27/07/2023 às 16h20min - Atualizada em 27/07/2023 às 20h51min

‘‘Por que gin não dá ressaca?” Google aponta as principais dúvidas dos brasileiros sobre a bebida

Já reparou que gin não dá ressaca depois de ser consumido? Veja a seguir as respostas para as principais dúvidas a respeito da bebida

Joaquim da Silva
Freepik.

Atualmente, sabe-se que o consumo de gin vem crescendo no Brasil. Um relatório do Euromonitor atesta que tivemos um salto de 1,1 milhão de litros consumidos em 2016 para 13,1 milhões de litros em 2021. Até 2026 a expectativa é de que o volume possa triplicar para 35,1 milhões de litros.

No mundo, o consumo saltou de 454 milhões para 732 milhões na mesma base de comparação. Por conta dessas e de outras questões, é possível observar uma certa movimentação dos usuários na web, que querem saber mais sobre a bebida. 

 

Por esse motivo, nossa equipe conversou com os especialistas do The Gin Flavors para entender um pouco mais sobre essa bebida e responder as principais dúvidas que as pessoas têm sobre ela. Isso com base em pesquisas no Google! Veja os destaques: 

Do que e como é feito o gin?

A resposta sobre do que é feito o gin é difícil de ser dada, uma vez que existem infinitas possibilidades. No entanto, em geral, é feito a partir de cereais, como o trigo, o milho ou a cevada, mas pode também ser feito a partir da batata ou da uva.

Para ser feita, a bebida passa por um processo de destilação e, posteriormente, fica em um alambique para receber as especiarias que vão compor a receita.

Essas especiarias dependem de qual a receita específica de cada gin, contudo, geralmente são sementes que, ao ficarem expostas em altas temperaturas nos alambiques, liberam óleos essenciais que irão impactar diretamente no sabor e no aroma da bebida.

Por fim, após este processo, o líquido é transferido para um reator que macera os ingredientes. Finalização esta que pode durar de horas até dias, para então ser engarrafado.

O que é o zimbro do gin?

É muito comum que ao pesquisar sobre gin sejam encontradas referências ao zimbro. Não é à toa: o zimbro fez parte da criação do primeiro gin, no século XVII.

Mas, afinal, o que é o zimbro? Trata-se de um botânico originado de um vegetal muito popular na Europa, chamado de Juniperus communis. Este vegetal tem frutas arredondadas com sementes muito aproveitadas na gastronomia, principalmente na fabricação da bebida, já que intensifica o seu sabor e o aroma.

Qual é o gosto do gin?

O sabor do gin depende exclusivamente de quais componentes foram utilizados em sua composição. Dentre os principais, podemos destacar:

  • Clássico: o sabor predominante é o do zimbro. Tem toques picantes e cítricos;

  • Cítrico: o sabor, como o próprio nome sugere, tem notas de frutas cítricas, como a laranja, a tangerina e o limão;

  • Aromático: nestes, há uma presença forte de especiarias, assim, o gosto pode ter toques de canela, noz moscada, coentro e cardamomo; 

  • Herbal: o sabor tem notas de ervas, como tomilho, hortelã, manjericão e alecrim;

  • Floral: já nesses, o gosto tende a ser de flores e frutos, como flor de uva, cassis, jasmim e violeta.

Qual é o valor do gin?

O valor da bebida é bem variável. Existem opções nacionais de 1 litro, como o Gin Theros Dry que é encontrado por aproximadamente R$ 37. Por outro lado, a marca importada e líder de vendas, Tanqueray, custa, em média, R$ 135 a garrafa com 750 ml.

O que a bebida causa no corpo?

O zimbro, normalmente, o principal ingrediente do gin, possui diversos benefícios medicinais. Assim, a bebida também carrega alguns desses benefícios, causando no corpo, por exemplo:

  • Reforço ao sistema imunológico;

  • Alívio de dores articulares;

  • Melhora na digestão;

  • É diurético.

Por que o gin não dá ressaca?

A ressaca, cujos sintomas variam de dores de cabeça, sede, tontura, náuseas, fadiga e falta de apetite, é uma intoxicação causada pelo excesso do consumo de bebidas alcoólicas, consideradas tóxicas ao organismo devido à presença de metanol e isopentanol em sua composição.

Dentre as bebidas, a bebida é uma das opções que menos causa a sensação de ressaca, uma vez que é feita a partir do destilamento de cerais, de modo que é mais pura.

O que é mais forte: whisky ou gin?

Quando mencionamos que uma bebida é forte, o aspecto avaliado é o teor alcoólico. Quanto ao whisky e ao gin, o primeiro apresenta cerca de 10% a mais de álcool que o segundo. Assim, é possível afirmar que o whisky é mais forte que o gin.

Qual a diferença entre vodka e gin?

Embora ambas as bebidas tenham algumas semelhanças e possam ser confundidas entre si, existem algumas diferenças entre elas, sendo elas:

  • Sabor: o gin tem sabor variável, como já mencionamos, enquanto a vodka não possui nenhum sabor;

  • Consumo: o destilado feito, normalmente, a base de cereais, pode ser servido gelado ou não, já a vodka deve ser servida gelada;

  • Teor alcoólico: o gin varia de 30 a 50% de álcool. A vodka alcança, no máximo, 40%;

  • Valor calórico: Uma dose de 40ml de gin possui 60 kcal, por outro lado, a mesma quantidade de vodka tem 100 kcal.

Qual água tônica usar no gin?

A água tônica 1724 é a recomendada no preparo do gin tônica, em razão de possuir baixa gaseificação e um sabor doce acentuado.

Qual gin tem mais álcool?

O gin mais forte do mundo é o Anno Extreme 95, que é produzido pela Destilaria inglesa Anno Distillers e conta com 95% de volume alcoólico.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp