28/10/2013 às 15h08min - Atualizada em 28/10/2013 às 15h08min

Dicas e curiosidades sobre espumantes

Descubra aqui as diferenças

Regiane Bonafé - O Receitando

Dicas e curiosidades sobre espumantes!!!

 

Fim de ano é um período muito leve, agradável e cheio de confraternizações. Encontrar amigos e familiares, partilhar ceias e brindar são itens básicos dessa época. No réveillon, geralmente, escolhemos um lugar especial para comemorar a passagem de ano e também fazemos uma ceia parecida com a de Natal, mas dessa vez destacamos o espumante como bebida simbólica. Hoje, compartilharemos algumas dicas e curiosidades sobre ele.

 

O que são vinhos espumantes?

Espumante é um vinho que tem nível significativo de dióxido de carbono, fazendo-o borbulhar quando servido. O Dióxido de carbono resulta de fermentação natural, seja ela feita dentro da garrafa (Método champenoise) ou fora dela (Método Charmat). As borbulhas de CO2 que se formam durante o serviço são denominadas perlage. Em alguns lugares do mundo, a palavra champagne é usada como sinônimo de espumante, o que é vedado inclusive por algumas legislações.

 

Qual a diferença entre o vinho comum e o vinho espumante?

A grande diferença entre o vinho normal e o usado para celebrar a chegada do ano novo é o número de fermentações. Enquanto o primeiro sofre somente uma fermentação, o segundo passa por duas.

 

Como servir o champanhe?

O champanhe deve ser servido sempre gelado. Serve-se num copo alto, esguio e com pé (flut) ou numa taça de champanhe. A temperatura recomendada é de 4º a 6º (nunca inferior). Para gelar uma garrafa de champanhe de uma forma rápida e simultaneamente manter essa temperatura, deve colocar-se uma camada de gelo moído num frapé (1/3). Depois de colocar a garrafa, deitar um punhado de sal em cima do gelo. Deitar nova camada de gelo e mais um punhado de sal. Cobrir com gelo até acima. A função do sal consiste em manter o gelo mais tempo.

 

*informações do Portal How Stuff Works e G1.

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp