28/06/2024 às 17h37min - Atualizada em 28/06/2024 às 20h03min

Conheça as unidades especializadas no atendimento às vítimas de queimaduras

Polos de Curativos e Centro de Tratamento de Queimados oferecem suporte para diversos tipos de lesões de pele.

SECOM - PREFEITURA DA CIDADE DE SãO PAULO
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
Prefeitura de São Paulo/Divulgação
Com a chegada das festas juninas, aumentam os riscos de queimaduras devido ao uso de fogos de artifício, balões e líquidos ferventes. Esses casos são um dos principais focos dos Polos de Curativos, especializados no tratamento de feridas de difícil cicatrização. As unidades de atendimento são um recurso essencial para a população. Atualmente, São Paulo conta com 27 Polos de Curativos distribuídos por todas as regiões da capital, ampliando significativamente a capacidade para pessoas com diversos tipos de lesões na pele .

Os Polos de Curativos atuam no tratamento dessas feridas, oferecendo atendimento especializado com enfermeiros capacitados em estomaterapia e dermatologia. Esses centros utilizam materiais de ponta que aceleram o processo de cicatrização e hidratação da pele, proporcionando um atendimento de alta qualidade para vítimas de queimaduras.

Antes da criação desses polos, a cidade carecia de uma estrutura dedicada exclusivamente ao atendimento de curativos, o que dificultava o acesso da população a esses serviços. Desde a inauguração da primeira unidade em outubro de 2021, esses centros realizaram 105.506 consultas e executaram 109.798 curativos até abril de 2024, segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde.

“O ganho que temos é o atendimento multiprofissional, esse acolhimento por todos os profissionais envolvidos. Nós estamos cercando todas as possibilidades: o condicionamento clínico do paciente, a estabilidade clínica, capacitando o paciente para o autocuidado e o uso das medicações corretamente. Tudo isso faz a diferença na recuperação”, afirma a enfermeira estomaterapeuta Débora Gregnani.

Centro de Tratamento de Queimados (CTQ)
Além dos Polos de Curativos, São Paulo conta com o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), uma referência no atendimento de queimaduras graves. Localizado no 9º andar do Hospital do Tatuapé, o CTQ atende 600 pacientes por mês, sendo mais de 100 em caráter emergencial. Conhecido como “Hospital dentro do hospital”, o centro possui uma estrutura completa com emergência, ambulatório, enfermaria, UTI e centro cirúrgico.

Dependendo da gravidade, como nos casos de queimaduras de 3º grau, os pacientes podem necessitar de internações prolongadas. “O Centro é bem conhecido não só no município. A gente recebe pacientes de dentro do Estado, de outros Estados. Tem pacientes que vêm de outros hospitais e pacientes que estão internados há algum tempo em outro serviço”, destaca o cirurgião André Nishimura, coordenador do centro

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
IGOR DE MORAES GUEDES
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp