10/05/2023 às 13h34min - Atualizada em 11/05/2023 às 00h09min

Baixas temperaturas: alimentação sem lactose, vegana e saudável no frio

Chef dá dicas de receitas sem nada de origem animal para manter uma alimentação nutritiva, leve e inclusiva

SALA DA NOTÍCIA Carolina Carvalho
Carolina Carvalho, publicitária e chef vegana desde 2014. Instagram @/futurocomcarol
Internet
 

Com o frio chegando as pessoas tendem a comer mais, isso porque, com as baixas temperaturas, o corpo precisa gastar mais calorias para manter a temperatura ideal e, por isso, é necessário um maior aporte energético para exercer as funções metabólicas do organismo. Mas para os veganos e intolerantes à lactose, nem sempre é fácil encontrar opções de alimentos para consumo.

 

De acordo com dados da Sociedade Vegetariana Brasileira e o Ibope Inteligência, os adeptos do veganismo representam 3,2% da população, ou seja, aproximadamente 7 milhões de brasileiros são veganos. Além disso, quando falamos de intolerância à lactose, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 44% dos brasileiros apresentam sintomas da doença, dado corroborado pela Federação Brasileira de Gastroenterologia, que constatou que mais de 40% da população brasileira têm algum tipo de intolerância aos produtos lácteos.

 

Carol Carvalho, chef vegana desde 2014, conta que existem várias opções de lanches interessantes, baratos, nutricionalmente completos e equilibrados, que servem não só para o  período de frio, mas para consumir o ano todo. Ela ensina inclusive em seu curso "Laticínios do Futuro” como fazer queijos vegetais com o mesmo gosto e textura do queijo de vaca, que podem ser feitos por pessoas comuns, dentro de casa, o que ajuda quem não consome produtos de origem animal. “O bom da comida vegana é que ela é feita para todos, pois os pratos são saborosos, agradam ao paladar e na criatividade, deixando todo mundo satisfeito, além de incluir o público de pessoas intolerantes e alérgicas a leite”, ressalta.

 

O cardápio vegano além de saboroso, tem todos os nutrientes necessários que uma dieta precisa, em qualquer fase da vida, segundo a própria Academia de Nutrição e Dietética dos Estados Unidos, que é uma das mais respeitadas instituições do ramo. “A maior vantagem de uma alimentação inclusiva, como a dos veganos, é proporcionar qualidade de vida e saúde, em que o corpo se beneficia com melhor desempenho para manter a resistência às doenças”, completa Carol. 

 

Receitas veganas para o frio 

 
  • Caldo de inhame com queijo vegano;
  • Dahl de lentilha e espinafre;
  • Risoto de pinhão;
  • Caldo de Tomate Vegano;
  • Fondue de Queijo Vegano;
  • Sopa de lentilha.


 

Fonte: Carolina Carvalho, publicitária e chef vegana desde 2014. Instagram @/futurocomcarol


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp