11/08/2022 às 01h10min - Atualizada em 11/08/2022 às 01h10min

​Conheça os 27 ciclos de violência contra a mulher

Candidata a deputada federal pelo PSDB, Claudia Carletto, secretária municipal dos Direitos Humanos e da Cidadania de São Paulo de 2019 a 2022, organizou, na época em que esteve da pasta, um perfil socioecônomico das mulheres vítimas de violência doméstica que procuram por atendimento na cidade. Com base no Painel de Monitoramento da Rede de Serviços de Direitos Humanos, os dados mostraram que a maioria daquelas que buscam ajuda tem escolaridade média, são solteiras, têm entre 30 e 49 anos e ganham até dois salários mínimos, entre outros achados.
Para Claudia, o levamento mostra que as mulheres com menos informação e menor escolaridade ficam mais vulneráveis à violência e procuram com menor frequência os serviços de ajuda.
"A violência contra a mulher acontece de diferentes formas e em diferentes graus, e como mecanismo de combate foi criado o que batizamos de ‘violentômetro’, justamente para ajudar nós, mulheres, a identificarmos cada ciclo da violência doméstica, inclusive os sinais mínimos, que exigem atenção".

O “violentômetro” é um material didático criado pelo Programa Institucional Gestión con Perspectiva de Género del IPN/México, traduzido e divulgado pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo como mecanismo de enfrentamento da violência contra a mulher.
 "É preciso atenção ao menor sinal, pois a violência contra a mulher tende a aumentar", alerta Claudia. "Conhecer esses 27 ciclos ajuda as mulheres e toda a sociedade a reconhecer comportamentos violentos e em qual momento pedir socorro”, completa. Ela fez um post em seu Instagram com todas as informações sobre, que pode ser acessado neste link https://www.instagram.com/p/CfwoFnhuDPy/

Violentômetro - conheça 27 ciclos de violência 
1. Piadas ofensivas
2. Chantagear
3. Mentir/enganar
4. Ignorar/dar um gelo
5. Enciumar
6. Culpar
7. Desqualificar
8. Ridicularizar/ofender
9. Humilhar em público
10. Intimidar/ameaçar
11. Controlar/proibir
12. Destruir bens pessoais
13. Machucar
14. "Tapinhas/pancadinhas"
15. Brincar de bater
16. Beliscar/arranhar
17. Empurrar
18. Dar tapas
19. Chutar
20. Confinar/prender
21. Ameaçar com objetos ou armas
22. Ameaçar de morte
23. Forçar relação sexual
24. Abuso sexual
25. Violentar
26. Mutilar
27. Matar
 
Como procurar socorro
Para denunciar violência contra a mulher busque apoio profissional através dos números de telefone 190, canal de atendimento da Polícia Militar, e 180, canal de atendimento à mulher.
 
Sobre Claudia Carletto 
Nascida em Santa Adélia, em 28 de agosto de 1976, região de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, Claudia é jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Marketing Político pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Possui mestrado em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (PPG-CIS) pela UNINOVE.
Começou a exercer atividade política na então recém-criada Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Prefeitura de São Paulo de 2005 a 2007. Foi quando iniciou seu relacionamento com ex-deputada e senadora Mara Gabrilli, que na época foi convidada pelo prefeito José Serra para ser a primeira secretária Municipal da Pessoa com Deficiência no Brasil.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp