30/03/2022 às 17h06min - Atualizada em 31/03/2022 às 06h56min

“Contagem Regressiva”: lançado livro que traz detalhes inéditos sobre a trajetória da caçada a Lázaro Barbosa

Obra escrita pelo Tenente-Coronel Edson Melo, comandante da equipe que confrontou com o criminoso, em Águas Lindas de Goiás, relata com minuciosidades como foram os dias de busca embrenhados no mato e o momento que Lázaro Barbosa foi encontrado pela equipe

SALA DA NOTÍCIA Márcia Stival Assessoria
Márcia Stival Assessoria
Capa livro - divulgação
Com detalhes inéditos da rotina operacional da trajetória da caçada ao criminoso Lázaro Barbosa, o livro "Contagem Regressiva" foi lançado no dia 18 de março, pelo autor Tenente-Coronel da Polícia Militar de Goiás Edson Melo, na sede do Batalhão de ROTAM, em Goiânia. O militar foi o comandante do grupo que integrou a força-tarefa de busca por Lázaro Barbosa, responsável pela captura de Lázaro. A obra relata os dias que os nove militares, sob comando do Tenente-Coronel Edson Melo, ficaram embrenhados na mata, na região entre Cocalzinho de Goiás e Águas Lindas de Goiás, cidades que ficam no entorno do Distrito Federal.

No livro, lançado pela Camelot Editora e que possui 240 páginas, o militar conta como definiu que iria para operação – já que o PM era o responsável pela segurança do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), vinculado à Secretaria da Casa Militar de Goiás, e narra sob sua perspectiva como foram os dias sob sol, chuva, frio e todos os detalhes operacionais da maior caçada do país, após a era da internet, que mobilizou 300 homens para, não só capturar o foragido, mas também para proteger os habitantes das cidades que estavam atormentados pelo criminoso.

“Temos no livro tanto o macro, quanto a parte dos policiais que confrontaram, que foi esse período de imersão dos 11 dias. [...] Passamos por restrição de sono, fome, muito frio, mas conseguimos capturar e demos a resposta que a polícia goiana sempre deu”, declarou Edson.
O evento de lançamento contou com a presença do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e a primeira-dama Gracinha Caiado. A obra também já vendeu mais de 2 mil cópias somente na pré-venda.

Sobre o autor
O Tentente-Coronel Edson Melo entrou na polícia aos 27 anos, oriundo das Forças armadas, onde serviu na Marinha. Já na Polícia Militar de Goiás atuou como Choque Comando no BPMCHOQUE (Batalhão de Polícia Militar de Choque), como COD Comando no Comando de Operações de Divisa (COD) e foi designado a ser Chefe da Inteligência do Batalhão de Operações Especiais (atualmente BOPE - antiga CIOE). O Tenente-Coronel Edson Melo teve sua carreira militar marcada ao pertencer ao Batalhão de ROTAM (Rondas Ostensivas Táticas Metropolitana), onde atuou como ROTAM Comando. Ele também foi Piloto Policial de Helicóptero e chefe de inteligência do GRAER (Grupo de Radiopatrulha Aéreo), foi convidado a ser Ajudante de Ordem do Presidente da ALEGO (Assembleia Legislativa de Goiás), função de extrema confiança, atuou na Superintendência de Segurança de Serviços Aéreos no atual governo e, hoje, exerce função de Superintendente de Segurança Militar, na Secretaria de Estado da Casa Militar, função ímpar na segurança do Governador, Vice-Governador e familiares. Como bom esportista, hoje é faixa preta de jiu-jitsu, graduado na capoeira e amante do Boxe.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp