20/03/2023 às 11h33min - Atualizada em 21/03/2023 às 04h08min

Exposição da Mostra de Estudantes da Quadrienal de Praga (Prague Quadrennial – PQ) abre hoje na sede da SP Escola de Teatro na Praça Franklin Roosevelt

Trabalhos expostos representarão o Brasil no evento internacional em junho

SALA DA NOTÍCIA J. Villa - Lobos
Arquivo Quadrienal de Praga
Representando o Brasil na Mostra de Estudantes da Quadrienal de Praga, maior evento de cenografia do mundo, a SP Escola de Teatro - instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado e gerida pela Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap) -, realiza a Mostra Expositiva de Cenografia Tradição e Transgressão – Histórias Raras De Lugares Únicos, com abertura nesta segunda, dia 20 de março, às 19h, no saguão do prédio da instituição na Praça Roosevelt.

A exposição reúne trabalhos de alunos do Brasil todo, programados para acontecer primeiro na sede da escola, em São Paulo e posteriormente em Praga, ainda este ano.  Atividade integrante do calendário oficial da Quadrienal de Praga de 2023, a Mostra de Estudantes é um evento internacional. Para organizar a iniciativa, a SP criou um núcleo curatorial do qual faz parte o cenógrafo J.C. Serroni, coordenador dos cursos de Técnicas de Palco e Cenografia da instituição.
 
“Resolvemos que seria uma participação mais formativa. É um grupo de 15 pessoas, algumas da SP, algumas de outros lugares, um grupo representativo de Brasil. Participo da Quadrienal desde 1987, já participei como curador, como artista, como júri e agora por estar na SP Escola de Teatro, me interessou muito esse lado da formação, mostrar esse panorama do que se faz aqui, com relação ao ensino da cenografia, do trabalho das escolas”, conta Serroni.

A Quadrienal de Praga convidou curadores de vários países a apresentarem intervenções criativas inspiradas na identidade, conhecimento e cultura locais. A PQ pediu às escolas participantes e designers emergentes para criarem uma exposição (ou um espaço de experiência imersiva) com base no conhecimento cultural de um lugar.

Escolas do mundo inteiro enviam seus projetos a serem expostos no pavilhão sede do evento, em Praga, onde cada país tem seu espaço. A SP Escola de Teatro recebeu 120 projetos, entre maquetes, vídeos e performances, dos quais serão encaminhados 64 que ficarão expostos em um stand na Quadrienal de Praga entre 8 e 18 de junho de 2023. O evento conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

Serviço:

Mostra Expositiva – Quadrienal de Praga

Tradição e Transgressão – Histórias Raras de Lugares Únicos
Abertura, dia 20 de março de 2023, segunda-feira, às 19h.
De 20 de março a 5 de abril. Das 9 às 21h
Local: SP Escola de Teatro – Praça Franklin Roosevelt, 210
Site da Instituição: www.spescoladeteatro.org.br

Sobre a Quadrienal de Praga
A Quadrienal de Praga (Prague Quadrennial - PQ) é um evento mundialmente conhecido que  acontece por duas semanas, a cada quatro anos, em Praga, República Tcheca. Foi criada em 1967 para trazer o melhor do design da performance, cenografia e arquitetura teatral para a linha de frente de atividades culturais a serem vividas por profissionais, artistas emergentes e, também, pelo público em geral. 

Sobre a SP Escola de Teatro

Conexões internacionais

Com projeto de educação modelo e inspiração para países como Suécia, Finlândia, Noruega, Alemanha, Suíça, a SP Escola de Teatro - instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado e gerida pela Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap) -, desenvolveu um sistema de ensino pedagógico hoje exportado também para a Ásia, África e América Latina, continentes com os quais realiza frequentes intercâmbios entre pesquisadores e alunos.

Na área das ideias e pensamentos, as conexões se refletem ainda na contribuição frequente com artigos em renomadas publicações internacionais. Vale destacar que as articulações com o Exterior – viagens - são realizadas com recursos próprios ou por meio de apoio de instituições parceiras.

Pelo modelo de educação, a SP Escola de Teatro recebeu seu primeiro prêmio internacional em 2020, em Londres, Reino Unido e em dezembro de 2022, Ivam Cabral – diretor executivo da instituição – viajou a Bruxelas, Bélgica, para receber um segundo prêmio concedido à SP, desta vez pela Suíça, por seu trabalho na área da educação.

Atuação local

No Brasil a SP Escola de Teatro tem parceria com a Fundação Casa, e recebe jovens em processo socioeducativo. Disponibiliza bolsas-oportunidade para parte dos estudantes, com uma ajuda mensal de R$ 600. Tem atuado cada vez mais fora de São Paulo, em outros Estados, como Pará e Amazônia. Criou uma escola superior em Manaus e em Cáceres, no Mato Grosso.

Pioneira em projetos de diversidade, contrata homens e mulheres transexuais há 12 anos, em regime CLT. Promove a SP Transvisão (11ª edição em janeiro de 2023), uma semana com mesas de discussão, apresentações e entrega do prêmio Claudia Wonder para personalidades trans que se destacam em diversas áreas. Desde o início, o projeto teve diferentes parceiros como a OAB-SP, Secretaria dos Direitos Humanos da Cidade de São Paulo, ABRAT e a ONG Mães pela Diversidade, entre outros, que foram pensando juntos e também se fortalecendo em torno dessa iniciativa.

Também desenvolveu ações externas como, por exemplo, deslocando funcionárias trans para operar na recepção da MIT em São Paulo.  Recebeu o Selo Paulista de Diversidade, instituído pelo Governo do Estado de São Paulo, que destaca boas práticas organizacionais relacionadas à inclusão na política de gestão de pessoas das organizações, a preocupação e inclusão das temáticas das pessoas com deficiência, e às questões étnicas, raciais, de gênero, idade, orientação sexual e identidade de gênero, assim como para difundir a cultura de respeito, valorização e promoção da igualdade nos ambientes de trabalho.

Recentemente a Adaap, que gere o projeto SP Escola de Teatro, ganhou o Prêmio APCA pela edição, por meio do selo Lucias, de obra Teatro de grupo na cidade de São Paulo e na grande São Paulo: criações coletivas, sentidos e manifestações em processo de lutas e de travessias.  
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp