultura, sustentabilidade etc, disse o secretário municipal de Esportes, Cacá Vianna. 

O Espaço Cidade de São Paulo receberá empresários, atletas, torcedores e autoridades para fomento de empresas brasileiras, promoção de encontros bilaterais, compartilhamento de experiências e políticas públicas, atração e divulgação de possibilidades de negócios da Cidade de São Paulo. A expectativa é de que passem pelo espaço mais de 30 mil visitantes durante 27 dias. 

“O Brasil será o único país que terá uma casa durante os Jogos Panamericanos e a cidade de São Paulo, a primeira parceira em um projeto como esse. A casa terá exposições e artes, entre outras atrações. A maior delegação será a de nosso país, com 650 atletas”, afirmou Paulo Wanderley, presidente do COB (Comitê Olímpico Brasileiro).  

“É uma ótima oportunidade para a cidade de São Paulo estreitar laços comerciais com os países participantes, trocar experiências e compartilhar pautas relevantes, como inclusão social, sustentabilidade e o enfrentamento do racismo”, comentou a secretária municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy. "Queremos, por exemplo, trazer novas adesões internacionais para a Declaração de São Paulo contra o Racismo Estrutural, que traz compromissos claros para enfrentar a discriminação e o preconceito e já teve adesões de cidades como Montevidéu e Praia, capitais respectivamente do Uruguai e de Cabo Verde." 

Já a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, lembrou da importância desse espaço para os atletas paralímpicos também. “Para vocês terem uma ideia da importância desse evento para os paratletas, o Brasil é o maior medalhista das Américas. Esse evento é uma oportunidade de dar visibilidade à nossa causa. Tenho certeza de que será um sucesso, será um grande marco na história da nossa cidade." 

Veja outras ações dentro do Espaço São Paulo:  

 Totem com óculos de realidade virtual mostrando os parques e a cobertura verde da cidade  

 Apresentação de intervenções em 3 aquários expostos na sala de reunião durante todas as agendas realizadas no local  

 Jardim de chuva  

 Pátio de Compostagem  

 Pavimento de Asfalto Reciclado Espumado  

 Curadoria cultural e artística de toda a programação da Casa, que mostram a diversidade da cultura da cidade de São Paulo  

 Curadoria gastronômica assinando o cardápio com comidas típicas paulistanas  

Brasil em Santiago 
A Casa Brasilondficará o Espaço Cidade de São Paulo, é um projeto do COB e ficará localizada no Parque Araucano, espaço no bairro de Las Condes. A proposta é reunir cultura, turismo, esporte e entretenimento ao longo de todo o Pan 2023. Com capacidade para 500 pessoas e entrada gratuita, a Casa Brasil em Santiago contará com uma programação entre shows e eventos com referência à cultura brasileira, exposições que valorizam o Movimento Olímpico, gastronomia, estúdio do Canal Olímpico do Brasil, área VIP e loja com produtos do Time Brasil, além da promoção de ações voltadas às marcas parceiras. 
 
O COB começou a realizar a Casa Brasil em Atlanta 1996, com o objetivo de divulgar a imagem do país e realizar coletivas de imprensa dos medalhistas. Já nos Jogos Olímpicos Rio 2016 passou a ter o formato atual: mais focada nos atletas e na experiência, servindo também como plataforma de posicionamento, divulgação e ativações. 
 
O local é o ponto de referência do país em grandes eventos mundiais, como os Jogos Olímpicos. Em Santiago, a Casa segue com o conceito inovador e projeto arquitetônico pensado para atrair o público no geral e fãs de esporte. 
 
O Canal Olímpico do Brasil fará uma transmissão inédita dos Jogos Pan-americanos em suas duas principais plataformas: o YouTube do Time Brasil/Canal Olímpico do Brasil e o www.canalolimpicodobrasil.com.br. 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp