17/04/2023 às 16h36min - Atualizada em 28/07/2023 às 02h00min

5 passos para montar um programa de fidelidade no restaurante

Trazer vantagens para seus clientes fiéis é um grande diferencial competitivo para seu negócio, saiba como criar essa estratégia

Bárbara Miranda
Ter um programa de fidelidade no restaurante é um diferencial e tanto. Afinal de contas, os consumidores buscam cada vez mais vantagens em conjunto com produtos de qualidade e bom atendimento.
Para escolher o que mais se encaixa com a proposta do restaurante e o perfil dos consumidores, se torna necessário entender alguns pontos. Tudo isso para que seja possível criar estratégias que vão além dos benefícios oferecidos e crie um verdadeiro relacionamento de confiança entre o restaurante e o público. Pensando nisso, a Sodexo Benefícios e Incentivos elencou os benefícios e passos para montar um programa assertivo para o negócio.

Saiba o que é um programa de fidelidade
Um programa de fidelidade oferece uma série de vantagens aos seus clientes, quando eles fazem uma compra no seu estabelecimento. Diante disso, para que o consumidor possa retornar e resgatar os benefícios, ele precisa fazer uma nova compra e, consequentemente, se tornar um cliente frequente.
Além de fazer uma nova compra, existe ainda a possibilidade de estabelecer que o consumidor gaste um determinado valor para que consiga acessar as vantagens do programa. Assim, ao chamar a atenção do público e quando ele cumprir o que for determinado para obter os benefícios, o papel do estabelecimento é disponibilizar as recompensas.
Na prática, funciona como uma troca entre o estabelecimento no qual o consumidor tem a oportunidade de conhecer a qualidade do serviço oferecido e se identificar com a marca. O grande segredo aqui é manter sempre um alto padrão de qualidade para que o cliente consiga se encantar pelos diferenciais e fique na espera de novas ações.

Quais são os benefícios de um programa de fidelidade
Existem muitos benefícios que envolvem a implementação de um programa de fidelidade. Com um mercado cada vez mais concorrido e consumidores exigentes, hoje é preciso ter muito mais do que apenas boa comida para fidelizar. Em função disso, esse tipo de ação entra como um adicional que salta aos olhos do público.
Veja a seguir os principais benefícios!

Motivação dos clientes
De acordo com um estudo publicado pela Virtual Incentives Aproximadamente, 56% dos consumidores dizem que receber motivações na hora da compra aumenta a sua consideração com a marca. A partir disso, o programa de fidelidade entra como uma excelente opção para que o cliente se sinta motivado a conhecer o produto ou até mesmo retornar ao estabelecimento para aproveitar o valor de uma promoção em data comemorativa, por exemplo.
O mais importante é criar estratégias para que os envolvidos no sucesso do negócio, da cozinha ao caixa, estejam alinhados com os benefícios que serão oferecidos e mantenham o consumidor motivado a participar do programa. Assim, uma vez que o consumidor entende como funciona a fidelização e está consciente de que pode ganhar recompensas, as chances de retornar ao estabelecimento são muito grandes.

Melhora do relacionamento
Um programa de fidelidade permite que a marca fique mais próxima do seu consumidor. Quando você consegue divulgar bem quais são as vantagens oferecidas aos clientes fiéis, o estabelecimento deixa de ser apenas mais um entre tantas opções e passa a ser visto com outros olhos durante o momento da decisão de compra.
Dessa forma, fica mais simples construir um relacionamento de confiança entre ambas as partes, o que é muito importante para aumentar as vendas e se estabelecer como um restaurante de destaque no mercado.
Outro ponto importante é que esse relacionamento mais estreito traz dados atualizados para serem analisados e melhorarem o planejamento. Com isso, a experiência de compra se torna cada vez mais personalizada com foco na divulgação genuína que os clientes satisfeitos são capazes de realizar.

Diferencial competitivo
Para entender como o programa de fidelidade pode ser interessante, no momento de defini-lo você deve se colocar no lugar do seu cliente. Com certeza, as pessoas envolvidas neste processo também são consumidores de muitos estabelecimentos e devem pensar o que chama a atenção no momento de realizar uma segunda compra.
Faça várias perguntas relacionadas ao desenvolvimento dentro desse planejamento. Como que tipo de vantagem seria mais interessante, se qualidade conta mais do que melhor preço, e em quanto tempo o resgate das recompensas se torna mais atrativo.
Com esse tipo de resposta em mente, o programa de fidelidade se transforma em um grande diferencial competitivo. Isso porque o estabelecimento entende como diversos fatores influenciam no preço, hábitos de compra, facilidades de consumo, entre outros pontos, e com isso passa a pensar como o público.

Melhora da reputação
Nem todos os estabelecimentos atentam para isso, mas a construção da reputação no mercado é um dos pontos mais valiosos que existem tanto no relacionamento com o cliente quanto com outros parceiros comerciais. Quando a empresa promete uma vantagem e entrega tudo isso com muita qualidade, os clientes entendem que vale a pena pagar por determinado produto, mesmo que ele esteja sendo cobrado no preço normal, sem promoções.
Uma boa reputação é fundamental também para trazer mais pessoas para o negócio. De fato, a boa imagem vale mais do que propagandas e quando o cliente busca uma opinião sobre o estabelecimento, ter referências de outras pessoas satisfeitas é um ponto decisivo na hora da compra.

Passo a passo de como implantar um programa de fidelidade no seu restaurante

Agora que você já sabe o que é um programa de fidelidade e quais são os seus diferenciais competitivos, veja que existem alguns modelos disponíveis no mercado e é necessário escolher o que se encaixa com as necessidades dos seus clientes e as possibilidades de resgate conforme o tipo de produto vendido. Vamos falar sobre como colocá-lo em prática no passo a passo a seguir!
1. Cadastre os clientes
O cadastro dos clientes é essencial para ter informações sobre as pessoas que consomem no seu restaurante. Isso envolve saber o tipo de produto que mais buscam, quanto gastam em média, hábitos de compra no geral e formas de pagamentos, entre outros.
2. Defina um nome para a campanha
Ter um nome específico para a campanha é uma forma de chamar a atenção e criar expectativas nos clientes. Com isso, também é possível demonstrar que o estabelecimento se preocupa em trazer diferenciais ao consumidor sem perder em qualidade.
3. Estabeleça as regras
As regras do programa de fidelização devem ser definidas com bastante atenção. Isso porque se houver divergências ou pontos de dupla interpretação, pode gerar comentários negativos e a proposta de fidelização ganhar efeito contrário. Pense também na gestão da campanha e o que será mais simples na interpretação dos consumidores.
4. Escolha as recompensas
As recompensas são o destaque do programa. Sendo assim, liste cuidadosamente todos os benefícios do programa e determine quando eles podem ser retirados. Outro ponto importante é deixar claro ao cliente que a recompensa está condicionada a cumprir as ações estabelecidas. Por isso é fundamental preparar bem a equipe para informar sobre o programa, sem erros sobre as regras.
5. Determine o prazo de validade
É muito importante que um programa de fidelidade tenha prazo de validade. Essa medida faz com que a ação seja mais organizada e cause um certo senso de urgência nos clientes. Sem contar que o retorno da experiência é determinante na criação de próximas ações conforme o comportamento do público.
 
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