12/05/2023 às 09h26min - Atualizada em 13/05/2023 às 00h09min

Produtos da cesta ABIMAPI movimentam 25% a mais em valor em 2022

Apanhado total de alimentos, de maneira geral dentro deste universo, cresceu 15,2% 

SALA DA NOTÍCIA Eduarda Silva

São Paulo, maio de 2023 – O resultado das cestas que compreendem a ABIMAPI (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados) teve um ótimo desempenho e cresceram acima da média da cesta total de alimentos em 2022 - é o que aponta o levantamento Nielsen 2022. No último ano, a cesta ABIMAPI movimentou mais de R$ 65 bilhões, quase 25% a mais em relação a 2021. Já em relação ao volume, a movimentação atingiu mais de 5 bilhões de toneladas. Já o consolidado (cesta total Nielsen), de maneira geral dentro deste universo, retraiu -2,5% em volume e cresceu 15,2% em valor.
 

O destaque de canal em 2022 ficou com a performance do cash and carry (C&C), que teve um aumento nas compras de abastecimento e, com isso, o C&C continua expandindo a penetração nos lares brasileiros, reforçando sua posição de liderança. O canal cresce em especial com as cestas de alimentos e limpeza que aumentam o nível promocional no C&C. A cesta de alimentos, especificamente, demonstra uma dicotomia com categorias com crescimento e retração com um grande número de lançamentos, mas poucos de sucesso.

 

Um outro tópico que merece destaque no levantamento é o início da aplicação da nova rotulagem frontal para alimentos que, até outubro de 2023, devem ser introduzidos em todos os produtos industrializados indicando os níveis de açúcares, gorduras e sódio. 

 

Essas e outras transformações do cenário alimentício estão ampliando as opções de compra do consumidor e estão intensificando movimentos já vistos como o da redução na lealdade a marcas e também na lealdade a canais. Em 2022, foi diagnosticada uma queda de -11% na lealdade de fabricantes de categorias mais básicas (vs 2020) e 5,8 milhões novos compradores no e-commerce (+157% vs 2020). 

 

“Para o ano de 2023, o mercado espera um PIB positivo e inflação controlada. Mas o consumidor se diz cauteloso em relação a sua saúde financeira e tem como principal desafio lidar com o poder de compra corroído. Isso o torna menos leal a marcas e canais. Já o desafio dos fabricantes e varejistas será fazer o produto certo estar no lugar certo. Esperamos alcançar neste ano um crescimento de cerca de 5% em volume de vendas”, afirma Claudio Zanão, presidente da ABIMAPI.

 

Biscoitos

A venda de biscoitos em 2022 no Brasil disparou 22% com diversos segmentos em alta. É possível afirmar que, apesar da alta dos preços, especialmente no início de 2022, a categoria manteve penetração e consumo, conseguindo impor uma disparada na movimentação de vendas. O total em valor da categoria de biscoitos passou de aproximadamente R$ 24 bilhões de 2021 para mais de R$ 29 bilhões em 2022.

 

O biscoito que mais teve diferença do valor total de vendas em 2022 foi o biscoito coberto, com uma alta de 34% em relação a 2021. Ele vem seguido de altas em salgadinhos (27%), wafers (26%), rosquinhas (24%) e bolacha água e sal (22%).

 

“O aumento é reflexo das inovações que as indústrias apresentam com sabores, formatos e embalagens diferenciadas”, pontua Zanão.

 

Massas

Por ser popular e democrático, o macarrão cresce com inovações e adesão dos jovens em 2022. E para seguirem sendo alimentos presentes em quase todos os lares brasileiros, o macarrão e as massas precisam enfrentar um desafio permanente: o preço. Dados Nielsen aponta que, enquanto a categoria avançou 1% em volumes vendidos no último ano, o valor das vendas saltou para 23%.

 

Em 2021, o total da categoria foi de R$ 10 bilhões. Já em 2022, este número passou para R$ 13,4 bilhões.

 

“Macarrão é versátil, barato e nutritivo com infinitas combinações de molhos e acompanhamentos para as refeições”, reforça Zanão.

 

Pães 

Pães e bolos estão entre as 10 categorias que mais contribuem com o crescimento do varejo brasileiro. Os dados são resultados de um levantamento da Nielsen que aponta ainda que a lista completa dessas 10 categorias foi responsável por 62% do crescimento em volume de todo o varejo.

 

Os pontos de maior venda de pães industrializados em volume foram os autosserviços independentes, com 31,8% do volume, seguido por cash and carry, com 22,9% e supermercados com 19,4%.

 

Bolos industrializados

A categoria de bolos industrializados também teve um ótimo desempenho em 2022. Foram movimentados mais de R$ 2 bilhões, aproximadamente 25% a mais que em 2021, ano em que a categoria alcançou quase R$ 1,5 bilhão.



 

Sobre a ABIMAPI

Uma das maiores associações alimentícias do Brasil com quase 40 anos de atuação, a ABIMAPI possui mais de 100 empresas que detêm mais de 80% do setor e geram mais de 250 mil empregos diretos. Como interlocutora junto ao governo, à mídia, pesquisadores e demais públicos, sua missão é fortalecer e consolidar as categorias de biscoitos, massas alimentícias, pães e bolos Sindustrializados nos cenários nacional e internacional. Para mais informações, acesse www.abimapi.com.br

 

Informações para a imprensa

InPress Porter Novelli

[email protected]

 

ABIMAPI 

Mariana Ortiz

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