14/07/2023 às 07h01min - Atualizada em 14/07/2023 às 16h08min

Adriano Salhab & Forró Xique Xique celebram os ritmos nordestinos no álbum "A Rabeca Secreta"

Músico pernambucano apresenta repertório de forrós autorais

Daniel Corrêa

O multiartista pernambucano Adriano Salhab e a banda Forró Xique Xique se unem em um caldeirão sonoro em "A Rabeca Secreta", álbum lançado pelo selo Fervo, da conceituada yb music. A parceria reverencia os tradicionais ritmos nordestinos, com destaque para o forró, em um trabalho plural e com forte veia autoral que vai muito além dos estereótipos.

Ouça "A Rabeca Secreta": https://lnk.fuga.com/adrianosalhab_arabecasecreta

"Já fazia tempo que eu devia um disco autoral totalmente voltado ao universo do forró. Há pelo menos duas décadas atuo continuamente nos ciclos juninos de Recife e mais recentemente de São Paulo, com repertório que sempre contemplou os clássicos (de Luiz Gonzaga a Alceu Valença) juntamente com pernambucanos mais modernos como Mestre Ambrósio e Cumadre Florzinha. O álbum vem incrementar essa trajetória musical, fazendo a devida homenagem às minhas origens regionalistas, brincando também com minha ascendência árabe, vide a música de trabalho 'Forró do Libanês'. O disco contempla o rico panorama rítmico do universo 'lustra fivela' dos salões de barro pisado e 'forrós pé de calçada'", conta o artista.

Adriano Salhab traz consigo uma vasta experiência musical, proveniente de sua formação em uma escola regional, focada na pesquisa da rabeca e seus folguedos originais, bem como sua habilidade com o bandolim e regência voltada a orquestras de pau e cordas, como o Frevo de Bloco. Sua trajetória musical passa ainda pela banda Textículos de Mary até o Teatro Oficina Uzyna-Uzona, de Zé Celso. Com mais de 25 anos de carreira, sua atuação no teatro, seja como diretor musical, músico em cena ou ator, soma mais de 70 peças em seu currículo.

O novo trabalho se soma a uma discografia que já inclui o primeiro álbum, "Adriano Salhab Canta Os Sertões", contemplado pelo Mapeamento Rumos do Instituto Itaú Cultural em 2012, no qual selecionou 15 de suas composições adaptadas para o teatro a partir do livro de Euclides da Cunha, realizado pelo Teatro Oficina; e o aclamado "Amor Grave", lançado em 2016 e premiado como Melhor Disco na quinta edição do Prêmio da Música de Pernambuco. Inspirado nos anos vividos em São Paulo, este trabalho apresentou uma sonoridade mais urbana e com influências de rock and roll.

Foi então que Salhab sentiu a necessidade de produzir um trabalho autoral totalmente dedicado ao universo do forró. Agora ele abre uma nova página na carreira com uma volta às origens em "A Rabeca Secreta". Com o grupo Adriano Salhab & Forró Xique Xique, o músico se inspira na canção "Xique Xique", de Tom Zé e Zé Miguel Wisnik, para trazer uma abordagem mais contemporânea ao trabalho. O repertório também inclui outras composições de Tom Zé, como "Sândalo", "Cabeça do Século" e "Feira de Santana".

O álbum "A Rabeca Secreta" representa um marco na trajetória musical de Adriano Salhab, onde ele busca deixar sua marca como compositor, além de homenagear suas origens como rabequeiro e violeiro em composições que exploram o universo do forró, xote, coco, ijexá e arrasta-pés.

Das 12 faixas do álbum, Adriano assina 10 composições e os arranjos. Além disso, ele gravou todos os instrumentos de base, contando com a participação especial de Hugo Lins na viola em duas faixas e Amanda Ferraresi no violoncelo em outras duas faixas. O coro feminino composto por Jamille Queiroz, Mara Braga e Carina Iglésias traz brilho aos refrões e está presente em quase todas as músicas.

Destaca-se também a participação da cantora cearense Jamile Queiroz na faixa "Homem Forró/Mulher Forró", que traz uma crítica sutil ao machismo presente em diversos universos musicais tradicionais. Além disso, Filipe Edmo divide a autoria da música "Pisada Seca", que retrata a histórica exploração dos trabalhadores das usinas de açúcar.

O álbum também presta uma homenagem ao mestre cirandeiro Santino de Nazaré da Mata, com a canção "Santo Velho", escrita por João Paulo Rosa e Valfrido Santiago, trazendo um pouco da atmosfera rural dos canaviais da Zona da Mata para essa produção concebida e realizada em São Paulo.

"A Rabeca Secreta" é um disco que promete agradar a todos os públicos, com suas composições envolventes e uma abordagem contemporânea do forró. O álbum já está disponível nas principais plataformas de streaming.
 

Ficha técnica:

Composição: Adriano Salhab

Arranjos: Adriano Salhab

Instrumentos de base: Adriano Salhab

 

Participações Especiais: 

Hugo Lins: Viola (em duas faixas)

Amanda Ferraresi: Violoncelo (em duas faixas)

Coro Feminino: Jamille Queiroz, Mara Braga, Carina Iglésias

Cantora convidada: Jamile Queiroz (na faixa "Homem Forró/Mulher Forró")

 

Co-autoria da música "Pisada Seca": Filipe Edmo

 

Música “Santo Velho”:

Composição: João Paulo Rosa e Valfrido Santiago

Homenagem a Santino de Nazaré da Mata, mestre cirandeiro

 

Produção: Adriano Salhab

Local de Produção: São Paulo, SP

 

Acompanhe Adriano Salhab & Forró Xique Xique:

https://www.instagram.com/adrianosalhab/

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp