18/09/2013 às 10h05min - Atualizada em 18/09/2013 às 10h05min

50 cafés da manhã pelo mundo

Pra se ter uma ideia de como as refeições variam em cada país (e suas regiões). Muitos, na verdade, nem parecem o desjejum, e vão exigir coragem e estômagos fortes de alguns. Então vamos lá… só não vale lamber a tela!

Regiane Bonafé - O Receitando

Pra se ter uma ideia de como as refeições variam em cada país (e suas regiões). Muitos, na verdade, nem parecem o desjejum, e vão exigir coragem e estômagos fortes de alguns. Então vamos lá… só não vale lamber a tela!

1. Café da manhã no Alasca - carne de rena + ovos na panqueca é o menu típico do café do Alasca. Será que nem no Natal as renas são poupadas? Podre Rodolfo, deve ter pesadelos cada vez que tem que acompanhar Papai Noel ao Alasca!

2. Café da manhã nos Estados Unidos - gordas panquecas feitas em casa com bastante xarope (syrup) e mirtilos (blueberries), mais um punhado de fatias de bacon bem tostadas. Este é o desjejum típico americano. Bom, para evitar uma operação cardiaca em breve, há também a opção de uma generosa tigela de muesli (o cereal matinal) e era isso.

3. Café-da-manhã na Argentina – normalmente consiste na combinação do mate com as tradicionais facturas, muito parecidas com os croissants. Claro que um bom churros de doce de leite não é nunca recusado, a qualquer hora do dia.

4. Café da manhã na Austrália – pode faltar qualquer coisa na refeição australiana, menos uma: Vegemite. Dificil de descrever o que é ou qual seu sabor, mas é “o” produto típico do país. Uma espécie de geleia escura, com com gosto (bem) salgado e meio amargo, é o que se usa para espalhar na torrada que acompanha o café. Da série “ame ou odeie”.

5. Café da manhã nas Bahamas - o que não pode faltar numa refeição das Bahamas são os grits. Basicamente é milho cozido com fibra de cal que depois vira uma espécie de mingau. Sua popularidade vem dos tempos da escravidão, quando era tudo o que escravos tinham para comer. Hoje em dia pode receber acompanhamentos de iscas de carnes e camarões graúdos para dar uma incrementada.

6. Café da manhã em Belize - os fry jacks são o carro-chefe da mesa de café da manhã em Belize. São basicamente massas fritas em fogo quentíssimo que vêm acompanhados de feijão e ovos, ou de geleia e mel. Básico e muito gostoso.

7. Café da manhã na Bolívia - saltenhas são tipos de pastéis assados, vendidos em qualquer esquina e bem baratos. É a comida típica do desjejum boliviano. Podem ser de recheios variados, como carnes, legumes, soja, azeitonas e até levemente doces. Tentação vai ser comer um só.

8. Café da manhã no Brasil - basicamente, come-se o quanto pode: queijos, frios, geleias, sucos, frutas e, claro, pães e bolos de todos os tipos. Fora o café bem forte. Ou seja, uma mesa de café-da-manhã bem servida e o seu estômago estará garantido por boa parte do dia.

9. Café da manhã no Canadá - essa porção que parecem ovos mexidos, são na verdade os pierogis, um tipo de pastel originário da Polônia, feito à base de farinha e ovos, e recheado com ricota, batatas, repolho (chucrute), carne, queijo ou frutas. Juntam-se a eles algumas salsichas e torradas, e está pronto seu prato matinal!

10. Café da manhã na China - muito parecido com qualquer almoço e jantar na China, é verdade. Afinal, é normal acordar e comer noodles (massa talharim), arroz,  frango frito e vegetais.

11. Café da manhã na Colômbia - há uma variedade de pratos regionais pela Colômbia, que vão apetecer a todos os gostos. Na região da Cundinamarca, que inclui a capital Bogotá, a changua é bastante comum. Trata-se de uma sopa feita com leite, cebolinha e queijo.

12. Café da manhã na Costa Rica - Gallo Pinto é o prato típico da Costa Rica (e da Nicarágua também). É composto de arroz e feijão preto, com opcionais de salsa, sour cream e uma tortilla.
Os costa-riquenhos também não costumam dispensar acommpanhamentos de abacate ou banana-da-terra.

13. Café da manhã em Cuba - normalmente consiste em em café adoçado com leite e uma pitada de sal dentro! O pão típico cubano é tostado e com manteiga, e cortado em pedaços de tamanho ideal para molhar no café. Delícia.

14. Café da manhã na Dinamarca - tal qual no Brasil, a variedade de gostosuras no café dinamarquês impressiona: pão de centeio, queijos, salame, presunto, patê, mel, geleia e, de vez em quando, até chocolates. Surpreendentemente (para muitos), bacon não é tão popular por lá não!

 

15. Café da manhã na República Dominicana - não dá pra não provar o mangú. O prato típico é composto de um purê de bananas-da-terra cozidas com manteiga e acompanhadas de salame, queijo ou ovos. Acompanhe com um chocolate quente e você se sentirá como um morador local!

16. Café da manhã no Egito - o que não pode faltar por lá são os F?l Medames (ou apenas “F?l”). Trata-se de um prato composto por grãos de fava,  grão-de-bico, alho e suco de limão por cima. Nesta foto, o prato é coberto por azeite de oliva, pimenta-caiena, molho tahini, um ovo de gema dura e uns legumes picadinhos.

17. Café da manhã na Inglaterra - o Full English breakfast precisa ter feijão, salsichas, bacon, ovos, cogumelos, hash browns (uns bolinhos de batata fritos) e torradas. Claro que precisa estar devidamente acompanhado de uma xícara de chá (com leite!). Há quem adicione ainda a black pudding (murcilha/morcela). Varia conforme o estômago.

18. Café da manhã  na Estônia - queijo coalho derretido no pão branco. Simples? Pode ser. Mas que é delicioso com café, é. Para uma opção mais saudável, ricota é a pedida.

19. Café da manhã na França - ah, le croissant, le croissant… como não amá-los? Puros, com manteiga ou devidamente recheados com chocolate, creme, passas, amêndoas e por aí vai. Seja qual for o sabor, e acompanhados por um cafezinho no ponto, seu dia já começa bem em qualquer parte da França.

20. Café da manhã na Alemanha - queijos, pães frescos e as infalíveis würste (as salsichas locais) são o desjejum básico dos alemães. Tudo acompanhado de um bom e puro café, claro.

21. Café da manhã em Gana - o item mais popular do desjejum neste país africano é o waakye. Pode ser considerado uma variação do brasileiríssimo “arroz com feijão”, só que ambos são cozidos juntos. Qualquer banca de rua em Gana tem a iguaria.

22. O café da manhã super saudável do Havaí - já era de imaginar que frutas eram o principal no cardápio havaiano. Laranjas, uvas, morangos, maçãs e por aí vai… Na foto aí tem o bagel também, mas esse é só para aqueles que vão gastar algumas horas em cima da prancha de surfe depois…

 

23. Café da manhã na Islândia - o jeito lá é apelar para uma refeição quente e suculenta para enfrentar as manhãs escuras e geladas. Hafragrautur, ou a aveia local, vem salpicada com açúcar mascavo mais algumas passas ou nozes.

24. Café da manhã na Índia - batatas assadas com alecrim, tofu indiano, salsicha vegetal, lentilhas e pimenta-banana assada. Vale lembrar que a cozinha indiana varia muito de região pra região, mas não se espante se encontrar todos estes ingredientes no café-da-manhã e não na hora do almoço por lá..

25. Café da manhã no Irã – geralmente tem algum tipo de pão (indiano) com manteiga e geleia. Quando um café mais leve não for o suficiente, os iranianos comem também o halim – uma mistura de trigo, canela, manteiga e açúcar, cozida com carne desfiada em panelões enormes, e que come-se quente ou frio. Alternativa? A versão iraniana do omelete.

26. Café da manhã na Irlanda - depois das iguarias inglesas e escocesas, é hora de notar o diferencial do desjejum irlandês:  o white pudding (bem similar ao black pudding, mas sem o sangue) acompanhado do soda bread (pão de sódio, traduzindo livremente).

27. Café da manhã na Itália - eu uma nação conhecida por sua fartura gastronômica, vale de tudo. Sim, por que não uma pizza cheia de queijo pela manhã? Ou uma massa ao pesto? Ok, o mais comum mesmo de se ver logo cedo  é o cappuccino e cornetto ou, croissant à italiana.

28. Café da manhã no Japão - como assim você nunca comeu tofu no café-da-manhã? Bom… no Japão é mais que popular, devidamente acompanhado de peixe e arroz. Mergulhe num molho de soja e você tem am refeição, digamos, quase suadável.

29. Café da manhã Jordânia - as opções variam conforme a região, mas há alguns itens típicos que costumam aparecer nos menus tanto do desjejum quanto almoço e jantar. O Labneh (tipo de coalhada seca, ou “iogurte grego”), homus e falafel são sempre opções populares. Podem ser servidos com azeite de oliva e acompanhados de salsichas, geleia e manteiga e mortadela.

30. Café da manhã na Coreia - o desjejum é bastante similar ao almoço ou jantar nas Coreias. A refeição consiste basicamente em um prato de kimchi (verduras em conserva misturadas com carne ou outro item sazonal), uma tigela de arroz e outra com uma sopa de legumes. Ok, a boa e velha torrada também é uma opção popular no café, mas não tem a mesma graça, certo?

31. Café da manhã na Malásia - de novo: uma boa tigela de Mee – macarrão misturado com ovos, legumes e temperos suculentos.

32. Café da manhã no México - outro desjejum para os fortes: o prato da foto acima consiste em lascas de carne, chilaquiles, ovos e outras iguarias consumidas em Manzanillo. Nachos, quejo e feijão também compõe o menu das manhãs para so mexicanos.

33. Café da manhã na Mongólia - geralmente consiste em pedaços de carne de ovelha cozidos com bastante gordura e farinha, acompanhados de arroz. Na parte oeste da Mongólia, a opção costuma ser por carne de cavalo. Coisa leve para o desjejum, certo?

34. Café da manhã no Marrocos - tradicionalmente composto de tipos diferentes de pães –  não é à toa que o marroquino é o povo que mais come pão no mundo, mais de 100kg por ano! – com chutney, geleia, queijo ou manteiga. Destaque para um tipo de panqueca de sêmula (semolina) chamada Baghir, de comer rezando.

35. Café da manhã no Paquistão - não pode faltar o Aloo Paratha: um tipo de pão indiano não-fermentado que é frito nas tawas. A massa contém ghee (manteiga parecida com a de garrafa) e o pão geralmente é recheado com legumes. O melhor jeito de comê-lo é com manteiga, chutney ou algum tipo de molho picante. Muita gente molha ele no chá na hora de comer.

36. Pequeno-almoço em Portugal – a simples e irrestível combinação típica da meia de leite com torrada (copo de café com leite mais o pão de forma torrado com manteiga) pode também dar espaço (dependendo da região e da fome de quem come) para um croissant recheado ou até o infalível pastel de nata.

37. Café da manhã no Peru - ceviche é popular por lá a qualquer hora do dia, seja no desjejum, almoço ou jantar. É um prato de frutos do mar, feito com peixes crus marinados com sucos cítricos, como de limão ou lima, e com pimentas extrafortes para dar o gosto final. Um verdadeiro banquete.

38. Café da manhã nas Filipinas - tudo gira em torno das frutas locais na refeição filipina, em especial as mangas. Para manter a energia, arroz é o carro-chefe, ou as pequenas salsichas conhecidas como longganisa. Quando são fritas com salsa e dentes de alho, são chamadas sinangag. Essa sinangag é combinada com ovos, carnes e feijão e, voilá, está pronto o café-da-manhã filipino.

39. Café da manhã na Polônia – conhecido localmente como Jajecznica, o tradicional desjejum polonês consiste em ovos mexidos cobertos com fatias de kielbasa caseira (tipo de salsicha) acompanhado de duas panquecas de batata.

40. Café da manhã na Rússia - oladi é um dos mais famosos itens do café russo. São basicamente como panquecas, servidas quentes, logo depois de serem fritas, super macias por dentro e crocantes por fora. Costumam ser saboreadas com creme azedinho, mel, geleia e frutas como amora, framboesa e morango.

41. Café da manhã na Escócia - tal qual como na Inglaterra ou Irlanda, com um singelo adicional: o inconfundível haggis. Sim, uma porção de bucho e vísceras de carneiro (embrulhadas em aveia, cebola e temperos) logo de manhã para companhar seu bacon e ovos fritos.

42. Café da manhã da Espanha - Pan a la Catalana ou Pan con Tomate, é o que há de simples e delicioso para comer pela manhã na Espanha. Basta abrir os tomates (bem maduros) e espalhar bem o sumo no pão, misturado com um pouquinho de alho. Por cima, adicione sal e azeite de oliva. Perfecto! Para dar uma incrementada, cubra com queijo, presunto ou salsichas.

43. Café da manhã na Suécia – costuma incluir a panqueca sueca, conhecida como Pannkakor. É bem fina, feita a partir de massa líquida e frita dos dois lados – quase como um crepe. Geralmente servida com um recheio doce e de frutas.

44. Café da manhã na Tailândia - você encontra este prato nas barracas e estandes por toda a Tailândia. É um peixe com molho apimentado de hortelã, acompanhado de carne de porco (doce e apimentada ao mesmo tempo) e mais arroz. Ao que tudo indica é bem gostoso e barato (cerca de 30 Bhat), mas vai depender de como é a sua fome logo depois que acorda.

45. Café da manhã na Turquia - o desjejum completo turco consiste em uma variedade de queijos, manteiga, azeitonas, ovos, tomates secos, pepinos, geleia, mel e algum tipo de fiambre temperado. Delícia!

46. Café da manhã em Uganda - outro país que varia bastante sua cozinha conforme a região. Mas um prato bastante comum por lá é o katogo – uma mistura de banana verde misturada a um cozido de carne ou um molho de legumes. A foto acima é banana com miúdos de vaca.

47. Café da manhã na Venezuela - assim como na maioria dos países da América Latina, empanadas são o carro-chefe, seja para um lanchinho seja para o café-da-manhã. Elas podem vir recheadas com queijo fresco, carne moída ou combinações variadas de legumes e feijão.

48. Café da manhã no Vietnam - normalmente consiste em variados tipos de carne/frango misturados com aveia e sêmulas. A foto acima pode ser mais ou menos descrita como um “mingau de carne de porco” – contém feijão verde, intestinos de porco recheados com molho de pimentão, coração de porco fatiado, fígado e outros miúdos. Bom, que é mais interessante que pão com manteiga, isso é!

49. O café da manhã do País de Gales - outra iguaria simples mas deliciosa, o Welsh rarebit é basicamente torrada coberta om queijo derretido e manteiga. O colesterol pode reclamar um pouquinho, mas que dá água na boca, dá.

50. Café da manhã na Hungria - sempre vai ter um Pogácsa. Ok, quase sempre. Durante o ano, têm até festivais dedicados a ele, e as receitas variam de região pra região. Basicamente são pãezinhos de massa fofa bem recheados, seja com queijo, porco, cebola, alho, pimentões ou sementes variadas. São também  servidos como acompanhamento para as demais refeições do dia.

Conheça O Receitando

Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp