01/04/2022 às 14h30min - Atualizada em 01/04/2022 às 18h04min

Livro de Carlos Solano traz anotações do benzedor mineiro Chico do Álvaro

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro
A prática de “Benzer e bendizer”, tradição na cultura popular brasileira transmitida através das diversas gerações e credos, é tema do novo livro do arquiteto Carlos Solano “Bença, Seu Chico – o caderno de benzeções do Seu Chico do Álvaro”. O lançamento da obra acontecerá no próximo dia 9 de abril, ao término da oficina presencial “Casa Natural – Benzer e Bendizer”, que terá duração das 14h às 17h, no Espaço Sal da Terra, em Belo Horizonte (MG), na Rua Sylvio Barbosa, 140, Belvedere.

Carlos Solano, idealizador do livro, explica que o ato de benzer é a arte do cuidar, um hábito enraizado nas diferentes localidades do Brasil, que permanece vivo. O autor esclarece que sua apreciação e reverência pela prática o inspirou a pesquisar a vida e os feitos do mineiro Seu Chico do Álvaro, quando teve acesso ao caderno de benzeções anotadas por ele mesmo. “Sou encantado pelas tradições do nosso povo e foi com muita honra e emoção que ´traduzi´ o caderno de benzeções do Seu Chico. Digo ‘traduzi’ porque tive de fazer adaptações, decifrar palavras e frases, suprimir algum trecho não inteligível, recriar detalhes”, conta. O autor garante que fez o máximo para manter o que, para ele, seria o sentido original destas benzeções.

Algumas bênçãos destacadas na obra contam histórias e usam narrativas introdutórias como a frase: “Estava São Pedro sentado numa pedra...”. Outras utilizam, na ótica do autor, palavras mágicas  como “Li lo, li lo, ma cana sabatana”. Há também as que focam em curas especificas e trazem citações como “Deus te livrou dos maus olhos de quem te olhou”. “São muitos os tipos de bênçãos e todas expressam uma devoção sincera e um desejo de ajudar”, complementa Solano. A expectativa dele é que o saber contido neste – que ele considera -  “pequeno grande livro” - continue a cumprir o seu papel.

Oficina Casa Natural
A oficina visa resgatar práticas, hábitos e heranças da cultura das nossas avós, partilhar receitas de cuidado com a casa e a vida, além de mostrar a prática de benzer como um saber ancestral do povo brasileiro. “Na oficina partilharemos receitas que são joias da nossa cultura popular”, destaca Carlos Solano.  

Representante deste universo cultural há mais de 15 anos, ele documenta as diferentes manifestações das artes populares, agregando novas vertentes de estudos e práticas que valorizam a natureza e os ensinamentos que atravessam gerações.   Esse trabalho o aproximou de pessoas que vivem em vilarejos, comunidades afastadas do ambiente urbano e o fez descobrir a sabedoria de pessoas de mais idade que ainda moram distantes dos grandes centros. 

Profundo conhecedor e propagador dos tradicionais cuidados com a casa, as proteções, os cantos, receitas e as bênçãos, o arquiteto pretende também revelar neste encontro o valor da benzeção no cotidiano. “Todos podem benzer e bendizer”, afirma Solano.

Sobre Carlos Solano
É natural de Bela Vista (MS), mas vive desde criança em Minas Gerais. É autor dos livros Casa Natural (Edição do Autor/2014), que partilha receitas de cuidados com a casa do ponto de vista da cultura popular (volume I) e terapias ambientais (volume II); Casa Nossa De Cada Dia (Editora Laszlo/2016), no qual mostra seus projetos de arquitetura e os aprendizados de cada um, acessíveis ao público em geral. Ainda publicou o livro FengShui / KanYu – Arquitetura Ambiental Chinesa (Editora Pensamento/2000) e, em parceria com a paisagista Sandra Siciliano, o livro Nossas Árvores – O Resgate Do Sagrado, em 2015. Ele também foi colunista da revista Bons Fluídos (Editora Abril/Caras) por 10 anos.

Em 2020, durante a pandemia, o arquiteto lançou o livro Conselhos de Dona Francisca – 40 cartas para ajudar nos altos e baixos da vida, que reúne os saberes das avós na forma de oráculo.
É idealizador e coordenador do Seminário Internacional de Feng Shui, do encontro online “Prosas da Casa” e de outros projetos, que também ganharam versão virtual durante a crise sanitária.
Mais informações pelo email: andreiaruizterapiasdacasa@gmail,  pelo WhatsApp (16) 98100 2479 ou pelas redes sociais:
Facebook (facebook.com/arquitetocarlossolano/)
Instagram  (@carlos.solano.arquiteto)

SERVIÇO
Data:   9/4/2022
1) Oficina Presencial “Casa Natural – Benzer e Bendizer
Horário: 14h às 17h
2) Lançamento do  Livro e Oficina Presencial “Casa Natural – Benzer e Bendizer
Horário: das 17h às 20h
Contato para inscrições: andreiaruizterapiasdacasa@gmail ou pelo WhatsApp (16) 98100 2479

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp