21/06/2024 às 11h38min - Atualizada em 23/06/2024 às 02h07min

Fogos de artifício: veterinário explica como proteger seu pet do barulho

Pânico pode trazer graves problemas para a saúde do seu bichinho de estimação

CAMILA CREPALDI | COGNA EDUCAçãO
Divulgação
Para algumas pessoas a queima de fogos nas festas juninas representa a alegria típica das celebrações desse período, além de iluminarem o céu criando espetáculos visuais que atraem pessoas de todas as idades. Mas, para os pets é sinônimo de medo, ansiedade e muito incômodo.  A coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Uniderp, Dina Regis Recaldes, explica que a audição apurada dos cães é um dos fatores que aumenta o medo diante de barulhos excessivos.

 “Os cães escutam de 4 a 6 vezes mais alto que os humanos e barulhos como esses provocam pavor nos animais. Diante de sustos intensos, o organismo do animal reage liberando uma grande quantidade de catecolaminas, hormônio que desencadeia uma série de alterações fisiológicas, aumentando a frequência cardíaca dos pets e consequentemente a frequência respiratória; o que pode levar até a paradas cardíacas, dependendo do histórico clínico do pet”, alerta a veterinária.  
 
O medo dos fogos atinge todos os animais, de modo geral. Mas, Dina Recaldes ressalta que os gatos conseguem controlar melhor esse incômodo.
 
Para amenizar os transtornos causados pelo barulho é importante que os tutores adotem alguns cuidados para preservar a saúde dos pets. O guardião deve se preparar emocionalmente para dar o suporte necessário para o pet e manter a calma.
 
Antes do início da temporada de fogos de artifício

Planeje com antecedência e forneça ao seu cão um refúgio, um porto seguro. Escolha um dos cômodos mais silenciosos da sua casa onde seu pet se sinta no controle. Treine seu cão para associar a área com experiências positivas, por exemplo, deixando seus brinquedos favoritos. “Com o tempo, os cães podem aprender que este lugar é seguro e agradável. É importante que seu cão tenha acesso a esse refúgio seguro o tempo todo - mesmo quando você não estiver em casa. Leve seu cão para o porto seguro todas as noites antes do início dos fogos de artifício”, completa. 

As festas nesse período são vistas como oportunidades para passear com a família e sinônimo de diversão, mas a médica veterinária aponta que o ideal é evitar levar os animais de estimação nesses locais, mesmo que ao ar livre, já que o momento de queima de fogos pode gerar grande desconforto ao pet. Abaixo, a especialista lista dicas para o cuidado com o pet, nas noites de festa: 
 
  • Deixe o animal no cômodo da casa que tenha menos barulho; 
  • Certifique-se de que não há rotas de fugas no cômodo que o pet estará para que ele não fuja; 
  • Se possível, feche portas e janelas na hora da queima dos fogos; 
  • Procure na internet um som relaxante ou ligue a TV com o volume alto com o intuito de abafar o barulho externo; 
  • Se morar em apartamento, verifique se as telas de proteção estão seguras para evitar acidentes com o seu pet; 
  • Utilize fones de ouvido ou protetores de orelha apropriados para pets. Eles podem ser comprados em clínicas veterinárias e em pet shops;  
  • Faça companhia para o seu pet. Isso transmite segurança para ele
  • Consulte com o veterinário do seu pet sobre difusores de feromônio, podem ser uma boa opção para o seu cão. Eles dispersam produtos químicos calmantes na sala e. Em alguns casos mais graves, seu veterinário pode até prescrever medicamentos.





Sobre a UNIDERP
Fundada em 1974, a Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp) já transformou a vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e formação compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação lato sensu, mestrado, doutorado e extensão, presenciais ou a distância. Uma das universidades mais tradicionais do estado do Mato Grosso do Sul, presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas e das Clínicas-Escola na área de saúde que abre espaço para a atuação dos acadêmicos, unindo formação de qualidade com a preocupação de compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. O curso de Medicina oferece infraestrutura completa com laboratórios de simulação que aprimoram o aprendizado por meio de aulas práticas. A universidade tem parcerias em hospitais conveniados, em diversos pontos da região, com programa de estágio e residência. Para mais informações, acesse o site.


Camila Crepaldi 
[email protected]
(11) 99577-9020

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAMILA SOUZA DE AZEVEDO
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp