30/03/2023 às 17h11min - Atualizada em 31/03/2023 às 00h05min

Dúvidas sobre a lâmpada ideal para o home office? Telhanorte dá dicas de como escolher a melhor opção

Telhanorte destaca cinco dicas para a escolha da lâmpada ideal para o espaço

SALA DA NOTÍCIA Filipe Martins
Com o crescente número de pessoas em home office, o cantinho para o trabalho no lar ganha ainda mais a atenção. Afinal, este ambiente será onde as pessoas, naturalmente, permanecerão mais tempo ao longo da semana e necessitam de produtividade. Diante disso, a Telhanorte, pertencente ao maior grupo de lojas de materiais de construção do Brasil, destaca cinco dicas para a escolha da lâmpada ideal para o espaço.

Intensidade da luz
Um ponto importante é evitar uma iluminação muito clara ou muito escura. O ideal é optar por algo que se aproxime de uma iluminação natural e que evite extremos. Uma luz muito forte pode gerar cansaço e em alguns casos até enjoo. Já a iluminação fraca compromete a concentração e faz a pessoa ter que forçar a vista para enxergar as informações nas telas do notebook ou tablet.

Luminária de Mesa
Uma opção eficaz para quem deseja muita produtividade no home office é a luminária de mesa. O ideal é posicioná-la na lateral da mesa, um pouco atrás do usuário e que fique no lado oposto da mão de escrita, evitando sombras ao digitar ou escrever. 

Tipo de lâmpada
Um dos erros que normalmente as pessoas cometem é no momento da escolha da cor da lâmpada. Os modelos amarelos oferecem mais conforto visual para quem fica muitas horas trabalhando em frente ao notebook ou tablet. Por essa razão, este modelo cansa menos o olhar. A lâmpada LED, mesmo com um custo mais alto, é sempre a melhor opção, por oferecer maior durabilidade e por ser mais econômica na conta da energia elétrica. É possível encontrar versões amarelas e brancas, que podem ter sua intensidade controlada de acordo com as necessidades do usuário.

Reprodução de cor
Parece muito técnico, porém é muito importante. A escolha da lâmpada tem que se basear também no índice de reprodução de cor (IRC): o IRC mede como as cores são reproduzidas sob uma determinada luz. Para um home office, é importante escolher uma lâmpada com um IRC alto, de pelo menos 80, para garantir uma leitura e visualização de cores, por exemplo, com precisão.

Temperatura de cor
A temperatura de cor da lâmpada afeta a forma como o usuário percebe as cores e o estado de espírito. Para um ambiente de trabalho, a dica é optar por uma temperatura de cor de 5000 a 6500 Kelvin, que é semelhante à luz do dia e proporciona uma iluminação brilhante e nítida.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp