03/08/2023 às 12h28min - Atualizada em 03/08/2023 às 16h02min

Curso de operador florestal, gramado e jardim promovido pela Oregon Tool e SENAI forma mais de 20 alunos

O curso teve a duração aproximada de três meses e contou com a participação de 28 alunos, que receberam aulas presenciais e práticas, além de material didático e equipamentos de proteção individual

Letícia Pereira dos Santos
Divulgação

O curso de operador florestal, gramado e jardim, que iniciou em maio deste ano, foi uma iniciativa da Oregon Tool, empresa líder mundial na fabricação de correntes e barras para motosserras, em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Grupo Marcio Santos, Pinhão Motosserras, Arvoredo Plantas e Jardins e outros parceiros. A cerimônia de formatura do curso ocorreu na última semana, e contou com a presença dos representantes das empresas, professores e dos familiares dos alunos. Na ocasião, os formandos receberam os certificados de conclusão do curso.

O curso teve a duração aproximada de três meses e contou com a participação de 28 alunos, que receberam aulas presenciais e práticas, além de material didático e equipamentos de proteção individual.

“Buscamos trazer ao longo do curso todo o ciclo de madeira florestal, jardinagem, segurança do trabalho, meio ambiente, gestão visual, melhoria contínua, feedback, comunicação e lean manufacturing, operação e manutenção de roçadeiras, motosserras, além de visitas à Oregon Tool e empresas parceiras para atividades práticas”, diz Eduardo, especialista técnico da Oregon Tool.

Para o diretor de RH da Oregon Tool, Paolo Bicca, a iniciativa reforça a responsabilidade global da empresa com a qualificação profissional. “O objetivo dessa ação foi fazer com que os profissionais que já trabalham no segmento ou aqueles que estão em busca de entrar nessa área tenham um leque maior de opções para seguir na carreira, seja ela na indústria ou jardinagem”, explica Bicca.

A estudante Crislene Aguiar, uma das formandas que recebeu como honra ao mérito um novo curso para realizar no SENAI, comenta que o curso irá ajudá-la a entrar no mercado de trabalho florestal. “Meu interesse pela área de produção e indústrias me levou a fazer o curso e aprender sobre novas áreas, como a jardinagem. Eu já tinha uma noção básica sobre o segmento, mas com o curso pude me aprofundar mais, fazendo aulas práticas, conhecendo melhor as motosserras e correntes e visitando indústrias. Estou em busca de novas oportunidades, principalmente na indústria que é meu foco, diz Aguiar.

Para Lourival Andrade, que teve a oportunidade de iniciar a trabalhar no ramo da logística na Oregon Tool, a profissionalização irá ajudá-lo a crescer na empresa. “Trabalho no segmento de logística na Oregon Tool e fiz esse curso para ampliar meus conhecimentos. Tudo que aprendi foi extremamente importante por estar relacionado com o que fazemos na Oregon, como manuseio de equipamentos e manutenção.”

De acordo com Márcio Santos, diretor do Grupo Márcio Santos, que oferece serviços para área de RH, o apoio é muito importante. “Um curso como esse da Oregon é muito importante para capacitar profissionais que atuam no segmento de produção e serviços, oferecendo conhecimentos teóricos e práticos sobre equipamentos, manutenção, segurança e qualidade. É uma forma de valorizar o trabalho desses profissionais e contribuir para o desenvolvimento do setor. Além disso, nós auxiliaremos os estudantes a criarem seus currículos e a se inscreverem nas vagas de trabalho do segmento”, diz Santos.

Vale ressaltar que Oregon Tool e o SENAI pretendem realizar novas edições do curso no futuro, visando ampliar o acesso à qualificação profissional e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da região.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp