17/06/2024 às 17h32min - Atualizada em 17/06/2024 às 22h09min

Ranking internacional traz organização social brasileira entre as cinquenta mais relevantes do mundo

Das 200 melhores organizações do setor social, CIEDS é a única da América Latina entre as cinquenta

FLáVIA PEREZ
Divulgação/CIEDS


Anunciada nesta semana, a listagem oficial do thedotgood, um dos mais respeitados rankings internacionais, trouxe o CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável) na primeira posição do ranking Brasil, pelo segundo ano consecutivo. Além do primeiro lugar entre as organizações brasileiras, o CIEDS ocupou a 44º posição na classificação global, sendo a única organização da América Latina entre as 50 mais relevantes do mundo. Há mais de uma década, thedotgood avalia os impactos locais e globais de ONGs pelo mundo e a seleção combina análise quantitativa baseada em evidências com pesquisa qualitativa sobre a atuação das organizações.

Listadas no top 50 do ranking Brasil da premiação, CIEDS (1º), Instituto da Criança (2º); NOSSAS (3º), REDE CIDADÃ (4º), Sitawi (5º), SERRAPILHEIRA (6º), MOVIMENTO BEM MAIOR (7º), ARTEMISIA (8º), VETOR BRAZIL (9º) e AMIGOS DO BEM (10º) ocuparam as dez primeiras posições, de acordo com a classificação oficial. Para o CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável), que participa desde o ano de 2017 e já subiu 34 posições no ranking global, sendo quatro delas, no último ano, esse reconhecimento é fruto da qualificação do trabalho e, ao mesmo tempo, do reconhecimento do papel do setor social para a sociedade.

“Receber este reconhecimento internacional é perceber que estamos promovendo e apresentando resultados sobre o impacto positivo das ações que conduzimos na sociedade com apoio de nossa equipe e de nossos parceiros. Este reconhecimento é saber que temos cumprido nossa missão de construir redes para a prosperidade, o que para nós significa proporcionar mais saúde, mais renda, mais educação e, acima de tudo, mais confiança no futuro”, disse Vandré Brilhante, diretor presidente do CIEDS.

O alcance desse reconhecimento internacional acontece no ano seguinte em que o CIEDS completou 25 anos de trajetória. Dados do último relatório anual de impacto da organização, divulgado em abril de 2024, revelam que as ações da organização social alcançaram, diretamente, cerca de 320 mil beneficiários, em mais de 300 municípios brasileiros, no último ano. 

Dos recursos captados em 2023, cerca de 23% foram provenientes de parcerias com o setor privado, e 77% vindos de convênios com a esfera pública. Os investimentos são direcionados a projetos nas diferentes áreas de atuação da organização: Inclusão Social e Bem-estar (73%), Engajamento Comunitário (12%), Educação e Socioambiental (10%) e Empreendedorismo (5%).

A rede de atuação do CIEDS é multisetorial e inclui empresas, setor público e sociedade civil, fomentando a construção de ações articuladas entre os três setores, numa perspectiva de complementaridade, soma de potenciais e impacto coletivo. As experiências demonstram que essa atuação conjunta tem o potencial de fortalecer as políticas públicas e a promoção da prosperidade, gerando valor para todas as partes.

O CIEDS fomenta ações de geração de renda, fortalecimento de organizações comunitárias, incentivo a iniciativas promovidas por jovens, apoio à gestão pública, formação para o trabalho e para a vida, dentre muitas outras, sempre alinhadas a ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas), que se tornaram ainda mais urgentes. 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Flavia Peres Serrano Lopes
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp