14/06/2023 às 11h59min - Atualizada em 26/06/2023 às 12h24min

Grupo Utam incrementa linha de cápsulas de café com nova marca Multi

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro
O Grupo Utam, um dos expositores da 38ª edição da Fispal Food Service, que acontece no Expo Center Norte, em São Paulo, de 13 a 16 de junho, apresenta em seu estande, além de todo portfolio, um novo produto: as cápsulas Multi, compatíveis com as máquinas Dolce Gusto. 

Recentemente projetada para alavancar o posicionamento das multimarcas do grupo (já tradicional no cenário brasileiro há mais de 53 anos), a nova marca Multi promete chamar a atenção nas gôndolas com um visual atrativo, linhas retas.   cores intensas nas embalagens – a criação e design é da Agência Projeto Integrado – Design e Comunicação Estratégica, de São Paulo.  

O nome Multi deriva da diversidade de bebidas que essa linha prevê. Agora, ela chega ao mercado com três blends:  Café Espresso, Café Intenso e Café Filtrado e apresenta mais uma alternativa funcional e prática para o consumo do café gourmet. Esse conceito é destacado com o slogan: “Mais tempo para o que é gostoso na vida”. O grupo já planeja incrementar a nova marca com Cappuccinos e outras bebidas derivadas de café. 

 “Trazemos mais um produto de qualidade para o mercado nacional de café e procuramos criar uma linha capaz de atender ao público que consome monodoses, mas desta vez, especificamente, por meio das máquinas Dolce Gusto”, conta a diretora da empresa, Ana Carolina Soares de Carvalho. Segundo a executiva, o maquinário é também muito utilizado nas casas brasileiras, com crescente adesão. Até então, o Grupo Utam possuía extensa linha de monodoses, mas todas direcionadas a atender o público consumidor da Nespresso.    

A diretora acrescenta que a linha Multi nasce com a proposta de constituir um nicho de produtos repensados e valorizados para atender às exigências do consumidor antenado com as principais tendências do mercado mundial de café.  A intenção do grupo é que o produto agrade consumidores que usam o paladar apurado para perceber as diferentes nuances do café, atendendo também aos novos comportamentos e necessidades dos consumidores da bebida. “Para ampliar o mix da nova linha, investimos em pesquisa, maquinário eficiente e importado, tecnologia, profissionalização e inovação”, apresenta Ana Carolina.

As três versões monodoses da nova Multi são produzidas em cápsulas plásticas e chegam em cartuchos com 10 unidades cada. “A proposta é sermos sempre referência no mercado cafeeiro, diversificando nosso portfolio e entregando excelência em xícara, bem como propiciar facilidades de acesso e consumo”, complementa a gerente de marketing do grupo, Fabiana Aprile De Freitas Silveira.

Além da Multi, o Grupo Utam produz as marcas Café Utam, Utam Momentos, Utam Uno, Café Fazenda Santa Alcina, Café Ribeirão, Café Nilza, Café Biagini, Café Ribeirania, Café Santa Adélia e Café Lagoinha. A empresa conta com linha de cappuccino, uma de café solúvel e disponibiliza filtros de café, entre outros produtos que podem ser conferidos na Loja On-line: www.lojautam.com.br

Inovação em cápsulas
O Grupo Utam tem uma história de pioneirismo no mercado de single cup. A companhia entrou para o segmento de cápsulas no grande varejo há nove anos com a criação da linha Utam Uno (hoje composta por quatro blends:  Gourmet, Classic, Intenso e Descafeinado), investindo numa linha premium que se destaca de seus concorrentes diretos – por conta de desenvolver blends exclusivos de alta qualidade. 

Essa mesma meta de exclusividade e requinte de opções foi mantida na criação das cápsulas de café Fazenda Santa Alcina, as primeiras cápsulas de alumínio compatíveis com o sistema Nespresso produzidas no Brasil. 

O Grupo Utam conta com um sistema de envase de alto padrão, garantido por moderno maquinário italiano que trabalha todo o processo do encapsulamento ao encartuchamento em ambiente controlado, sem qualquer contato manual. O processo de industrialização das monodoses ocorre na unidade fabril em Piumhi, no interior de Minas Gerais - localização estratégica numa região produtora de cafés especiais, com fornecedores de excelente qualidade e proximidade de Belo Horizonte, Ribeirão Preto e São Paulo.  

Com a implantação da linha de cafés especiais na unidade de Piumhi, desde 2016 além de produzir seus próprios cafés, o grupo passou também a fabricar para os principais players do mercado, o que representa mais de 100 marcas de cafés em grãos e mais de 300 marcas de cafés em cápsulas do início da operação até junho. A previsão da diretoria da empresa, com investimentos e novidades de negócios no setor de cápsulas, é ampliar a carteira de clientes e ampliar a produção até o final deste ano.
  
Sobre o Grupo Utam
Idealizado no final de 1969, com início das atividades em 1970, o Grupo Utam está sob domínio acionário da atual direção desde 1985. Em sua trajetória, a empresa adquiriu alta performance na região Sudeste e ampliou frentes de abrangência em outros Estados. Hoje, possui cinco unidades de negócios e uma capacidade produtiva de mais de 1.400 toneladas/mês em dois modernos parques industriais. A empresa possui extenso portfolio de produtos e serviços e marcas consagradas por seus consumidores, o que garante uma performance em crescente evolução no mercado cafeeiro, estando na 13ª posição entre as maiores torrefações do ranking da Abic (Associação Brasileira da Indústria do Café).

A empresa possui certificações e prêmios de qualidade. Em 2020, ganhou o prêmio do programa Melhores da Qualidade da Abic com a indicação do Café Utam Speciale, na categoria Superior Grão - dentro do grupo de empresas de grande porte.  

Unidades de Negócios
Cafés Torrados e moídos, possui marcas fortes e de tradição no segmento cafeeiro, o Café Utam, Utam Momentos e outras marcas tradicionais. Além desses produtos, o grupo possui uma linha de Cappuccino, uma de Café Solúvel e ainda conta com filtros de café.

Unidade de Grãos Especiais apresenta uma linha completa de cafés das melhores regiões produtoras brasileiras, com qualidade Superior e Gourmet.

Unidade Food Service, o Grupo oferece uma solução completa para restaurantes, padarias e cafeterias através de serviços de consultoria e treinamento, e produtos especializados, como grãos, máquinas e complementos.

Unidade Single Cup ou monodose é especializada em cápsulas de café, trazendo praticidade e variedade ao consumidor com produtos exclusivos e blends provenientes de diversas origens brasileiras.
Unidade de Marca Própria, a empresa é responsável pela produção de mais de 90 marcas de cafés em grãos e mais de 140 marcas de cafés encapsulado para terceiros.

Em todas as unidades de negócios, o Grupo Utam oferece matéria prima de qualidade, tecnologia avançada, todo tipo de café para embalagens diversificadas e profissionais de alta performance acompanhando cada etapa da produção
  
Dados complementares
A empresa possui matriz em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, filial em Piumhi (MG) e polos de distribuição em São Paulo e Belo Horizonte.

Endereços na internet 
www.grupoutam.com.br
www.facebook.com/cafeutam
www.facebook.com/utam.uno
http://instagram.com/cafe.utam
http://instagram.com/utam.uno
http://instagram.com/utamfoodservice
http://lojautam.com.br 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp