15/05/2023 às 16h19min - Atualizada em 15/05/2023 às 20h03min

GRUPO SADA REALIZA AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

SALA DA NOTÍCIA Taís Paes de Barros
Divulgação Grupo SADA

GRUPO SADA REALIZA AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

  • Grupo é mantenedor do Programa Na Mão Certa desde 2022;
  • Grupo SADA promove diversas iniciativas para conscientizar e engajar pessoas colaboradoras, terceiros e fornecedores 

A data de 18 de maio é conhecida como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e marca as iniciativas da 23ª edição da Campanha “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes”. O Grupo SADA, maior conglomerado de logística e transporte de veículos zero quilômetro da América Latina, tem um amplo calendário de ações ao longo do ano, que têm como foco o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas do Brasil. 

Em linha com os compromissos em busca de uma sociedade mais justa, o Grupo SADA apoia projetos voltados a crianças e adolescentes vítimas de exploração sexual, com recursos próprios ou do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA), em parceria com governos e organizações sem fins lucrativos, como o Núcleo Infantil Anna Medioli e a ONG Meninadança.

Entre as ações confirmadas para a data, que têm como objetivo engajar e sensibilizar a sociedade para ajudar a mudar a difícil realidade nas estradas do país, o Grupo SADA, por meio do Programa Na Mão Certa, se une à Campanha Faça Bonito, com uma programação  repleta de iniciativas como distribuição de panfletos, faixas, camisas e rodas de conversa em todas as empresas do grupo, além de unidades de Centros de Referência de Assistência Social (CRAs) de Betim, Núcleo Infantil Anna Medioli, cinco casas da ONG Meninadança e postos de gasolinas parceiros localizados em regiões com maior vulnerabilidade.

As diversas ações já realizadas reforçam o compromisso e o engajamento do Grupo SADA para uma sociedade mais justa. “Já no primeiro ano como mantenedora do programa, conquistamos o reconhecimento do Programa Na Mão Certa, diz Daniela Medioli, vice-presidente da companhia.  “É isso que nos move a seguir adiante, buscando cada vez mais engajar nossos colaboradores e parceiros para trabalhar de forma ética, reforçando nosso propósito de cuidar das pessoas”, complementa a executiva.

O reconhecimento foi concedido pelo cumprimento às premissas estabelecidas como formação de multiplicadores, pontos focais, execução de ações educativas de comunicação interna e externa e realização de treinamentos direcionados aos nossos motoristas para que se transformem em verdadeiros Agentes de Proteção. “Nosso objetivo inicial foi educar, sensibilizar e treinar nossas pessoas colaboradoras como identificar e denunciar situações e locais que promovem a exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil”, explica Daniela.

Este ano, o grupo já realizou algumas atividades e tem outras ações incluídas no calendário para fortalecer cada vez mais essas iniciativas alinhadas às premissas do Programa Na Mão Certa.

Atualmente, cerca de 3,5 mil motoristas, entre próprios e terceiros, participam ativamente. Após diversas iniciativas para promover a discussão do tema internamente e fortalecer o compromisso de todos para essa importante causa, foram realizados treinamentos sobre as condutas para denúncias de casos e suspeitas para se transformar os motoristas em Agentes de Proteção.

“Temos como compromisso realizar e apoiar continuamente campanhas para contribuir para a erradicação da exploração sexual de crianças e adolescentes e difundir boas práticas entre nossas pessoas colaboradoras", conta Elisa Cunha, coordenadora de Responsabilidade Social do Grupo SADA. Disponibilizar informações com frequência, reforçar o tema nos Diálogos Semanais de Segurança, realizar abordagens durante os carregamentos, divulgar vídeos educativos em salas de espera, promover a distribuição de folders e bottons, além de mensagens nos manuais dos carreteiros e integração de novos contratados são alguns exemplos do trabalho de conscientização desenvolvido pelo grupo.

“É uma honra ser uma Agente de Proteção. “Fiquei muito feliz de participar da campanha que tem como objetivo a construção de um futuro promissor, digno e seguro. A função que desempenhamos é um ato de amor, respeito e solidariedade e temos o dever de auxiliar e orientar, por meio de trabalhos educacionais e preventivos que ajudam a resguardar os direitos e proteção integral das crianças e adolescentes”, afirma a carreteira Vanessa Araújo.

“Ter o conhecimento que nossas crianças e adolescentes precisam de ajuda e proteção é zelar pelos direitos delas. Sou uma multiplicadora em todas as áreas da minha vida, precisamos trazer para essas crianças mais dignidade, liberdade e convivência familiar”, conta Camila Benevides Vanzella, analista comercial do Grupo SADA.

O Grupo também envolve seus principais fornecedores, em especial da cadeia de serviços de transporte, para se engajarem nessa causa.

No calendário de iniciativas até o final do ano, estão previstas atividades específicas em datas relacionadas diretamente ao tema, como o Faça Bonito, Dia das Crianças, Dia do Conselheiro Tutelar e Dia Internacional de Direitos Humanos. O grupo pretende lançar, em breve, uma plataforma de treinamento exclusiva e direcionada aos motoristas.

Clique para baixar o áudio-depoimento de Elisa Cunha, coordenadora de Responsabilidade Social do Grupo SADA:  anexo 1.mpeg 

Sobre o Grupo SADA

O Grupo SADA é composto por mais de 30 empresas de diversos segmentos de mercado, sendo o principal o de logística e transporte de veículos zero quilômetro, e forma o maior conglomerado desse negócio na América Latina. Sua solidez está alicerçada em uma história de 47 anos e na visão de um futuro inovador, que transforma e colabora com o desenvolvimento do país. 

Presente em mais de 50 cidades em todas as regiões brasileiras, conta também com operações na Argentina. O conglomerado emprega mais de 7,5 mil pessoas nas áreas de transporte e logística, siderurgia, bioenergia, reflorestamento, comunicação, esporte, fundação social e concessionárias de automóveis de passeio e de carga.

O Grupo é motivado pela ideia de que sempre é possível ser e fazer melhor por meio da diversificação dos negócios, do investimento em inovação e em ações de ESG, a fim de criar um impacto positivo na sociedade.

Para mais informações,  entre em contato:

Assessoria de Imprensa - InPress Porter Novelli

Taís Barros /Caroline Melo

55 (11) 3330-3815/(11) 4871-2825

[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp