28/06/2024 às 18h15min - Atualizada em 28/06/2024 às 22h00min

Viagem de Férias: especialista apresenta dicas para seu dinheiro render na conversão da taxa de câmbio

Viagens ao exterior — também impulsionadas pelas Olimpíadas na França — devem aumentar o movimento nas casas de câmbio brasileiras. Confira passo a passo para economizar!

Comunicação Conectada
Freepik/Reprodução

Um dos momentos mais esperados, sem dúvidas, são as férias do meio do ano. O período é ideal para quem planeja descansar e/ou deseja realizar alguma viagem especial. Este ano, um dos destinos mais aguardados é a França, país que será sede das Olimpíadas em 2024.

Apesar da animação, os principais processos de uma viagem — principalmente se tratando de uma internacional — exigem um bom planejamento. Estes incluem desde a escolha das melhores datas até a compra de moedas estrangeiras.

“Recomendamos que o planejamento seja feito com antecedência, pois neste momento, ainda é possível se organizar e consultar corretoras de câmbio para cotar o preço da moeda estrangeira e elaborar um bom plano financeiro”, diz Elson Gusmão, diretor de câmbio de Ourominas, uma das maiores empresas de ouro e câmbio do país.

Destinos internacionais mais procurados

Segundo um levantamento feito pelo Airbnb — empresa que oferece acomodações e é opção diferente dos tradicionais hotéis —, 10 cidades se destacaram e foram as mais buscadas no mundo:

  • Brighton e Hove, Inglaterra, Reino Unido;
  • Paris, França
  • Dortmund, Alemanha;
  • Chiclana de la Frontera, Espanha;
  • Munique, Alemanha;
  • Estugarda, Alemanha;
  • Tóquio, Japão;
  • Lille, França;
  • Nazaré, Portugal;
  • Heroica Veracruz, México.

A pesquisa, que considerou a busca por vagas nos meses de junho, julho e agosto de 2024, mostra que a maioria das cidades listadas se encontra em países que sediam grandes eventos ou chama atenção por suas atrações turísticas e paisagens exuberantes. 

Cuidados e bom plano podem ajudar a evitar gastos inesperados

Em alguns momentos, o entusiasmo faz com que as pessoas façam a aquisição imediata. Mas, após analisar e encontrar opções mais baratas, esse sentimento se torna arrependimento.

De acordo com Elson Gusmão, é importante que seja feita uma pesquisa cuidadosa, sempre acompanhando as taxas e os preços. “Recomendamos que seja feita uma análise minuciosa sobre os preços nas empresas de câmbio, além de garantir que estas sejam confiáveis para evitar surpresas e valores altos no final”, aponta o diretor de câmbio.

Pensando nisso, o especialista separou cinco dicas para encontrar as melhores opções e economizar na hora de adquirir moedas estrangeiras, confira:

  1. Compre a moeda local antes de sair do Brasil: segundo o especialista, sai mais caro fazer a conversão fora do país, principalmente em aeroportos;
  2. Se antecipe e evite comprar moedas estrangeiras próximo à data da viagem: é importante realizar a compra aos poucos, sempre de acordo com o seu capital, além de ficar de olho na cotação média menor. “Quando você faz a aquisição de uma vez, você pode pagar taxas mais altas”, afirma Elson Gusmão;
  3. Tenha sempre um cartão pré-pago: “o cartão pré-pago serve para ajudar caso tenha uma despesa extra ou gaste mais do que levou em espécie”, cita o diretor de câmbio da Ourominas. “Além disso, ele também é mais seguro em caso de perda, furto ou roubo, sendo possível bloqueá-lo”, explica.
  4. Escolha sempre por moedas locais — exemplo: caso tenha uma viagem marcada para o México, leve 50% de peso mexicano; Colômbia, compre 50% em peso colombiano. No Canadá, compre 100% do dólar canadense; Europa, (exceto Londres — que é possível adquirir a libra, pound), compre 100% de euro e nos demais países (Japão, Austrália, Suíça, África do Sul), leve 100% da moeda local, pois nessas regiões o Real tem o câmbio valorizado.

“Seguindo os passos acima, é possível se preparar para a tão sonhada viagem no exterior e não ter dores de cabeça ao longo das férias”, conclui Elson Gusmão.

 

Sobre Elson Gusmão

Elson Gusmão é o Diretor de Câmbio da Ourominas, considerada uma das maiores empresas de ouro e câmbio do país.

Formado em Gestão Financeira em 2016, está há mais de 9 anos na Instituição Financeira e DTVM. Faz análises sobre a cotação de câmbio e realiza comentários sobre as atualizações do mercado.

Sobre a Ourominas

A Ourominas (OM) possui anos de história e atuação. Ao longo desse período construiu uma sólida reputação, se consolidando como uma bem-sucedida instituição do mercado e referência no Brasil em serviços financeiros.

Atualmente a OM possui um portfólio diversificado de soluções financeiras no mercado de ouro ativo financeiro para exportação, investimento e consumo industrial, da qual é certificada na Americas Gold Manufacturers Association (AMAGOLD). E no mercado de câmbio de moedas estrangeiras para turismo e negócios internacionais, integra a Associação Brasileira de Câmbio (ABRACAM).

Em 2021, a OM foi a primeira Instituição Financeira da América Latina a possuir as certificações ISO 9001, 14001 e 45001, e em 2022, a OM foi a primeira Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários (DTVM) da América Latina a possuir a certificação Great Place to Work (GPTW).

Com uma estrutura completa de consultores especializados, oferece atendimento dedicado a diversos perfis de empresa ou pessoa física, moldando os produtos às necessidades dos clientes com qualidade, agilidade e baixos custos operacionais.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
GIOVANA PIGNATI
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp